Curiosidades do mundo animal

Como as vacas dormem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 junho 2023
Como as vacas dormem?

O sono é um processo indispensável para os animais, pois através dele é possível descansar o corpo, reparar o organismo e permitir que ocorram processos biológicos fundamentais, relacionados, por exemplo, com o sistema hormonal. No entanto, a forma de dormir e o tempo variam de uma espécie para outra, porque cada grupo tem requisitos diferentes. Portanto, é normal nos perguntarmos como outras espécies dormem, como, por exemplo, as vacas.

As vacas e os touros pertencem ao grupo dos bovinos, onde também encontramos os bisões e os bois. Esses animais costumam ser de grande porte, por isso, embora possam descansar em pé, precisam se deitar para ter um sono de qualidade, o que só é possível quando este é profundo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba como as vacas dormem.

Também lhe pode interessar: As vacas têm chifres?

Índice

  1. As vacas dormem em pé ou deitadas?
  2. Quantas horas uma vaca dorme?
  3. Como e onde as vacas dormem?

As vacas dormem em pé ou deitadas?

Assim como as pessoas, os animais precisam de tempo de descanso e sono profundo para se manterem saudáveis. Caso contrário, podem ter sérios problemas de saúde e de comportamento.

Muitos animais quadrúpedes podem descansar e dormir em pé, mas a maioria precisa se deitar para ter um sono verdadeiramente profundo e descansar de forma adequada. Esse é o caso das vacas, que embora consigam cochilar em pé, precisam se deitar para atingir os estágios de sono profundo, nos quais o cérebro entra em uma fase de repouso.

Agora, por que muitos desses animais nem sempre se deitam e conseguem ter períodos de descanso estando em pé? Lembre-se que, na natureza ou na vida selvagem, muitos animais costumam ser alvo de predadores, então nem sempre podem se dar ao luxo de dormir deitados e totalmente desconectados, como fazem nossos animais de estimação (cães e gatos), que vemos deitados em qualquer lugar da casa, dormindo sem preocupações. Na natureza, os animais precisam estar alertas em grande parte do tempo, de modo que dormir profundamente e no chão deve ser feito em momentos específicos e em locais específicos, que eles aprendem a reconhecer.

Entretanto, as vacas são animais domesticados, ou seja, muitas vivem em espaços preparados para a sua criação, livres de predadores, de modo que podem dormir deitadas, como precisam, em determinadas horas do dia.

Como as vacas dormem? - As vacas dormem em pé ou deitadas?

Quantas horas uma vaca dorme?

Em geral, quando adultas, as vacas podem dormir cerca de 4 horas profundamente durante a noite, quando entram no estado conhecido como sono MRO (movimento rápido dos olhos). Sendo animais domesticados, estarão em fazendas ou lugares do tipo e, se se sentirem seguras, dormirão deitadas no chão. Se as vacas não dormirem adequadamente, é possível que efeitos negativos se manifestem em seu sistema endócrino e imunológico, além de um maior gasto de energia.

Foi comprovado que as vacas classificadas como leiteiras precisam de mais horas de sono, de modo que essas vacas dormem de 10 a 12 horas por dia. Ao dormirem deitadas, apresentam uma melhor eficiência da ruminação, ou seja, do processo digestivo, o que beneficia consideravelmente a nutrição. Além disso, quando descansam nessa posição, as glândulas mamárias são irrigadas com mais sangue e produzem mais leite. Portanto, como podemos ver, as vacas não só precisam dormir por um bom tempo, mas também precisam dormir deitadas para obter todos esses benefícios.

É claro que aqui entra em jogo o benefício que a indústria leiteira obtém desses animais, pois se a produção de leite melhorar, há efeitos significativos no mercado. Infelizmente, esses animais sofrem grande exploração para produzir leite para consumo humano. E da mesma forma que as condições em que vivem afetam sua saúde, há uma diferença da produção industrial para ordenhar manualmente a vaca, sem separá-la de seu filhote, como ocorre em fazendas de menor porte. Para saber mais sobre esses animais, confira nosso artigo sobre o que as vacas e os bois comem.

Como e onde as vacas dormem?

Se estamos tratando de vacas domesticadas, elas podem estar em áreas de pasto aberto, mas controladas, ou em espaços condicionados para a obtenção de leite ou carne, que são áreas industrializadas com pouco contato com o ar livre. Além disso, nesses casos, o tratamento dado a esses animais geralmente não é bom e não se respeita o bem-estar animal, já que elas não podem caminhar livremente.

Portanto, as vacas dormem dependendo do lugar em que vivem, que, como mencionamos, pode ser em algum espaço aberto, estábulos ou áreas mais artificiais, como cocheiras ou cubículos. Em qualquer um dos casos, se elas são obrigadas a ficar em pé por muito tempo, sem poder descansar e dormir deitadas, suas patas começam a sofrer, já que a pressão do peso reduz o fluxo sanguíneo, causando dor e claudicação.

Além do que foi mencionado, se houver muitas vacas em um espaço reduzido, começa a haver competição por espaço para se deitar e descansar, gerando conflitos e estresse, o que acaba afetando a saúde do animal. Dessa forma, para ter uma saúde ideal, as vacas não apenas precisam de uma boa alimentação e da possibilidade de se moverem, mas também de um local dormir pelo tempo necessário e terem a opção de se deitar e levantar voluntariamente, uma vez que todos esses elementos influenciam no bem-estar animal.

Você até pode ver em algum momento uma vaca dormindo de barriga para cima e até mesmo com os olhos abertos, no entanto, são casos isolados, pois isso não é comum.

Como as vacas selvagens dormem?

Na natureza, as vacas dormem em grupos para se protegerem dos predadores. Além disso, elas dão preferência à pastos abertos que consideram seguros, ao ar livre.

Agora que você sabe como as vacas dormem, não deixe de aprender e confira nosso artigo sobre outros animais de fazenda.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como as vacas dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Temple, F.; Bargo, E.; Mainau, I.; Ipharraguerre, X. Manteca. (2016). Conducta de descanso y eficiencia productiva de las vacas de leche - una visión práctica. Ficha técnica sobre bienestar de animales de granja, volumen 15. Disponível em: http://www.fawec.org/media/com_lazypdf/pdf/Ficha_Tecnica_FAWEC15_n15_eficiencia_confort_es.pdf
  • National Geographic (2022). ¿Es verdad que los animales grandes siempre duermen de pie? Disponível em https://www.ngenespanol.com/naturaleza/los-animales-grandes-siempre-duermen-parados/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como as vacas dormem?