Partilhar

Como ensinar ao cachorro o seu nome

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 fevereiro 2017
Como ensinar ao cachorro o seu nome

Ver fichas de  Cachorros

Ensinar ao cachorro o seu nome é fundamental para que possa responder corretamente aos nossos sinais. É um exercício de base para poder ensinar os outros exercícios de obediência canina e, para captar a sua atenção em diferentes circunstâncias. Se não puder captar à atenção do seu cachorro não poderá ensinar-lhe nenhum exercício e, por isso é útil que este seja o primeiro exercício do adestramento em obediência canina.

Neste artigo do PeritoAnimal ensinamos-lhe a escolher um bom nome, a captar a atenção do cachorro, a prolongar a sua atenção e conselhos úteis para que responda positivamente nas diferentes circunstâncias nas quais se possa encontrar.

Lembre-se que ensinar o cachorro a reconhecer o seu próprio nome é uma tarefa muito importante que qualquer dono deverá ter em conta. Tudo isso ajudará a fortalecer o vosso vínculo, evitar que fuja no parque e criará uma base no seu nível de obediência.

Também lhe pode interessar: Ensinar o nome ao seu gato

Escolher um nome adequado

Escolher um nome apropriado para o seu cachorro é fundamental. Deve saber que os nomes excessivamente compridos, de difícil pronúncia ou aqueles que se podem confundir com outras ordens devem ser descartados de imediato.

O seu cachorro deve ter um nome especial e bonito, mas por sua vez fácil de relacionar. No PeritoAnimal oferecemos-lhe uma lista completa de nomes para cachorros originais e nomes chineses para cachorros se estiver procurando por um nome mais original.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - Escolher um nome adequado

Captar a atenção do cachorro

O nosso primeiro objetivo será captar a atenção do cachorro. Com este critério pretende-se conseguir um comportamento básico, que consiste em que o seu cachorro olhe para si por um instante. Na realidade não é necessário que olhe para você nos olhos, mas sim que lhe preste atenção para que seja mais fácil comunicar com ele depois de dizer o seu nome. No entanto, a maioria dos cachorros acaba por olhar nos olhos.

Se o seu cachorro é de raça peluda e o seu pelo lhe cobre os olhos, não saberá para onde está olhando realmente. Neste caso, o critério será que o seu cachorro oriente a sua cara até à sua, como se estivesse olhando nos seus olhos, embora não saiba se na realidade o está fazendo.

Para conseguir que o seu cachorro lhe preste atenção utilize comida apetitosa, podem ser guloseimas ou uns pedacinhos de fiambre. Mostre-lhe um pedaço de comida e depois feche logo a mão, protegendo a comida. Mantenha o punho fechado e espere. O seu cachorro tentará pegar a comida de diferentes formas. Ele irá bater a pata na sua mão, mordiscar ou fazer qualquer outra coisa. Ignore todos esses comportamentos e mantenha apenas a mão fechada. Se o seu cachorro bater ou empurrar a mão com força, mantenha-a junto da sua coxa. Desta forma, evitará que a sua mão se mexa.

Em algum momento o seu cachorro irá se cansar de tentar levar a cabo comportamentos que não dão resultado. Diga o seu nome e quando olhar para si felicite-o com um "muito bem" ou faça clique (se tiver um clicker) e dê-lhe a comida.

Durante as primeiras repetições não se preocupe se o seu cachorro parecer não relacionar adequadamente o processo, isso é normal. Repita este exercício e clique no clicker ou elogie-o quando prestar atenção em você e responder ao seu nome olhando para você. É importante não o premiar se não o fizer adequadamente.

Repetições necessárias

Aprender mais ou menos rápido a relacionar corretamente o seu nome e o prêmio que recebe posteriormente dependerá da capacidade mental do cachorro. Não se preocupe se parece que não o entende, alguns cachorros precisam de até 40 repetições e outros no entanto, com 10 é suficiente.

O ideal é repetir este exercício diariamente dedicando-lhe uns 5 ou 10 minutos. Prolongar uma sessão de treino pode aborrecer o seu cachorro desconcentrando-o do seu adestramento.

Por outro lado, é importante ressaltar a importância de levar a cabo o adestramento em um local calmo, livre de distrações para que o nosso cachorro se possa concentrar em nós.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - Captar a atenção do cachorro

Prolongar a atenção do cachorro

Este procedimento é muito idêntico ao explicado no ponto anterior, com a intenção de aumentar a duração do comportamento até três segundos. Comece a primeira sessão deste critério fazendo duas ou três repetições do exercício anterior, para que o seu cachorro entre no jogo.

O passo seguinte consiste (como no processo anterior) em pegar numa guloseima, fechá-la nas mãos, dizer o seu nome e esperar. Conte três segundos e faça clique ou elogie-lo e dê-lhe a comida. Se o seu cachorro não mantiver o olhar por voltar a tentar novamente movendo-se para que o cachorro mantenha a atenção em si. O mais provável é que ele o siga. Aumente gradualmente o tempo que o seu cachorro o olha nos olhos, até conseguir pelo menos três segundos em 5 repetições sucessivas.

Faça o número necessário de sessões até conseguir que o seu cachorro o olho nos olhos por três segundos em cinco repetições seguidas. Continue aumentando a duração dessas repetições. A ideia é que o cachorro esteja atento por um tempo minimamente prolongado às suas indicações.

Como referimos antes, o ideal é não confundir sobrecarregar o cachorro, pelo que deverá dedicar pouco tempo de adestramento mas com um nível intenso.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - Prolongar a atenção do cachorro

A atenção do cachorro em movimento

No geral, os cachorros costumam prestar mais atenção a nós quando estamos em movimento, no entanto nem todos respondem da mesma forma. Uma vez que o nosso cachorro esteja relacionando as guloseimas, o nome e o posterior prêmio ao olhar para nós, devemos dar um passo à frente para nos prestar atenção quando estivermos em movimento.

Para que o exercício possa ser relacionado facilmente deve começar com movimentos leves que deverá aumentar de forma gradual. Pode começar mexendo o braço que tem as guloseimas e depois afastando-se com um passo ou dois.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - A atenção do cachorro em movimento

Aumente a dificuldade

Depois de dedicar entre 3 e 10 dias à repetição deste exercício, o seu cachorro deverá conseguir relacionar o seu nome com uma chamada à sua atenção. No entanto, pode ser que não funcione da mesma forma dentro de casa e no exterior.

Isso acontece porque perante diferentes estímulos, o cachorro não pode evitar desconcentrar-se. Mas é precisamente esta situação que devemos trabalhar ativamente para que o cachorro responda de igual forma independente de onde se encontrar. Lembre-se que ensinar obediência básica a um cachorro é uma grande ajudar para a sua segurança.

Como em todos os processos de aprendizagem, devemos praticar com o nosso cachorro em diferentes situações que aumentem a dificuldade de forma gradual. Pode começar praticando a resposta à chamada no seu jardim ou um parque vazio, mas progressivamente deverá ensiná-lo em lugares movimentos ou locais com elementos que o possam distrair.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - Aumente a dificuldade

Possíveis problemas ao ensinar o nome ao seu cachorro

Alguns problemas que podem acontecer ao ensinar o nome ao seu cachorro são:

  • O seu cachorro machuca a mão ao tentar tirar-lhe a comida. Alguns cachorros mordem ou batem com força na mão que está segurando a comida, podendo magoar a pessoa. Se o seu cachorro o magoar ao tentar tirar a comida, segure o snack à altura do seu ombro e longe do seu cachorro. Ao não poder alcançar a comida, o seu cachorro vai olhar para você e já poderá começar a reforçar esse comportamento. Em cada repetição baixe um pouco mais a sua mão até conseguir ter o braço esticado para baixo sem que o seu cachorro lhe tente tirar a comida da mão.
  • O seu cachorro está muito distraído. Se o seu cachorro está distraído pode ser porque comeu recentemente ou porque o local de adestramento não seja suficientemente tranquilo. Tente em um local diferente para treinar e leve a cabo as sessões em um horário diferente. Também pode acontecer que o prêmio que lhe oferecer não seja suficientemente apetitoso, neste caso experimente com pedaços de fiambre. Se acredita que o lugar e o horário são os adequados, faça uma sequência rápida de lhe entregar pedaços de comida ao seu cachorro antes de começar a sessão. Dê-lhe simplesmente cinco pedaços de comida rapidamente (como se estivesse clicando no clicker, mas o mais rápido possível) e comece a sessão de adestramento.
  • O seu cachorro não deixa de olhar para si nem um segundo. Se o seu cachorro não deixa de olhar para si nem um instante, será difícil introduzir a ordem. Para distrair o seu cachorro e poder usar o seu nome, pode mandar a comida para o cachorro depois de cada click. Desta forma, terá forma de dizer o seu nome depois do seu cachorro pegar a comida, mas antes de olhar espontaneamente para si.
Como ensinar ao cachorro o seu nome - Possíveis problemas ao ensinar o nome ao seu cachorro

Precauções ao usar o nome do seu cachorro

Não use o nome do seu cachorro em vão. Se disser o nome do seu cachorro em qualquer circunstância e por qualquer motivo, sem reforçar o seu comportamento quando olhar para si, estará a extinguir a resposta adequada e o seu cachorro deixará de prestar atenção quando disser o seu nome. Premiá-lo e elogiá-lo sempre que responder positivamente à chamada será essencial.

Como ensinar ao cachorro o seu nome - Precauções ao usar o nome do seu cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar ao cachorro o seu nome, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como ensinar ao cachorro o seu nome

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Andre
Ensinei meu cachorro assim como descrito aqui e deu tudo certo, obrigado.

Como ensinar ao cachorro o seu nome
1 de 8
Como ensinar ao cachorro o seu nome

Voltar ao topo da página