Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Durante o Natal a nossa casa fica cheia de objetos perigosos para os nossos pets, incluindo a decoração da própria árvore de natal. No entanto, as plantas também podem ser um perigo para eles.

Na verdade, existem plantas de Natal tóxicas para gatos e cães, por esse motivo, o PeritoAnimal convida você a prevenir uma possível intoxicação mantendo essas plantas fora do alcance dos seus animais de estimação. Não sabe quais são elas? Não se preocupe, em seguida mostraremos as mais conhecidas e que você deve deixar longe do seu pet!

1. Estrela-do-matal é venenosa para gatos e cães

A poinsétia, também chamada de flor-do-natal, estrela-do-natal, manhã de páscoa ou bico-de-papagaio é uma das plantas mais comuns do Natal. A sua cor vermelha intensa e a sua fácil manutenção fazem com que seja uma das primeiras opções para decorar a nossa casa. No entanto, como muitos já sabem, a flor-do-natal é venenosa para gatos e cães por ser uma planta tóxica para cães e gatos, que além disso parece causar-lhes uma atração inata.

Se o látex da estrela-do-natal entrar em contato com partes do corpo, como boca, olho e orelha, pode gerar uma intoxicação imediata e ter como consequência inchaço e até diarreia, tanto em humanos como em animais.

2. Visco

O visco é outra das plantas típicas de Natal que podem chamar a atenção dos nossos pets pelas suas pequenas bolinhas. Embora o seu nível de toxicidade não seja especialmente elevado, o certo é que pode supor um problema se o nosso cão ou gato ingerir uma quantidade suficiente. Deve situá-la em um lugar de difícil acesso para prevenir acidentes por ser uma das plantas tóxicas de Natal.

Imagem: hogarmania.com

3. Azevinho

O azevinho é outra das plantas típicas de Natal. Podemos reconhecê-lo pelas suas características folhas e bolinhas vermelhas. Pequenas doses de azevinho podem ser muito prejudiciais causando vômitos e diarreia, trata-se de uma planta muito tóxica. Em grandes quantidades pode afetar de forma muito negativa os nossos animais. Tenha muita precaução com o azevinho.

4. Árvore de natal

Embora não pareça, o típico abeto que utilizamos como árvore de Natal pode ser perigoso para os nossos animais de estimação. Especialmente no caso dos cachorros, pode acontecer que engulam as folhas. Estas são muito prejudiciais por serem pontiagudas e rígidas e podem perfurar o seu intestino.

A seiva da árvore e inclusive a água que se pode acumular no seu vaso também é perigosa para a saúde.

Outras plantas tóxicas para cães e gatos

Além das plantas típicas do Natal, existem muitas outras plantas que também são tóxicas para o nosso cão ou gato. É fundamental que as conheça antes de as comprar. Recomendamos que visite os seguintes artigos:

  • Plantas venenosas para cachorros
  • Plantas tóxicas para gatos

Depois de ter em conta quais são, deverá colocá-las em um lugar seguro, fora do alcance de cães e gatos. Alguns dos sintomas que podem alertar você de uma possível intoxicação devido ao consumo de plantas são: transtornos digestivos (diarreia, vômitos ou gastrite), transtornos neurológicos (convulsões, salivação excessiva ou falta de coordenação), dermatite alérgica (coceira, dormência ou perda de pelo) e inclusivamente uma falha renal ou transtornos cardíacos.

Artigos relacionados com o natal

Além de ter em conta as plantas tóxicas para os cachorros, o PeritoAnimal ajuda você a se preparar nesta época tão especial como é o Natal, por esse motivo não perca os seguintes artigos:

  • O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar: OS gatos são curiosos por natureza, descubra neste artigo como manter o seu gato a salvo de um acidente e a própria árvore de ser derrubada.
  • Decorações de Natal perigosas para pets: Efetivamente, tal como existem plantas perigosas para os gatos e cães, também existem decorações que devemos evitar utilizar. Apenas com a intenção de prevenir um possível acidente em nosso lar.
  • O que posso dar de presente de Natal para o meu cachorro?: Se adora o seu pet e está pensando em um presente original não duvide em visitar este artigo para encontrar mais de 10 ideias que lhe podem interessar.

Por fim, queremos lembrar que o Natal é um momento de solidariedade e amor para com os outros e para com os animais. Se está pensando em ter um novo amiguinho, não se esqueça: existem muitos animais para serem adotados!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.