Curiosidades do mundo animal

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos?

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se a sua cachorrinha acaba de dar a luz, você certamente está se perguntando com quantos dias o cachorro filhote abre o olho. Pois saiba que os filhotes são animais especialmente sensíveis e vulneráveis. Ao nascer, são completamente dependentes de suas mães, já que precisam de ajuda para se alimentar, urinar, receber calor, entre outras coisas. Além disso, eles são animais altriciais, ou seja, nascem cegos e surdos.

Neste artigo do PeritoAnimal, sanaremos uma das dúvidas mais comuns que podem surgir diante da chegada desses fofos recém-nascidos: quando os filhotes de cachorro abrem os olhos? A seguir, te explicaremos quando começam a enxergar, como fazem isso e muitas outras curiosidades. Não perca!

Índice

  1. Os cachorros recém-nascidos são cegos
  2. Com quantos dias o cachorro filhote abre o olho?
  3. Quando os filhotes começam a enxergar?
  4. Meu cachorro filhote não abre os olhos, é normal?
  5. A visão dos cachorros

Os cachorros recém-nascidos são cegos

Ao nascer, os filhotes de cachorro são surdos e cegos, pois seus canais auditivos e seus olhos se mantêm fechados por não estarem preparados para enxergar. A terceira pálpebra e a íris se mantêm indefinidas e demonstram uma grande sensibilidade à luz, motivo pelo qual, durante essa etapa tão vulnerável, as pálpebras e os cílios as protegem.

O sistema nervoso central também está em desenvolvimento quando eles nascem. Durante os primeiros dias, utilizam o sentido do tato para se guiarem desajeitadamente até suas mães, que lhes proporciona calor e alimento. De fato, dependem dela para tudo, até para fazer suas necessidades, pois a cadela os estimula através das lambidas. Assim, durante esse período, é normal que os filhotes não abram os olhos.

Por que os cachorros nascem antes de completar seu desenvolvimento?

Não existe uma resposta definitiva que explique o motivo de os animais altriciais nascerem sem estar plenamente desenvolvidos. Encontramos estágios intermediários em diversas espécies. As aves, por exemplo, têm um desenvolvimento muito rápido, e assim minimizam sua exposição diante dos predadores. Mas, no caso dos mamíferos altriciais, considera-se que eles tenham um desenvolvimento mais lento e complexo por este estar estreitamente relacionado com a longevidade e/ou a inteligência dos indivíduos.

Com os animais herbívoros, por exemplo, é completamente diferente, e dizemos que se tratam de animais precociais. Isso porque elas nascem e, por serem presas fáceis, precisam estar completamente desenvolvidas no momento do nascimento, para poder fugir dos predadores.

Mas afinal, com quantos dias o cachorro filhote abre o olho? É o que vamos responder a seguir.

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos? - Os cachorros recém-nascidos são cegos

Com quantos dias o cachorro filhote abre o olho?

É a partir da segunda semana de vida que podemos começar a notar mudanças em sua mobilidade e desenvoltura, embora os filhotes de cachorro continuem surdos e cegos. É só depois de aproximadamente 12 ou 16 dias que os cachorros abrem os olhos, e no 14º dia eles destapam seus ouvidos, apesar de que essa estimativa pode variar de acordo com o indivíduo. Existem cachorros que demoram até uma semana a mais para dar esses passos.

Em qualquer caso, a abertura dos olhos dos filhotes de cachorro é um processo gradual, que pode demorar até um mês, momento no qual os filhotes já podem abrir os olhos por completo. Mas eles enxergam com clareza depois de abrir os olhos? A verdade é que não. O fato de as pálpebras se despregarem e permitirem que o cachorro abra os olhos completamente não significa que ele enxergue com clareza.

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos? - Com quantos dias o cachorro filhote abre o olho?

Quando os filhotes começam a enxergar?

Durante o primeiro mês de vida dos filhotes, a visão não é um sentido útil. Os filhotes de cachorro utilizam principalmente o olfato, o tato e o paladar, enquanto que a audição e a visão se desenvolvem a um ritmo mais lento, dificultando assim a orientação e o reconhecimento visual nessa etapa.

A retina do globo ocular tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e os filhotes só começam a deixar de ver luzes e sombras para enxergar imagens nítidas por volta do 25º dia. Assim como acontece com a abertura dos olhos, a percepção visual se desenvolve aos poucos, sendo só a partir dos três meses de vida que o filhote tem a sua visão completamente desenvolvida.

Contudo, a partir do primeiro mês de vida, podemos perceber facilmente que o filhote demonstra um interesse maior por conhecer o ambiente que o cerca e brincar com seus irmãos. É então que os primeiros passos são dados e os primeiros dentes crescem, embora continuem dormindo durante uma grande parte do dia.

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos? - Quando os filhotes começam a enxergar?

Meu cachorro filhote não abre os olhos, é normal?

Quando o filhote completa 20 dias de vida, devemos começar a prestar atenção em seus olhos. Se ainda não tiverem aberto, é provável que o processo esteja demorando. A causa pode ser tão simples quanto o acúmulo de remela nas pálpebras, que estão causando um efeito de "grude", o que dificulta muito esse passo.

Se você acredita que esse pode ser o problema, pode limpar a zona com muita delicadeza com soro fisiológico e gazes limpas. Entretanto, recomendamos que visite antes o seu veterinário para sanar qualquer dúvida.

Se observar secreções, inflamação ou qualquer outro sinal estranho, não aplique soro e visite diretamente um especialista. Lembre-se de que, nessa etapa, os filhotes são muito delicados, e é melhor não pôr em risco o seu estado de saúde.

Sendo assim, é importantíssimo que nunca tentemos abrir os olhos dos filhotes à força. Se você tocá-los demais por curiosidade ou pelo nervosismo de ver que não se abrem, pode estar prejudicando a visão do animal. É possível que eles ainda não se abriram porque não estão desenvolvidos, e, ao abri-los à força, você os deixará sem proteção, provocando graves danos oculares. Nunca faça isso!

A visão dos cachorros

Uma vez que os filhotes tenham aberto os olhos e desenvolvido sua visão por completo, eles podem observar tudo com clareza. Mas como os cachorros enxergam? Com certeza você já ouviu alguma vez o falso mito de que os cachorros veem em preto e branco. A seguir, te explicamos como eles realmente enxergam:

Os cachorros são, sim, capazes de diferenciar as cores, mas não como a gente: eles percebem uma menor quantidade delas. Em concreto, ao contrário das pessoas, que têm três tipos de receptores de cor, os cachorros têm visão dicromática, sendo sensíveis a duas cores: amarelo e azul. Ou seja, são incapazes de diferenciar objetos de outras cores, como vermelhos e verdes.

Apesar disso, mesmo percebendo menos cores, eles têm uma visão muito mais desenvolvida que a nossa em condições de baixa luminosidade. Têm uma membrana espessa chamada "tapetum lucidum", que serve para refletir raios luminosos, como um espelho, conferindo-lhes, assim, uma visão noturna de 4 a 5 vezes melhor que a nossa. Essa camada também é a responsável por fazer os olhos do nosso cachorro terem um brilho especial nas fotos.

Agora que você sabe com quantos dias o cachorro filhote abre o olho, recomendamos este outro artigo em que te contamos como cuidar de filhote de cachorro.

Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos? - A visão dos cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jean Carlos bento
Meus filhotes de beagle Tam com 18 dias e tem os olhos meio azulados tipo que é tampado será que é normal
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jean. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
1 de 5
Quando os filhotes de cachorro abrem os olhos?