Partilhar
Partilhar em:

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

Ver fichas de  Cachorros

Quando se tem um pet em casa, neste caso falamos de cachorros, há muitas coisas que desconhecemos neles. É difícil para nós entender se quando fazem certos comportamentos o fazem porque não os educamos corretamente para brincar ou porque estão com algum problema de saúde. Ou seja, aprender é fundamental, mas há muitas coisas que de certeza desconhecemos no nosso companheiro felino.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a nossa atenção, existem muitas mais e, de certeza terá muitos exemplos que não nos vêm à cabeça porque, quem compartilha a sua vida com um cachorro sabe de que coisas estamos falando. Vamos lhe dar uma ajuda para entender melhor a linguagem canina, por isso continue lendo!

1. Latem, às vezes muito

Os cachorros latirem é normal, isso todos nós sabemos. Mas, como é que podemos reconhecer se é de felicidade, de boas-vindas ou de alerta? O latido nos cachorros é mais uma parte da sua comunicação, tanto entre a sua mesma espécie, como com outras, incluindo o homem.

Para poder controlar o seu latido, primeiro devemos entender porque o fazem. Eles podem latir por bons e apropriados motivos, segundo o nosso critério, como alguém que está tocando a campainha ou simplesmente que passou em frente à porta, trabalhando com gado ou em situações estranhas, chamando a nossa atenção. Mas também podem latir de forma excessiva e de forma inapropriada.

Isto acontece normalmente em cães adultos, uma vez que nos filhotes isto limita-se aos jogos, e por vezes, nem sequer aparece. Sabia mais sobre o que significa o latido do seu cachorro no nosso artigo.

2. Choram quando não se sentem bem

Os cachorros usam diferentes tipos de vocalização para comunicarem, desde uma idade jovem. Quando são filhotes utilizam o choro, como uma espécie de miado, para indicar que têm fome ou querem o calor da mãe. À medida que o pequeno cresce podem ser diferenciados 5 tipos de sonos:

  • Uivar
  • Rosnar
  • Gemer
  • Chorar
  • Latir

São todas formas de chamar a nossa atenção. Será útil aprender a diferenciá-los para poder entender o seu cachorro melhor, para além de ajudar a uma correta instrução no seu comportamento. Não é a mesma coisa rosnar durante uma brincadeira em que procura a posse do seu brinquedo, que rosnar quando tocamos na sua comida, pois neste último caso será um aviso antes de morder.

No caso dos filhotes, o choro é geralmente uma forma de chamar a nossa atenção. O que acontece quando ouvimos o nosso pequeno peludo chorar durante uma hora porque o deixamos sozinho para dormir na escuridão? Pegamos nele e deixamos ele ir para a nossa cama para não sofrer. Ou seja, o cachorro conseguiu chamar a sua atenção e o que queria com o choro. Deve aprender a perceber estas coisas para que a longo prazo, não pague uma fatura mais cara.

3. Trazem-nos brinquedos

Muito provavelmente esta situação não lhe é estranha, pois de certeza que já aconteceu o seu cachorro trazer-lhe uma bola ou brinquedo para você o mandar. Tentar brincar conosco é sempre uma forma que eles têm de chamar a nossa atenção.

O que acontece quando o brinquedo é uma presa?

Todos os cachorros e gatos têm um forte instinto de caça, muito enraizado nos seus genes. Com certeza que já reparou que quando o cachorro pega num brinquedo mais pesado, ele sacude-o de um lado para o outro. Isto é devido ao seu instinto de caça, imitando os lobos que quando têm a sua presa sacodem-na para a matar. Trata-se de um comportamento para chamar a nossa atenção e, às vezes, até nos ofende. Mas devemos entendê-la como tal, talvez não o felicitar, mas compreender que lugar ocupa cada espécie na cadeia alimentar.

4. Lamber como demonstração de afeto

A língua nos cachorros é a sua parte mais sensível, por isso, lamber uma parte do nosso corpo proporciona-lhes uma sensação de segurança e proximidade conosco. Muitos vezes vemos que se lambem entre eles, como se fossem beijos, e outras vezes, há cachorros que nunca lambem. Isto não é caraterístico de nenhuma espécie em particular, apenas personalidade de cada cachorro. Lembre-se que existem diferentes tipos de lambidas e que podem significar coisas muito diferentes.

Algo que também chama muitas vezes à nossa atenção é que, podem optar por lamber o nosso suor. Isto pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas que voltam de fazer exercício físico e o seu cachorro vai logo lambê-los. Temos uma explicação para esta situação, o nosso suor tem ácido butanoico, que atrai os cachorros uma vez que o sabor é agradável para eles.

5. Dar a pata

Esta ação que muitas vezes ensinamos ao nosso pet tem um pequeno truque. Nem sempre nos dão a pata no momento que pedimos. Muito vezes, depois de lhes ensinarmos isto ou, em casos em que ninguém os ensinou a fazer isso, vemos que o cachorro o faz.

Infelizmente não se trata do nosso cachorro ser superdotado ou um gênio que aprende sozinho, é mais um comportamento para chamar a nossa atenção indicando que quer alguma coisa. De fato, é uma mecânica que têm desde que nascem, já que durante a amamentação, devem pressionar a barriga da mãe para lhes dar mais leite.

6. Correm de um lado para o outro

Isto acontece muitas vezes durante a vida do nosso cachorro. Trajetos mais curtos quando são pequenos e distâncias mais compridas na fase adulta. Por vezes não brincamos tanto quanto o nosso pet espera, seja por falta de vontade, espaço ou tempo. É por isso que às vezes quando voltam do passeio, começam a correr como loucos sem motivo aparente. Eles fazem isto como uma forma de queimar o excesso de energia que ficou no corpo e deve sair.

7. Perseguem a cauda

Este sinal de falta de atenção do dono está relacionado com o ponto anterior. São cachorros que também possuem um excesso de energia que desejam liberar. Este comportamento é percebido, de forma errada, como se o cachorro estivesse brincando. Mas o verdadeiro significado é que o nosso pet está aborrecido, e ao procurar algo com que se entreter vê mexer a sua cauda e começa a persegui-a. Trata-se de uma estereotipia.

Outro significado deste comportamento pode ser, medicamente falando, presença de parasitas internos ou externos, inflamação da glândula anal, tumores e outros exemplos para os quais deve consultar o veterinário para ser feito um diagnóstico adequado. Observará que além de perseguir a cauda, quando se senta ou encosta, lambe ou morde na zona do ânus, por isso é fundamental levá-lo ao veterinário.

8. Mordem mães e objetos

É um comportamento quase inato nos nossos cachorros. Quando são pequenos é normal que se mordam uns aos outros. Esta seria um pouco a explicação de porque o nosso cachorro morde tudo o que lhe aparece à frente. Se apenas temos um filhote em casa, é normal que tente morder-nos durante a nossa estimulação ou jogo. Não se trata apenas de um jogo, é a sua forma de descobrir a força da sua mandíbula, pelo que seria algo útil para ambos, pôr-lhe limites, assim poderá reconhecer quando magoa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção
1 de 9
8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção