Partilhar

Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas

Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas

Ver fichas de  Cachorros

A castração do cachorro é uma questão que preocupa muitos donos. Sabemos das vantagens dessa cirurgia, mas ainda encontramos tutores muito preocupados com o efeito que ela pode ter no cachorro, tanto a nível psicológico quanto a nível físico.

Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos à questão "meu cachorro foi castrado e está sangrando, o que pode ser?" e veremos em quais circunstâncias um sangramento pode ocorrer e quando devemos consultar o veterinário.

Como é feita a castração de cachorro

Antes de explicar se é normal ter sangramento após a castração, você deve saber o que acontece nessas intervenções cirúrgicas. Para isso, vamos distinguir entre a cirurgia do macho e da fêmea.

Embora existam várias técnicas, as mais comuns são:

Castração de cachorro macho

É uma intervenção mais simples do que na fêmea, pois os genitais se encontram na parte exterior. O veterinário fará uma incisão na base do pênis, através da qual ele extrairá os testículos. A incisão geralmente é fechada com alguns pontos na pele, embora estes possam não ser visíveis.

Castração de cachorro fêmea

A incisão deve ser feita no abdômen e os veterinários estão tentando diminuir cada vez mais o tamanho dessa incisão. O veterinário extrai os ovários e o útero, dispostos na forma de Y. As diferentes camadas da pele são costuradas internamente e, por isso, externamente os pontos podem não ser visíveis. A incisão também pode ser fechada com grampos.

Nos dois casos, você deve controlar a ferida e evitar que o cachorro a coce, morda ou lamba. Para evitar isso, o veterinário pode dar um colar elizabetano. Além disso, é essencial que manter a ferida limpa enquanto ela cura e administrar ao cachorro a medicação prescrita pelo veterinário. Geralmente, os pontos são retirados pelo veterinário em cerca de uma semana.

Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas - Como é feita a castração de cachorro

Sangramento após castração

Com a remoção do útero, ovários ou testículos e a incisão realizada para isso, é normal que ocorra um pequeno sangramento durante a intervenção, o qual o veterinário irá controlar. Durante o período pós-operatório, devido à incisão e manipulação que ocorreu, é normal ver a área ao redor da ferida ficar vermelha e roxa, o que corresponde a um hematoma, ou seja, sangue que permanece sob a pele.

A ferida também pode parecer inflamada e é normal que tenha sangramento após castração por algum dos pontos, especialmente se ele tiver caído antes da ferida cicatrizar. Em todo caso, o sangramento deve ser mínimo e parar em segundos, caso contrário, se ocorrerem complicações pós castração, é indicado buscar um veterinário o mais rápido possível.

Alguns cuidados após a castração são essenciais para fazer com que o pós operatório do seu pet seja o mais tranquilo possível, como por exemplo reservar um espaço da casa aconchegante para que ele(a) possa descansar até se recuperar totalmente.

Complicações pós castração

Embora possa ser normal que o cachorro sangre uma quantidade mínima pela ferida após a castração, podem acontecer situações em que a presença de sangue indique um problema que exigirá nova intervenção do veterinário:

  • Quando o sangramento vem de algum dos pontos ou grampos ou de todos eles porque se soltaram, o veterinário terá que costurar novamente toda a incisão. É uma emergência, já que os intestinos podem sair, além de correr risco de infecções.
  • O sangramento pode ser interno. Se for abundante, você notará sintomas como a palidez das mucosas, apatia ou queda de temperatura. Também é uma emergência veterinária que pode produzir choque.

Por vezes, os hematomas que descrevemos como normais são motivo de consulta se forem extensos, se não diminuírem ou se são dolorosos para o cachorro. Além disso, depois da castração de cachorro, é importante observar as evacuações pois, se cachorro urinar sangue, se a urina for abundante e se repetir, você deve entrar em contato com o veterinário.

Castração de cachorro fêmea: complicações

Um caso diferente dos explicados é quando, um tempo depois da operação, a cadela apresenta um sangramento como se estivesse no cio. Ao operar e remover os ovários e útero, a cadela não vai mais entrar no cio, atrair machos ou ser fértil, portanto, não é normal que a cachorro tenha sangramento após castração.

Se você vir a cadela castrada sangrando, isso pode ocorrer se em seu corpo restar algum resquício ovárico com capacidade para acionar o ciclo e você deve comunicar isso ao veterinário. Qualquer outro sangramento da vulva ou do pênis pode indicar patologias como infecção urinária, que também é motivo de consulta veterinária.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
ELAINE CREPALDI
minha cachorra foi operada com piometra, hoje com 6 dias observei um corrimento isso é normal? levei no veterinario disse ser normal, mas parece ser o mesmo corrimento de antes da cirurgia?isso é normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
OI Elaine! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Porém, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Renata heloisa alves vinagre
Meu cachorro castrou ontem e retirou os pontos ,voltei na clinica da prefeitura onde fpi feita a cerurgia para dar pontos novamente ,me diceram q terei q curar a ferida como ferida aberta, gostaria de saber se poderia dar ponto novamente?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Renata! O seu cachorro deve ser visto por um médico veterinário de confiança o quanto antes pois a ferida pode infeccionar e causar maiores problemas.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Cláudia Aparecida Mendes
Minha cachorra foi operada e está sangrando a um mês e a vulva (pepeca) dela tá inchada e sangrando e acho q doe pq fui ver ela tentou me morder
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Cláudia! Você deve levar a sua cachorrinha ao médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isaura
Minha cachorra foi castrada há duas semanas e a barriga dela está super demasiada, como se tivesse um líquido dentro. Ela tá evitando caminhar e quando caminha é devagar. O que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isaura! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isabel
Tenho uma maltes de 9 anos, foi castrada antes de ter o primeiro cio.
Observei que há uns dois anos pra cá, ela vem perdendo gotas de sangue na caminha ou no chão da casa e que esse sangue saiu da vagina. Não é frequente, mas estou preocupada. Pode acontecer um pequeno cio, mesmo que a cadela foi castrada a mais de 8 anos?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Você pode saber mais informações sobre o tema no nosso artigo "cadela castrada entra em cio", confira: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-castrada-entra-em-cio-22701.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Olivia Dias
Como é a cicatrização de cachorro castrado?

Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas
1 de 2
Meu cachorro foi castrado e está sangrando: causas

Voltar ao topo da página