PARTILHAR

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 maio 2023
8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando se tem um pet em casa, neste caso falamos de cachorros, há muitas coisas que desconhecemos neles. É difícil para nós entender se quando fazem certos comportamentos o fazem porque não os educamos corretamente para brincar ou porque estão com algum problema de saúde. Ou seja, aprender é fundamental, mas há muitas coisas que de certeza desconhecemos no nosso companheiro felino.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a nossa atenção, existem muitas mais e, de certeza terá muitos exemplos que não nos vêm à cabeça porque, quem compartilha a sua vida com um cachorro sabe de que coisas estamos falando. Vamos lhe dar uma ajuda para entender melhor a linguagem canina, por isso continue lendo!

Também lhe pode interessar: Os brinquedos mais divertidos para gatos

1. Latem, às vezes muito

Os cachorros latirem é normal, isso todos nós sabemos. Mas, como é que podemos reconhecer se é de felicidade, de boas-vindas ou de alerta? O latido nos cachorros é mais uma parte da sua comunicação, tanto entre a sua mesma espécie, como com outras, incluindo o homem.

Para poder controlar o seu latido, primeiro devemos entender porque o fazem. Eles podem latir por bons e apropriados motivos, segundo o nosso critério, como alguém que está tocando a campainha ou simplesmente que passou em frente à porta, trabalhando com gado ou em situações estranhas, chamando a nossa atenção. Mas também podem latir de forma excessiva e de forma inapropriada.

Isto acontece normalmente em cães adultos, uma vez que nos filhotes isto limita-se aos jogos, e por vezes, nem sequer aparece. Sabia mais sobre o que significa o latido do seu cachorro no nosso artigo.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 1. Latem, às vezes muito

2. Choram quando não se sentem bem

Os cachorros usam diferentes tipos de vocalização para comunicarem, desde uma idade jovem. Quando são filhotes utilizam o choro, como uma espécie de miado, para indicar que têm fome ou querem o calor da mãe. À medida que o pequeno cresce podem ser diferenciados 5 tipos de sonos:

  • Uivar
  • Rosnar
  • Gemer
  • Chorar
  • Latir

São todas formas de chamar a nossa atenção. Será útil aprender a diferenciá-los para poder entender o seu cachorro melhor, para além de ajudar a uma correta instrução no seu comportamento. Não é a mesma coisa rosnar durante uma brincadeira em que procura a posse do seu brinquedo, que rosnar quando tocamos na sua comida, pois neste último caso será um aviso antes de morder.

No caso dos filhotes, o choro é geralmente uma forma de chamar a nossa atenção. O que acontece quando ouvimos o nosso pequeno peludo chorar durante uma hora porque o deixamos sozinho para dormir na escuridão? Pegamos nele e deixamos ele ir para a nossa cama para não sofrer. Ou seja, o cachorro conseguiu chamar a sua atenção e o que queria com o choro. Deve aprender a perceber estas coisas para que a longo prazo, não pague uma fatura mais cara.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 2. Choram quando não se sentem bem

3. Trazem-nos brinquedos

Muito provavelmente esta situação não lhe é estranha, pois de certeza que já aconteceu o seu cachorro trazer-lhe uma bola ou brinquedo para você o mandar. Tentar brincar conosco é sempre uma forma que eles têm de chamar a nossa atenção.

O que acontece quando o brinquedo é uma presa?

Todos os cachorros e gatos têm um forte instinto de caça, muito enraizado nos seus genes. Com certeza que já reparou que quando o cachorro pega num brinquedo mais pesado, ele sacude-o de um lado para o outro. Isto é devido ao seu instinto de caça, imitando os lobos que quando têm a sua presa sacodem-na para a matar. Trata-se de um comportamento para chamar a nossa atenção e, às vezes, até nos ofende. Mas devemos entendê-la como tal, talvez não o felicitar, mas compreender que lugar ocupa cada espécie na cadeia alimentar.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 3. Trazem-nos brinquedos

4. Lamber como demonstração de afeto

A língua nos cachorros é a sua parte mais sensível, por isso, lamber uma parte do nosso corpo proporciona-lhes uma sensação de segurança e proximidade conosco. Muitos vezes vemos que se lambem entre eles, como se fossem beijos, e outras vezes, há cachorros que nunca lambem. Isto não é caraterístico de nenhuma espécie em particular, apenas personalidade de cada cachorro. Lembre-se que existem diferentes tipos de lambidas e que podem significar coisas muito diferentes.

Algo que também chama muitas vezes à nossa atenção é que, podem optar por lamber o nosso suor. Isto pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas que voltam de fazer exercício físico e o seu cachorro vai logo lambê-los. Temos uma explicação para esta situação, o nosso suor tem ácido butanoico, que atrai os cachorros uma vez que o sabor é agradável para eles.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 4. Lamber como demonstração de afeto

5. Dar a pata

Esta ação que muitas vezes ensinamos ao nosso pet tem um pequeno truque. Nem sempre nos dão a pata no momento que pedimos. Muito vezes, depois de lhes ensinarmos isto ou, em casos em que ninguém os ensinou a fazer isso, vemos que o cachorro o faz.

Infelizmente não se trata do nosso cachorro ser superdotado ou um gênio que aprende sozinho, é mais um comportamento para chamar a nossa atenção indicando que quer alguma coisa. De fato, é uma mecânica que têm desde que nascem, já que durante a amamentação, devem pressionar a barriga da mãe para lhes dar mais leite.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 5. Dar a pata

6. Correm de um lado para o outro

Isto acontece muitas vezes durante a vida do nosso cachorro. Trajetos mais curtos quando são pequenos e distâncias mais compridas na fase adulta. Por vezes não brincamos tanto quanto o nosso pet espera, seja por falta de vontade, espaço ou tempo. É por isso que às vezes quando voltam do passeio, começam a correr como loucos sem motivo aparente. Eles fazem isto como uma forma de queimar o excesso de energia que ficou no corpo e deve sair.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 6. Correm de um lado para o outro

7. Perseguem a cauda

Este sinal de falta de atenção do dono está relacionado com o ponto anterior. São cachorros que também possuem um excesso de energia que desejam liberar. Este comportamento é percebido, de forma errada, como se o cachorro estivesse brincando. Mas o verdadeiro significado é que o nosso pet está aborrecido, e ao procurar algo com que se entreter vê mexer a sua cauda e começa a persegui-a. Trata-se de uma estereotipia.

Outro significado deste comportamento pode ser, medicamente falando, presença de parasitas internos ou externos, inflamação da glândula anal, tumores e outros exemplos para os quais deve consultar o veterinário para ser feito um diagnóstico adequado. Observará que além de perseguir a cauda, quando se senta ou encosta, lambe ou morde na zona do ânus, por isso é fundamental levá-lo ao veterinário.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 7. Perseguem a cauda

8. Mordem mães e objetos

É um comportamento quase inato nos nossos cachorros. Quando são pequenos é normal que se mordam uns aos outros. Esta seria um pouco a explicação de porque o nosso cachorro morde tudo o que lhe aparece à frente. Se apenas temos um filhote em casa, é normal que tente morder-nos durante a nossa estimulação ou jogo. Não se trata apenas de um jogo, é a sua forma de descobrir a força da sua mandíbula, pelo que seria algo útil para ambos, pôr-lhe limites, assim poderá reconhecer quando magoa.

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção - 8. Mordem mães e objetos

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Rosana Miranda
Bom dia!
Estou começando a ficar preocupada com o meu cãozinho!
Toda vez que ele vê o meu filho que já tem 16 anos, a minha cachorrinha corretora comer ração, mas antes late para o meu filho!
Agora a cachorra deu pra querer morder, sem meu filho fazer nada!
É só ele andar ela já vai direto no pé dele!
O que deve ser isso?
Desde já agradeço
Rosana Miranda
A sua avaliação:
LARISSA SIQUEIRA RODRIGUES
Tenho uma cadela de aproximadamente, uns 2 anos, peguei ela pequena de doação.Porem nos últimos meses ela do nada da um grito como se alguém estivesse machucado ela, quando vou olhar ela esta normal eu chamo brinco e ela age normal. Pode ser algo, ou só atenção?
A sua avaliação:
Danilo Silva
Olá, amo os vídeos e matérias deste portal. Todavia, algumas delas tem erros ortográficos que dificultam a fluência da leitura. Se puderem melhorar tornaria este site maravilhoso ainda melhor. Obrigado!
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Danilo. Obrigada pelo seu comentário! Você pode nos indicar os erros encontrados, por favor? Assim podemos revisá-los e deixá-lo nosso conteúdo sempre melhor! ☺
A sua avaliação:
Adriano
Meu filhote de shih tzu de 2 meses quando corre ele joga a perna para o lado porque disto????????
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adalton M. Santos
porque meu cachorro corre de um lado para o outro feito louco pra fazer coco
Lorena Oliveira Costa
Ola tenho um cachorro misturado com Burrilha, ele era um amor guando filhote, mas de uma hora para outra ele começou a tocar de roda e morder o próprio rabo ate chegar o ponto de ter q amputar, só que alem disso ele fica rosnando p tudo q vai fazer, se vai dar carinho ele rosna e toca de roda mesmo quando tinha o rabo e agora sem, se vai dar comida se vai passear se chama ele se chega visita se, vai dar carinho, se ele estiver no quarto e entrar ele rosna e toca de roda, ja ate ficou paralitico umas semanas por causa disso ai o veterinário daqui não sabe explicar, depois q cortou o rabo ele passou para os pés e cocha, ele morde ate fazer buraco e e difícil fazer ele parar, o único momento q eu posso dar carinho alisar e quando ele vem a mim e pede carinho caso contrario eu posso levar ate uma mordida,porque quando ele esta rodando ele rosna e vai com os dentes em direção as pernas ai ele fica cego quem estiver perto de mais pode levar uma mordida, não sei mais o que fazer eu fico so olhando tem hora as vezes eu jogo uma coberta encima dele ai ele para um pouco mas começa tudo de novo, so que ja observei ele gosta de logares escuros bem apertados e quetos qualquer barulhos ate o som da voz nossa em casa deixa ele irritado. o interessante e que todos os veterinários não me dão uma solução nem mesmo um remédio para ver se deixa ele mais calmo, moro no interior de goias mas já levei ele em veterinário de rio verde go q era mais perto e q rinha condição e nada. já pesquisei para ver se acho um caso semelhante ao do Lipe meu cachorro mas não achei ate agora.
Delmir
Minha tia tem uma cadela que quando ela não está fica no canto dela, mas quando ela chega fica d arranhando e rosnando para as pessoas que estão no mesmo comodo porque isso acontece e oque significa?
Amanda
Bom dia, tenho um york que tem 10 meses ... eu ensinei ele fazer xixi na fralda , ele aprendeu rápido c 4 meses ja fazia
Agora deu p mijar no meu tapete 😬😬... será que pode ser p chamar minha atenção? ?
Grasi
Entao.... Ele pd sim esta chamando atencao mas ele tbm pode ter confundido cm a textura do tapete.

Ja li em algum lugar qe fala qe eles apredem o xixi por causa do tato.
Shirley
Minha shitzu vai fazer 1 aninho o mês que vem, mas ela começou a dar trabalho.... ela está comendo as correias dos chinelos e hoje destruiu i fardo de papel higiênico... a sala ficou toda coberta de papel.... rsrsrs gostaria de saber o que está acontecendo com ela.
8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção
1 de 9
8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

Voltar ao topo da página ↑