Problemas de comportamento

Por que os gatos mordem nossas mãos?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 setembro 2023
Por que os gatos mordem nossas mãos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando um gato morde o seu tutores, é comum interpretar essa conduta como um sinal de agressividade. No entanto, há outras razões pelas quais os gatos mordem as mãos ou outras partes do corpo dos seus tutores (ou mesmo de outras pessoas), já que as mordidas podem surgir como uma resposta a diferentes circunstâncias e estímulos aos quais os gatos são expostos ao longo de sua vida, servindo para expressar estados de humor muito diferentes. Isto é, vão desde um excesso de excitação durante uma brincadeira até, efetivamente, um recurso defensivo/ofensivo frente a uma situação incômoda ou perigosa.

Neste artigo do PeritoAnimal, contamos para você por que os gatos mordem nossas mãos e o que você pode fazer para controlar ou prevenir essa conduta. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos mordem os tutores?

Índice

  1. Comportamento exploratório
  2. Problemas de socialização
  3. Adestramento involuntário
  4. Estresse ou incômodo
  5. Agressividade por problemas de saúde ou outras causas

Comportamento exploratório

Iniciamos nossa lista de razões que explicam por que os gatos mordem nossas mãos com algo bastante comum: mordidas são um comportamento exploratório natural nos gatinhos que, nas primeiras etapas de seu desenvolvimento físico, usam sua boca e paladar para descobrir e interagir com o mundo ao seu redor, principalmente com a mãe e os irmãos. À medida que os gatinhos crescem e seus sentidos se aprimoram, a mãe é responsável por ensiná-los os princípios básicos do comportamento e da comunicação dos gatos. Essas lições incluem ensinar aos filhotes os limites da brincadeira, assim como outros comportamentos, como o uso de suas unhas para arranhar e seus dentes para morder.

Se ocorrer uma separação precoce do gato de sua mãe e irmãos, as chances de mostrar dificuldades em se relacionar de forma positiva aumentam consideravelmente, tanto com seus semelhantes (outros gatos) ou outros indivíduos, quanto com diferentes estímulos que possam aparecer em seu ambiente. Portanto, ele se torna mais propenso a desenvolver problemas de comportamento, como condutas agressivas na hora de brincar, porque não teve tempo suficiente com sua mãe para aprender outros recursos mais apropriados que a agressão (que deveria ser um recurso "extremo") para lidar com suas próprias emoções e diferentes situações e estímulos, sejam positivos ou negativos, aos quais estará exposto ao longo de sua vida. Então, ele pode acabar mostrando uma reação agressiva ao se sentir inseguro, ao sentir medo ou simplesmente por não saber como reagir a um indivíduo ou estímulo estranho, por exemplo.

O que fazer?

Considerando todos esses riscos, que provavelmente provocarão várias mordidas de gato nas mãos, é fundamental respeitar o período de desmame (de 8 a 12 semanas) antes de separar um gatinho de sua mãe. No entanto, se por algum motivo você precisar acolher um gatinho órfão em sua casa, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como alimentar um gato recém-nascido.

Por que os gatos mordem nossas mãos? - Comportamento exploratório

Problemas de socialização

Outra motivo que explica por que os gatos mordem nossas mãos é a falta de socialização adequada. Além da convivência com a mãe, é muito importante que um gatinho tenha acesso a uma socialização adequada que deve começar nas suas primeiras semanas de vida. Socializar um gato envolve ensiná-lo não apenas a conviver de forma harmônica com outros gatos, animais e pessoas, mas também a reagir a diferentes estímulos e circunstâncias (que podem ser repentinas ou desagradáveis) de uma forma mais positiva.

A socialização precoce é fundamental para que o gatinho possa adquirir confiança e desenvolver um comportamento mais estável e seguro na fase adulta. Quanto mais recursos ou caminhos positivos ele tiver para gerenciar suas emoções e se relacionar com o seu ambiente (incluindo indivíduos e estímulos presentes), menos ele vai recorrer à agressividade como última opção, apenas sentindo a necessidade de recorrer a situações extremas que realmente representem um risco para seu bem-estar.

É por essa razão que gatos que não foram socializados adequadamente tendem a apresentar com maior frequência comportamentos associados à insegurança e medo excessivo, que podem variar desde se esconder na presença de desconhecidos até morder ou arranhar diante de uma tentativa de interação por parte de um "estranho", ou simplesmente por entender que sua presença representa uma perturbação em sua rotina. Portanto, se você não prestou atenção à socialização e sofre com mordidas de gato nas mãos constantemente quando você as aproxima dele, é muito provável que esteja relacionado a essa questão.

O que fazer?

Se o seu gato costuma apresentar comportamentos incomuns quando você recebe visitas ou se percebe que o seu temperamento é excessivamente medroso ou assustado, você deveria começar agora mesmo a trabalhar na sua socialização. Para ajudar, preparamos um artigo com informações sobre como socializar um gato adulto.

Adestramento involuntário

"Por que meu gato morde minhas mãos quando estamos brincando?" é uma pergunta que muitos tutores se fazem, e a resposta pode estar diretamente relacionada com a sua própria conduta ao educar o felino. Muitas vezes, até mesmo sem perceber, os tutores acabam incentivando ou até mesmo reforçando nos gatinhos recém-chegados ao lar comportamentos que eles não gostariam de ver em um gato adulto.

Vejamos um exemplo clássico desta situação:

  1. Uma pessoa adota um gatinho e acha muito fofo que ele brinque com suas mãos, seja mordendo ou arranhando, então permite que esse comportamento se repita toda vez que brincam.
  2. O problema é que o gatinho inevitavelmente se tornará um gato adulto que não aprendeu quais são os limites da brincadeira e cujos dentes são agora muito mais poderosos.
  3. Então, aquela conduta que parecia tão adorável no gatinho, agora é incômoda e dolorosa para o tutor de um gato adulto. Além disso, o pior é que essa conduta foi reforçada de forma sistemática (embora involuntária), de modo que o gato a adotou como parte de sua rotina.

Como evitar mordidas de gato nas mãos em brincadeiras?

Nosso primeiro e melhor conselho é não incentivar comportamentos em um gatinho que você não quer ver refletidos no comportamento de um gato adulto. Se você não quer que o seu gato morda suas mãos brincando, não as use em jogos que simulam um contexto de caça, como se fosse uma presa. Opte por oferecer ao gatinho brinquedos adequados ao seu tamanho e idade e verifique as possibilidades de enriquecimento ambiental da sua casa para que ele possa desenvolver seus instintos de caça, bem como seus sentidos em geral, de forma segura para todos.

Além disso, toda vez que durante uma brincadeira o seu gato morder suas mãos, diga "NÃO!", interrompa imediatamente a sessão e ofereça um brinquedo adequado para ele morder. Com esta atitude, você estará indicando que morder suas mãos não é parte da brincadeira e, simultaneamente, ensina que ele deve reservar suas mordidas para recursos específicos para esse fim (brinquedos). Por outro lado, toda vez que o gato usar corretamente seus brinquedos e brincar com você sem morder suas mãos (e sem machucá-lo de nenhuma maneira), dê um petisco como reforço positivo para que ele entenda que esse é o comportamento adequado.

Esse método é muito mais seguro e eficaz do que tentar inibir um comportamento natural dos gatos (como perseguir uma presa e morder em um jogo de caça) por meio de repreensões, castigos ou outras práticas contraproducentes que apenas enfraquecem o vínculo com o seu gatinho e colocam em risco o bem-estar de ambos. Você pode encontrar mais informações no nosso artigo sobre reforço positivo nos gatos.

Estresse ou incômodo

Se o seu gato morder as suas mãos ao receber carinho, é provável que você esteja tentando tocar ou manipular uma região especialmente sensível de seu corpo (principalmente a barriga) e a mordida é uma forma clara de te dizer "pare agora!". No entanto, é muito provável que seu gato tenha emitido outros sinais antes da mordida na mão para indicar seu desconforto, como:

  • Colocar as orelhas para trás ou para os lados;
  • Ronronar de forma cadenciosa e uniforme;
  • Mover o rabo de forma errática ou segurá-lo entre as patas.

Uma reação semelhante pode ocorrer cada vez que você tenta obrigar o seu gato a se submeter a uma situação que é pouco natural e estressante (beijos e abraços são exemplos "clássicos") ou quando fizer algum gesto ou ação que tenha uma conotação negativa na linguagem dos felinos. Por exemplo, olhar fixamente para os olhos do seu gato pode ser interpretado como um desafio.

O que fazer?

Você pode evitar esses e muitos outros erros na comunicação com o seu gato estudando um pouco mais sobre a linguagem corporal dos gatos. Além disso, para conviver harmoniosamente com qualquer animal de estimação, é fundamental conhecer e respeitar suas preferências, particularidades e necessidades. Se você escolheu a companhia de um gato, deve saber que cada traço de sua personalidade será único, e se você lhe der o espaço para se expressar livremente, ficará certamente surpreso com sua capacidade de dar e receber afeto à sua maneira.

Por outro lado, é fundamental encontrar a causa do estresse no seu gato para tratá-lo, eliminá-lo e evitá-lo na medida do possível. Em outro artigo, explicamos como fazer carinho no gato.

Agressividade por problemas de saúde ou outras causas

Como mencionamos em diferentes momentos deste artigo, um gato que vive em um ambiente positivo, que teve uma boa educação e um adequado processo de socialização, só deveria recorrer à agressividade em contextos de emergência ou necessidade extrema.

Nesse sentido, é importante ter em mente que a agressividade não é uma característica de uma raça felina ou de um gato em particular. Embora possamos falar de uma maior predisposição genética em alguns indivíduos, a verdade é que a agressividade em gatos é um problema de comportamento que pode ser associado a múltiplas causas, desde experiências negativas ou uma má socialização, até problemas de saúde que causam dor ou se manifestam através de sintomas neurológicos e podem resultar em alterações no comportamento do felino.

Assim, outro motivo que pode explicar por que os gatos mordem nossas mãos é que que ele esteja sentindo dor ou está doente. Ou seja, é possível que, ao se aproximar ou tocar em uma parte do corpo que nunca o incomodou, e de repente seu gato morda sua mão, o problema de saúde pode ser a causa. Da mesma forma, se você acabou de adotar um gato que sofreu maus tratos no passado, é muito provável que ele morda suas mãos se elas foram instrumentos usados anteriormente para machucá-lo.

O que fazer?

Se você perceber que o gato está mordendo suas mãos com mais força do que antes e está se tornando agressivo, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário para descartar qualquer causa patológica e avaliar a necessidade de iniciar um tratamento. E, se for felizmente constatado que o seu gato está saudável e a mudança no seu comportamento não está relacionada a uma doença subjacente, será importante avaliar o ambiente do seu gato, sua rotina e também seu próprio comportamento para identificar quais estímulos podem estar gerando ou favorecendo essas respostas agressivas. Tédio, frustração, estresse são muitas vezes são causados por falta de estímulos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, recomendamos a leitura de nossos artigos sobre gatos agressivos e como acalmar um gato nervoso, nos quais você pode conhecer em mais detalhes as principais causas da agressividade em gatos e obter algumas dicas valiosas para ajudar o seu gato a superar esse problema.

Por outro lado, no caso de um gato recentemente adotado com traumas do passado, será fundamental ter paciência e tentar ganhar sua confiança por meio do reforço positivo. Como você viu, a resposta para por que os gatos mordem nossas mãos depende totalmente de cada caso em particular, mas, em geral, está associada a uma má socialização, separação precoce da mãe ou problemas na sua educação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos mordem nossas mãos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que os gatos mordem nossas mãos?