Curiosidades do mundo animal

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 23 junho 2023
Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Embora muitas pessoas digam que os gatos são animais independentes, o certo é que se tratam de animais sociais muito carinhosos quando ganham confiança conosco. Se tem um gato e lhe dedica tempo e carinho com frequência, provavelmente já reparou que gatos levantam as costas quando fazemos carinho. Por que isto acontece?

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos o que significa esta posição do rabo. Continue lendo e descubra, por que o gato levanta a cauda quando fazemos carinho.

Não se esqueça de comentar e partilhar as suas fotografias para que outros membros do Perito Animal conheçam o seu companheiro felino! Vamos então ao significado!

Índice

  1. A linguagem felina e as falsas crenças
  2. Por que os gatos levantam a cauda quando fazemos carinho? - Significados
  3. O rabo e a comunicação felina

A linguagem felina e as falsas crenças

Os gatos se comunicam com a gente de muitas formas diferentes, quer seja através dos miados, pelo comportamento ou pelas posições corporais. Neste caso, estamos diante de uma postura muito concreta: o gato agacha-se levemente e levanta o rabo.

Muitas pessoas acreditam que este comportamento é do tipo sexual, uma vez que o gato ou gata costumam deixar ver as suas partes íntimas. Mas isso não é verdade. Inclusive, os gatos castrados levantam o rabo com o agrado de serem acarinhados. Se você tem dúvidas sobre a sua gata não esterilizada visite o nosso artigo sobre os sintomas de uma gata no cio.

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho? - A linguagem felina e as falsas crenças

Por que os gatos levantam a cauda quando fazemos carinho? - Significados

Algumas dúvidas comportamentais dos felinos fazem parte do dia a dia de muitos tutores: por que os gatos levantam a cauda quando recebem carinho? Ou por que os gatos levantam as costas quando fazemos carinho? Ou, ainda, por que balançam a cauda a serem acarinhados?

Levantar a cauda ao receber carinho é um gesto peculiar que tem, sim, um propósito especial na comunicação felina. Quando os gatos adotam uma postura próxima e demonstram uma atitude receptiva, estão tentando expressar a proximidade e o carinho que sentem por nós, seus humanos. É uma forma de interação e comunicação não verbal.

No entanto, nem todos os movimentos da cauda têm o mesmo significado. Se você observar um gato com a cauda baixa e apertada, provavelmente está diante de um animal medroso, assustado ou retraído. Nesse caso, é importante respeitar o espaço do gato e dar-lhe tempo para se sentir mais seguro e confortável.

A troca de odores desempenha um papel essencial na comunicação entre os felinos. É por isso que o ato de levantar a cauda durante as carícias ganha outro significado especial. Quando um gato levanta a cauda, ele expõe suas glândulas anais, que produzem um odor único e identificável para cada indivíduo. Essa é uma forma sutil de marcar presença e deixar sua marca olfativa em você, demonstrando uma conexão especial.

É importante lembrar que o levantamento da cauda não é apenas uma "apresentação" inicial que os gatos fazem ao nos conhecer ou se familiarizar conosco. Esse comportamento é repetido como uma demonstração contínua de afeto, cumplicidade e grande confiança que eles têm em nós. É uma maneira de os gatos mostrarem que se sentem seguros e à vontade em nossa presença.

Conheça os 10 sinais que mostram que o gato te ama.

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho? - Por que os gatos levantam a cauda quando fazemos carinho? - Significados

O rabo e a comunicação felina

Embora os gatos sejam capazes de utilizar o rabo para manter o equilíbrio, o certo é que além disso também expressam as suas diferentes emoções através dele. Aqui apresentamos alguns significados para a posição da cauda dos bichanos:

  • Rabo levantado: esta posição denota confiança, segurança e um total controle da situação. Geralmente o gato fica com a cauda levantada em situações de conforto, felicidade e bem-estar.
  • Rabo colado ao corpo: este tipo de posição indica exatamente o contrário que a anterior. Medo, desconfiança, incerteza... O gato está tentando passar despercebido na situação em que se encontra. Não expõe a sua informação particular.
  • Rabo eriçado: se observarmos um gato com a cauda aparentemente inchada, grossa e eriçada será melhor fugir daí o quanto antes e deixar o gato em paz. Esta posição do rabo é muito fácil de reconhecer e identificar: o nosso gato está chateado.

No entanto existem muitos outros fatores que influenciam e nos ajudam a entender melhor a comunicação gestual do nosso gato como por exemplo as orelhas, a cabeça, a sua posição corporal... Observar e conviver com o gato é a chave para o entendermos.

Os gatos são seres muito interessantes e com comportamentos muito peculiares.

E agora que você já sabe por que os gatos levantam as costas quando fazemos carinho, já se questionou por que os gatos gostam de dormir nos pés ou por que lambem o nosso cabelo?

Descubra também no PeritoAnimal por que o seu gato faz massagens com as patas e por que os gatos ronronam?

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho? - O rabo e a comunicação felina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Resident Brain
O rabo colado ao corpo não pode ser generalizado a todo gato com medo ou inseguro, meu gato qnd recebe carinho fica se esfregando muito tanto o corpo qnt a cabeça, da para ver o qnt ele está adorando.
A sua avaliação:
Bethânia
Que legal!! Eu já imaginava que eles faziam isso por que sentiam tipo uma cosquinha rsrs
A sua avaliação:
Luciene
Amo seus artigos me ajudam muito com as dúvidas que tenho . Muito obrigada amei saber que eles confiam em mim e estão felizes.....
A sua avaliação:
Sérgio
A explicação mais simples é que ele levanta o rabo para avisar que acabou o gato. Dali para trás não precisa mais fazer carinho. 😂 Brincadeira! Ótima matéria!
A sua avaliação:
Alexandra
Gostei muito da matéria,mas infelizmente continuo preocupada com meu gato ,acho que ele está com rabo quebrado vou leva-lo ao veternário
Sérgio
Oi, Alexandra. E o rabinho do gato? Melhorou? Resgatei um com o rabo quebrado bem na base, o vet teve que operar, mas ficou bom. Espero que dê tudo certo.
Alexandra
Ele está bem agora ,ele estava com inflamação nas glandulas ,onde ñ estava nem fazendo cocô ,por um pouco teria perdido ele, mas graças a Deus consegui leva -lo a tempo no veterinário.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alexandra! Que bom que ficou tudo bem com o seu pequenino. Por vezes é uma questão de tempo mesmo, quanto mais rápido o tutor acudir ao veterinário, melhores as chances do animal. Obrigada por seguir o PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ana Paula Mota
O porquê de os amarmos tanto, explicado da forma mais simples e assertiva neste artigo.
Adorei
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Que bom que você gostou desta matéria. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
teresa silveira.
Adorei a explicação, meu gato mia baixinho quando quer me chamar para comer algumas vezes e lá quando faço carinho ele levanta o rabo e roda ao redor do prato me olha e me faz carinho roçando a cabeça no meu braço. Ele se chama grafite e tem outro que é o Corleone de comportamento diferente, calmo e na dele é um siames. Sucesso a vcs. Uma abraço.
1 de 4
Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinho?