menu
Partilhar

Por que o cachorro lambe a gente?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 16 abril 2023
Por que o cachorro lambe a gente?

Ver fichas de  Cachorros

Você já perguntou por que o cachorro lambe a gente? Se você vive com um peludo ou interagiu com um, você já sabe que eles têm tendência a lamber. Mas por que os cachorros lambem seus tutores e outras pessoas? O que isso significa?

Os cães têm um sistema de comunicação baseado na linguagem corporal para mostrar suas emoções e sentimentos. Neste artigo do PeritoAnimal você descobrirá que os cachorros lambem o rosto, as mãos, pernas e outras partes do corpo por muitas razões, não apenas para mostrar seu amor ou afeto. Então continue lendo para descobrir os diferentes significados que explicam por que os cachorros lambem.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Por que os cachorros lambem?

Como os cães não podem falar, eles se comunicam e se expressam de maneiras diferentes de nós: latem, uivam, gemem e lambem, por exemplo.

Assim, eles utilizam diferentes formas de comunicação não-verbal. Mas, afinal, por que os cachorros lambem? Isso ocorre devido a um costume instintivo adquirido principalmente por causa do comportamento das matilhas. O principal contato que os filhotes de cachorro recebem ao nascer são as lambidas da mãe: seja para limpá-los, para estimular que urinem ou até que se alimentem. Portanto, é um comportamento e uma atitude que os tranquiliza desde muito cedo.

Há muitas razões que explicam por que um cachorro lambe a gente, embora à primeira vista possa parecer um sinal de amor e afeto. Assim, há diferentes significados para as lambidas de um cachorro que você pode não conhecer. Por esta razão, vamos analisar isso com mais detalhes a seguir.

Por que o cachorro lambe a gente?

Os cachorros lambem a gente com diferentes objetivos, tudo depende do momento e da situação. Por isso, é importante observá-lo para entender bem o que ele quer comunicar. As 10 principais razões que explicam por que o cachorro lambe a gente, são:

  • Porque te ama
  • Está com medo
  • Tem fome
  • Quer contato físico
  • Gosta do seu sabor
  • Está ansioso
  • Para demonstrar submissão
  • Para te limpar
  • Chamar sua atenção
  • Para explorar

Agora vamos detalhar cada um dos significados das lambidas caninas.

Porque te ama

Embora tenhamos a tendência de pensar que a lambida de um cachorro seja similar a um beijo, a verdade é que eles não pensam dessa maneira. No entanto, os cachorros sabem que isso nos agrada e é por isso que tendem a nos lamber. Então o que significa quando o cachorro lambe a gente? Como mencionado antes, é um ato que os faz lembrar de quando sua mãe os lambia para limpá-los e estimulá-los, assim eles também tendem a nos lamber como sinal de afeto e a dizer que nos amam.

Ofereça um carinho para mostrar a eles que você também os ama, pois a comunicação bidirecional é essencial para estabelecer um forte vínculo entre o tutor e o cachorro.

Neste outro artigo explicamos como os cachorros escolhem seus humanos favoritos.

Por que o cachorro lambe a gente? - Porque te ama

Está com medo

A razão pela qual os cães lambem de maneira cuidadosa e de leve pode ser por receio, medo ou submissão se tais lambidas forem acompanhadas por orelhas ou rabo para baixo. Os peludos tendem a mostrar este comportamento quando estão assustados, diante de uma briga ou quando estão realmente desconfortáveis na presença de outro animal ou mesmo de uma pessoa. É também uma forma de mostrar sua preocupação e dor quando, por exemplo, você vai limpar uma ferida deles e eles querem mostrar que sentem dor e medo.

Não hesite em ler este outro artigo onde explicamos 10 sintomas de medo em cães para que você possa identificá-lo bem em seu amigo peludo.

Está com fome

Muitas vezes a razão que explica por que o cachorro lambe a gente é bem simples: ele está com fome. Se, ao abrir um saco plástico ou algo similar, você notar que o cachorro começa a lamber excessivamente o próprio focinho enquanto abre a boca e olha para você, o significado é muito claro: o peludo está com fome e quer que você dê comida para ele.

