Por que meu cachorro morde as patas?

Por que meu cachorro morde as patas?

A maioria das vezes, um cachorro lambe e morde as patas porque algo o está incomodando ou porque lhe dói. Outras vezes pode ser uma reação perante algum tipo de ansiedade ou alguma condição médica.

As razões são diversas, no entanto é importante resolver este problema o mais rapidamente possível para evitar que se torne um comportamento contínuo e até obsessivo e o cachorro se magoe a si mesmo.

Se o seu cachorro tem este tipo de comportamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar por que seu cachorro morde as patas. Se o seu cachorro tiver outro comportamento estranho, explique-nos tudo nos comentários que tentaremos ajudá-lo.

Alergias

Embora os cachorros também espirrem, as reações alérgicas são um dos motivos pelos quais os cachorros podem morder suas patas, de fato, é um dos motivos mais comuns. O problema não está nas patas do seu cachorro, mas sim no seu nariz e ouvidos. O seu cachorro pode estar reagindo a uma alergia ou a uma infecção de ouvido.

O seu cachorro mastigará as patas devido a alergias a elementos que inalam, como o pó, mofo e o pólen e que muitas vezes reagem na pele causando coceira. Por exemplo, a conhecida febre do feno que é uma doença infecciosa cujo principal sintoma é o aumento da temperatura corporal. O cachorro poderia não só morder as patas mas também coçar as axilas, esfregar a cara e as orelhas.

O problema é que coçar demasiado forte pode levar a infecções próprias da pele com bactérias, que farão com que a coceira seja ainda pior. Para além disso, os animais, tal como as pessoas, podem ter dermatite por contato devido à exposição e contato com produtos químicos tais como sabões ou pesticidas não aptos para a pele delicada do cachorro. Isso deriva geralmente em dermatite atópica.

O que fazer se meu cachorro sofrer de alergia?

A primeira coisa que deve fazer é consultar um veterinário para realizar um exame minucioso para descartar parasitas, pulgas, carrapatos e infecções, que possam estar causando coceira e, por isso, ter vontade de morder as patas. Depois deste descarte, deverá fazer testes de alergia. Se se diagnosticar alguma alergia, o veterinário receitará algum tratamento que geralmente começa com anti-histamínicos, que proporcionam alívio na coceira. O veterinário também indicará tratamentos sintomáticos de banhos medicinais, pomadas ou sprays e suplementos orais de ácidos graxos.

Retire qualquer produto químico das áreas de casa em que o seu cachorro tem acesso. Da mesma forma, eduque-o para se manter afastado do jardim até os químicos serem eliminados por completo.

Pele seca

Ter a pele seca pode ser tão incômodo para um cachorro como para um ser humano, causa coceira e a pele fica irritada e, isto pode ser uma das causas pelas quais tem o desejo e a necessidade de morder as patas, para se livrar da sensação de secura. Enquanto uma dieta balanceada de um cachorro que contém ácidos graxos ajuda a hidratar e proteger a sua pele, a falta desta fonte hidratante, poderia ser uma causa de secura. O ar seco que vem com a temporada de inverno também causa fissuras e secura na pele.

Uma das soluções mais básicas para hidratar a pele do seu cachorro é alimentá-lo com comida de excelente qualidade que contenha uma fórmula equilibrada de vitaminas e minerais, incluindo ácidos graxos.

Além disso, cada vez que lhe der banho (que é importante não ser seguido), aplique-lhe xampu especial hidratante para obter uma melhor produção da camada de gordura natural da pele, lembre-se que banhos muito seguidos ajudam a remover esta gordura natural que é muito necessária para a saúde corporal do seu pet.

Outros motivos para o cachorro morder as patas

Outros motivos para que um cachorro morda suas patas podem ser:

  • Pode ser uma reação a algo do momento que o está incomodando ou doendo. Uma picada de um inseto, uma ferida, uma unha quebrada ou lascada ou pode ter ficado alguma coisa dentro dela e pode estar tentando removê-la, etc. Examine suas patas em busca de alguma lesão. Se observar que a sua ferida está infetada, a solução é ir ao veterinário para este lhe indicar um tratamento e colocar-lhe depois um colar isabelino para manter a boca afastada das patas. Se pelo contrário, tem algo nas suas almofadas, retire o objeto e coloque um antiséptico na ferida. Se for muito complicado e o seu cachorro se queixar demasiado e não lhe permitir tocar nas patas, o melhor será levá-lo ao veterinário.
  • Cachorros com estresse, ansiedade ou simplesmente muito aborrecidos podem ter comportamentos prejudiciais e obsessivos como lamber as patas. E se a situação for mais complexa, pode provocar uma dermatite acral por lambedura. Não o deixe sozinho durante muitas horas, passe tempo com seu cachorro e quando começar a morder-se tente redirecionar sua atenção para o seu brinquedo ou jogo favorito. O uso do colar isabelino também é recomendável neste caso.

Leia o nosso artigo completo sobre os cuidados com a pata do cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde as patas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.