Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?

Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?

Com certeza você já viu o seu gato cheirando algo e depois ficar de boca aberta, fazendo uma espécie de careta. Eles ficam fazendo aquela expressão de "surpresa" mas não é espanto, não! Existe uma grande tendência para associarmos determinados comportamentos dos animais aos dos humanos, o que é perfeitamente normal tendo em conta que é o comportamento que conhecemos melhor. Contudo, na maioria das vezes, não é aquilo que estamos pensando.

Cada espécie animal tem um comportamento específico e diferente das restantes espécies. Se você tem um gatinho, esse felino incrível e um grande companheiro, é muito importante que você conheça o comportamento normal dele. Assim, você pode detectar qualquer alteração, para além de melhorar muito o sue relacionamento com ele.

Se chegou até este artigo, é porque se está questionando porque é que os gatos abrem a boca quando cheiram algo. Continue lendo porque o PeritoAnimal preparou este artigo especialmente para responder a essa pergunta tão comum entre os tutores destes animais!

Porque o gato abre a boca?

Os gatos detectam substâncias que não são voláteis, nomeadamente feromônios. Essas substâncias químicas enviam mensagens através de estímulos nervosos para o cérebro que, por sua vez, os interpreta. Isto permite que eles recebam informações do grupo social deles e possam detectar o cio das gatas, por exemplo.

Porque os gatos ficam de boca aberta?

Através deste reflexo de Flehmen, as aberturas dos ductos nasopalatinos aumentam e é criado um mecanismo de bombeamento que faz o transporte dos odores para o órgão vomeronasal. É por essa razão que o gato fica respirando de boca aberta, para facilitar a entrada de feromonios e outras substâncias químicas.

Não é só o gato que possui este órgão incrível. Com certeza já se questionou também porque é que o seu cachorro lambe a urina de outros cachorros e a resposta está precisamente no órgão vomeronasal ou de Jacobson. Existem várias espécies que possuem este órgão e que efetuam o reflexo de Flehmen como os bovinos, cavalos, tigres, antas, leões, caprinos e girafas.

Gato ofegante com língua de fora

O comportamento que referimos antes não está relacionado com respirar de forma ofegante ou com gato respirando igual cachorro. Se o seu gato começa arfando igual cachorro depois de fazer exercício físico, é possível que a causa seja a obesidade. A obesidade pode provocar alterações respiratórias. É comum, por exemplo, gatos mais gordinhos roncarem.

Se o seu gato está tossindo ou espirrando, você deve visitar o médico veterinário da sua confiança porque o seu gato pode ter alguma doença, como por exemplo:

  • Infeção viral
  • Infeção bacteriana
  • Alergia
  • Objeto estranho no nariz

Sempre que detecte alguma alteração no comportamento natural do gato, você deve procurar ajuda de um especialista. Por vezes pequenos sinais permitem detectar doenças nas fases mais primordiais e essa é a chave para sucesso do tratamento.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Continue seguindo o PeritoAnimal para descobrir mais curiosidades sobre o seu melhor amigo felino, nomeadamente porque os gatos mamam no cobertor!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.