8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção
Ver fichas de Cachorros
Quando se tem um pet em casa, neste caso falamos de cachorros, há muitas coisas que desconhecemos neles. É difícil para nós entender se quando fazem certos comportamentos o fazem porque não os educamos corretamente para brincar ou porque estão com algum problema de saúde. Ou seja, aprender é fundamental, mas há muitas coisas que de certeza desconhecemos no nosso companheiro felino.
Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a nossa atenção, existem muitas mais e, de certeza terá muitos exemplos que não nos vêm à cabeça porque, quem compartilha a sua vida com um cachorro sabe de que coisas estamos falando. Vamos lhe dar uma ajuda para entender melhor a linguagem canina, por isso continue lendo!
1. Latem, às vezes muito
Os cachorros latirem é normal, isso todos nós sabemos. Mas, como é que podemos reconhecer se é de felicidade, de boas-vindas ou de alerta? O latido nos cachorros é mais uma parte da sua comunicação, tanto entre a sua mesma espécie, como com outras, incluindo o homem.
Para poder controlar o seu latido, primeiro devemos entender porque o fazem. Eles podem latir por bons e apropriados motivos, segundo o nosso critério, como alguém que está tocando a campainha ou simplesmente que passou em frente à porta, trabalhando com gado ou em situações estranhas, chamando a nossa atenção. Mas também podem latir de forma excessiva e de forma inapropriada.
Isto acontece normalmente em cães adultos, uma vez que nos filhotes isto limita-se aos jogos, e por vezes, nem sequer aparece.
2. Choram quando não se sentem bem
Os cachorros usam diferentes tipos de vocalização para comunicarem, desde uma idade jovem. Quando são filhotes utilizam o choro, como uma espécie de miado, para indicar que têm fome ou querem o calor da mãe. À medida que o pequeno cresce podem ser diferenciados 5 tipos de sonos:
- Uivar
- Rosnar
- Gemer
- Chorar
- Latir
São todas formas de chamar a nossa atenção. Será útil aprender a diferenciá-los para poder entender o seu cachorro melhor, para além de ajudar a uma correta instrução no seu comportamento. Não é a mesma coisa rosnar durante uma brincadeira em que procura a posse do seu brinquedo, que rosnar quando tocamos na sua comida, pois neste último caso será um aviso antes de morder.
No caso dos filhotes, o choro é geralmente uma forma de chamar a nossa atenção. O que acontece quando ouvimos o nosso pequeno peludo chorar durante uma hora porque o deixamos sozinho para dormir na escuridão? Pegamos nele e deixamos ele ir para a nossa cama para não sofrer. Ou seja, o cachorro conseguiu chamar a sua atenção e o que queria com o choro. Deve aprender a perceber estas coisas para que a longo prazo, não pague uma fatura mais cara.
3. Trazem-nos brinquedos
Muito provavelmente esta situação não lhe é estranha, pois de certeza que já aconteceu o seu cachorro trazer-lhe uma bola ou brinquedo para você o mandar. Tentar brincar conosco é sempre uma forma que eles têm de chamar a nossa atenção.
O que acontece quando o brinquedo é uma presa?
Todos os cachorros e gatos têm um forte instinto de caça, muito enraizado nos seus genes. Com certeza que já reparou que quando o cachorro pega num brinquedo mais pesado, ele sacude-o de um lado para o outro. Isto é devido ao seu instinto de caça, imitando os lobos que quando têm a sua presa sacodem-na para a matar. Trata-se de um comportamento para chamar a nossa atenção e, às vezes, até nos ofende. Mas devemos entendê-la como tal, talvez não o felicitar, mas compreender que lugar ocupa cada espécie na cadeia alimentar.
4. Lamber como demonstração de afeto
A língua nos cachorros é a sua parte mais sensível, por isso, lamber uma parte do nosso corpo proporciona-lhes uma sensação de segurança e proximidade conosco. Muitos vezes vemos que se lambem entre eles, como se fossem beijos, e outras vezes, há cachorros que nunca lambem. Isto não é caraterístico de nenhuma espécie em particular, apenas personalidade de cada cachorro. Lembre-se que existem diferentes tipos de lambidas e que podem significar coisas muito diferentes.
Algo que também chama muitas vezes à nossa atenção é que, podem optar por lamber o nosso suor. Isto pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas que voltam de fazer exercício físico e o seu cachorro vai logo lambê-los. Temos uma explicação para esta situação, o nosso suor tem ácido butanoico, que atrai os cachorros uma vez que o sabor é agradável para eles.
5. Dar a pata
Esta ação que muitas vezes ensinamos ao nosso pet tem um pequeno truque. Nem sempre nos dão a pata no momento que pedimos. Muito vezes, depois de lhes ensinarmos isto ou, em casos em que ninguém os ensinou a fazer isso, vemos que o cachorro o faz.
Infelizmente não se trata do nosso cachorro ser superdotado ou um gênio que aprende sozinho, é mais um comportamento para chamar a nossa atenção indicando que quer alguma coisa. De fato, é uma mecânica que têm desde que nascem, já que durante a amamentação, devem pressionar a barriga da mãe para lhes dar mais leite.
6. Correm de um lado para o outro
Isto acontece muitas vezes durante a vida do nosso cachorro. Trajetos mais curtos quando são pequenos e distâncias mais compridas na fase adulta. Por vezes não brincamos tanto quanto o nosso pet espera, seja por falta de vontade, espaço ou tempo. É por isso que às vezes quando voltam do passeio, começam a correr como loucos sem motivo aparente. Eles fazem isto como uma forma de queimar o excesso de energia que ficou no corpo e deve sair.
7. Perseguem a cauda
Este sinal de falta de atenção do dono está relacionado com o ponto anterior. São cachorros que também possuem um excesso de energia que desejam liberar. Este comportamento é percebido, de forma errada, como se o cachorro estivesse brincando. Mas o verdadeiro significado é que o nosso pet está aborrecido, e ao procurar algo com que se entreter vê mexer a sua cauda e começa a persegui-a. Trata-se de uma estereotipia.
Outro significado deste comportamento pode ser, medicamente falando, presença de parasitas internos ou externos, inflamação da glândula anal, tumores e outros exemplos para os quais deve consultar o veterinário para ser feito um diagnóstico adequado. Observará que além de perseguir a cauda, quando se senta ou encosta, lambe ou morde na zona do ânus, por isso é fundamental levá-lo ao veterinário.
8. Mordem mães e objetos
É um comportamento quase inato nos nossos cachorros. Quando são pequenos é normal que se mordam uns aos outros. Esta seria um pouco a explicação de porque o nosso cachorro morde tudo o que lhe aparece à frente. Se apenas temos um filhote em casa, é normal que tente morder-nos durante a nossa estimulação ou jogo. Não se trata apenas de um jogo, é a sua forma de descobrir a força da sua mandíbula, pelo que seria algo útil para ambos, pôr-lhe limites, assim poderá reconhecer quando magoa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Jogos e diversão.