Partilhar

Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Ver fichas de  Cachorros

O comportamento natural dos cachorros é algo que nunca deixa de nos surpreender. Não é de estranhar que, se observou recentemente o seu cachorro lambendo urina, se questione sobre porque o faz e o mais importante, se isso afeta a sua saúde.

Lembre-se que muitos dos comportamentos que nós consideramos desagradáveis, são na realidade hábitos positivos para o cachorro, que além disso têm um objetivo concreto, como acontece neste caso.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as causas deste comportamento, o que deve ter em conta para proteger o seu estado de saúde e vamos esclarecer a dúvida de por que o seu cachorro lambe a urina de outros cachorros. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros lambem?

Porque lambem urinas?

O órgão de Jacobson é responsável por analisar grandes moléculas, como feromonas e outros compostos. Isto tem um papel crucial na caça, na reprodução, na percepção do medo ou nas relações sociais dos cães. Trata-se de um órgão fundamental para conhecer informação relativa de outros cachorros como a sua alimentação, o sexo ou o ciclo estral de uma cadela.

Se observar o seu cachorro lamber urina enquanto a saboreia, pressiona sua língua contra o palato e levanta o focinho, é provável que esteja utilizando o órgão vomeronasal para receber informação extra de um cachorro da zona. Trata-se de um comportamento natural, próprio do seu instinto, por isso não deve repreender o seu cachorro se lamber a urina de outros cachorro.

O órgão vomeronasal existe também nos gatos e é o responsável por eles abrirem a boca quando cheiram algo.

Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros? - Porque lambem urinas?

Tem efeitos negativos na sua saúde?

Segundo os etólogos e outros profissionais em comportamento canino, permitir que o cachorro cheire e conheça o ambiente é uma rotina totalmente positiva e que qualquer dono deveria respeitar. Através do uso dos seus sentidos, o cachorro relaxa-se e elimina o estresse, algo muito positivo para o seu bem-estar.

Quanto à saúde, é importante compreender que se o seu cachorro seguiu o calendário de vacinação indicado pelo veterinário, assim como a desparasitação regular, é pouco provável ficar doente. No entanto, os cães doentes ou aqueles que tiverem um sistema imunológico fraco, são mais suscetíveis de serem contagiados por algum vírus ou infecção. Por isso, deverá ser cuidadoso e evitar o contato direto.

Agora já percebe que permitir que o seu cachorro lamba a urina de outros cachorros não é algo negativo, mas em algumas situações não é o ideal. Seja qual for a sua decisão final, é muito importante que perante este comportamento evite repreender o seu amigo, uma vez que é um comportamento natural canino e que deve ser respeitado.

Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros? - Tem efeitos negativos na sua saúde?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
marlene santana alves
meu cachorro lambe a urina da minha cachorrinha.
A sua avaliação:
Pimenta.ag
Sempre que tenho alguma dúvida ou curiosidade em entender melhor algo, eu venho aqui para buscar conhecimento. Adoro o Perito Animal! Por outro lado, uma dúvida me trouxe para este artigo: quando o cachorro lambe a urina do seu dono tem esse mesmo princípio de conhecer e explorar, como no caso de lamber as mãos ou lamber urina de outros cachorros? Eu sou homem cis gay e convivo com meu parceiro (outro homem cis gay) e nossos 3 cockers spaniel (pai, mãe e filhote fêmea)... de uns tempos para cá o macho tem feito isso (lamber a urina enquanto estamos urinando) e agora a filhote tem se interessado em fazer... eu costumo repreender esse ato porque acho desconfortável que eles fiquem em pé na beira do vaso e coloquem o focinho na direção da urina para tentar lamber... eles, então, pararam de fazer comigo, no entanto meu companheiro permite e a gente discute sobre isso e ele fica tentando achar justificativa para este ato, como se fosse algo de submissão e carinho. É isso... obrigado pelos artigos!!! 😘
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pimenta! Vocês não devem permitir que seu cachorro permaneça com esse comportamento pois não é algo que façam habitualmente com outras espécies. Ele apresenta outros problemas de comportamento?
Se ele continuar com essa atitude, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!



Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?
1 de 3
Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Voltar ao topo da página