Por que o cachorro lambe a gente? - Está com fome

Quer contato físico

Outro dos motivos que explicam por que os cachorros lambem os tutores é porque estão buscando estabelecer contato. Se você costuma fazer carinho nele sempre que ele te lambe, ele vai interpretar este gesto como uma ferramenta que poderá usar para obter suas carícias. É muito importância manter um bom contato físico com os cachorros, pois eles estão acostumados com esse contato e carinho desde muito jovens. Vale destacar que as necessidades dos cães podem variar, por isso é essencial conhecê-los bem.

Confira 46 maneiras de fazer um cachorro feliz neste outro artigo do PeritoAnimal.

Gosta do seu sabor

Às vezes o motivo que explica por que o cachorro lambe a gente é muito mais simples do que parece: às vezes os cães lambem seus tutores porque simplesmente gostam do gosto deles. Como o suor humano é salgado e alguns cães em particular têm tendência a gostar de sabores salgados, o cachorro pode te lamber após você fazer exercícios porque gosta do seu sabor. Também é possível que ele goste do sabor do hidratante que você passe na pele, filtro solar, etc.

Por que o cachorro lambe a gente? - Gosta do seu sabor

Está ansioso

Se o cachorro te lambe, ou lambe a si mesmo e se afasta de você, o que ele está tentando dizer que é que se sente desconfortável sobre algo que você está fazendo ou algo que está acontecendo com ele. Dê espaço ao peludo. Se você observar que ele está te lambendo muito, lambendo objetos ao seu redor, ou se lambendo em exagero, talvez esta seja uma maneira de aliviar sua ansiedade. Vale notar que se o cachorro se lamber excessivamente, significa que ele está ainda mais inquieto, nervoso e pode até ter vontade de vomitar.

Acima de tudo, não hesite em consultar um veterinário se você vir que o cachorro está lambendo cada vez mais. Além disso, deixamos a você este outro artigo da ExpertoAnimal sobre ansiedade em cães, seus sintomas e tratamento.

Para demonstrar submissão

Se você está se perguntando o que significa quando o cachorro lambe seus pés e se deita na sua frente, provavelmente é um sinal para mostrar submissão e respeito por você. Assim como explicamos anteriormente que os cães lambem uns aos outros na matilha para cuidar uns dos outros e mostrar aprovação, se seu cachorro te lambe, pode ser para mostrar que você é um líder para ele.

Para te limpar

Os cães são geralmente animais limpos. A mãe lambe seus filhotes assim que nascem e continua a fazê-lo até atingirem a idade adulta para limpá-los e como sinal de afeto. Assim, um dos motivos que explicam por que os cachorros lambem seus tutores é simples: eles se preocupam com você.

Por que o cachorro lambe a gente? - Para te limpar

Para chamar sua atenção

A falta de atenção pode ser uma das razões que explicam por que o cachorro lambe a gente. Em particular, os cães fazem isso frequentemente para nos acordar. E se você estiver doente ou se eles simplesmente querem dar um passeio, é provável que o peludo te acorde com algumas lambidas no rosto.

Para explorar

Na verdade, esta não é uma razão que explica por que o cachorro lambe a gente, mas explica por que os cães lambem qualquer coisa ao seu redor: essa é sua forma de investigar e explorar o ambiente. Lembre-se de que seus sentidos, especialmente o olfato, são muito mais desenvolvidos do que os das pessoas. Assim, é pela boca que os cães reconhecem sabores e descobrem texturas, por exemplo.

Agora que você já sabe as 10 principais razões que explicam por que os cachorros lambem os tutores, não perca este outro artigo no qual respondemos à pergunta: por que meu cachorro lambe minhas mãos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o cachorro lambe a gente?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • The Kennel Club. Why does my dog lick me so much?. Disponível em: <https://www.thekennelclub.org.uk/health-and-dog-care/health/health-and-care/a-z-of-health-and-care-issues/why-does-my-dog-lick-me-so-much/>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • American Kennel Club. Why Is My Dog Licking Me?. <https://www.akc.org/expert-advice/advice/why-is-my-dog-licking-me/>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que o cachorro lambe a gente?
1 de 5
Por que o cachorro lambe a gente?

Voltar ao topo da página