Partilhar

Como espantar escorpião?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 fevereiro 2021
Como espantar escorpião?

Alguns animais vivem bem longe das populações humanas; outros, pelo contrário, habitam os mesmos espaços que nós. Em muitos destes casos, fomos nós, seres humanos, que nos estabelecemos onde estes seres vivos habitavam anteriormente. Assim, acabamos desclocando estas espécies dos seus ambientes naturais, embora em muitos casos elas ainda permaneçam conosco em grandes cidades, por exemplo.

Quando são inofensivos e sem qualquer risco para as pessoas, não são geradas grandes complicações, mas quando são venenosos, a situação muda, pois podem ocorrer acidentes fatais. Este perigo iminente gera um medo coletivo que pode nos levar à caça indiscriminada destas espécies, o que se traduz em danos para este grupo de animais em particular. Neste sentido, os escorpiões são um exemplo emblemático. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal, "como espantar escorpião?", te explicamos as melhores formas de afugentar estes animais. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como espantar cobras?

Todos os escorpiões são perigosos para as pessoas?

Em todo o mundo, mais de 3.000 mortes são relatadas anualmente por picadas de escorpião. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, só em 2019 foram registradas mais de 154 mil acidentes com picadas de escorpião no Brasil.

Mas é importante saber que, embora estes acidentes possam ser fatais para as pessoas, há apenas um pequeno grupo de escorpiões que é realmente venenoso para os humanos.

Das quase duas mil espécies destes animais identificadas até hoje em todo o planeta, apenas cerca de 30 são letais para nós. E quase todas estas espécies venenosas estão concentradas em uma família, chamada Buthidae. Por isso, podemos afirmar que nem todos os escorpiões são perigosos para os humanos, a grande maioria tem um veneno que só afeta insetos, pequenos roedores ou lagartos, dos quais os escorpiões muitas vezes se alimentam.

Como espantar escorpião? - Todos os escorpiões são perigosos para as pessoas?
Imagem: Marcelo Borges

Como os escorpiões entram nas casas?

Escorpiões são animais que permanecem abrigados a maior parte do tempo e saem de seus esconderijos quando precisam se alimentar, reproduzir ou se sentem ameaçados. Ao apresentar este tipo de comportamento, eles preferem ficar escondidos sob pedras, troncos, dentro de tocas ou mesmo alguns são capazes de se enterrar.

Portanto, algumas das maneiras pelas quais eles podem entrar nas casas é por meio das aberturas entre portas, janelas ou rachaduras ou, ainda, em madeiras, na terra das plantas ou em qualquer material que você possa colocar para dentro da casa.

Também é de extrema importância saber como os escorpiões entram em nossas casas e, claro, saber como espantar escorpião, para o bem de nossos animais de estimação.

Como espantar escorpião? - Como os escorpiões entram nas casas?

Como espantar escorpião

É muito importante ter em mente que por nenhuma razão você deve tentar pegar um escorpião com as mãos, pois embora nem todos eles sejam venenosos para os humanos, isso só pode ser verificado por um profissional que saiba como identificá-los corretamente.

Se você está em uma área onde vivem escorpiões, é importante obter algumas informações sobre estes animais, portanto, uma primeira ação pode ser se informar sobre os tipos de escorpiões que habitam o local, para que você saiba mais sobre seus hábitos, já que estes aspectos são geralmente relatados pelos pesquisadores que os estudam. Depois, você pode implementar algumas estratégias para espantar os escorpiões, que incluem:

  • Limpeza: mantenha o ambiente de sua casa livre do acúmulo de objetos ou detritos que podem servir de esconderijos para escorpiões.
  • Madeira: se você tiver uma lareira em casa ou um quintal onde, por algum motivo, acumula peças de madeira, organize este espaço para que não seja utilizado como um refúgio destes animais.
  • Portas e janelas: verifique se as portas e janelas da casa não têm orifícios ou aberturas através das quais os escorpiões possam entrar.
  • Telas protetoras: você pode colocar telas protetoras em ambas as portas e janelas, de modo que, mesmo que elas estejam abertas, ainda exista uma barreira para impedir o acesso a esses aracnídeos.
  • Fendas e buracos: confira também a existência de fendas ou buracos que podem ser utilizados como abrigos.
  • Insetos: os escorpiões se alimentam principalmente de insetos e pequenos invertebrados, portanto, ao manter sua casa livre desses animais, você está limitando a fonte de alimento deles. Neste outro artigo explicamos como espantar moscas, um dos insetos mais comuns nas casas.
  • Lavanda: Utilizar a lavanda para espantar escorpiões pode ser bastante eficaz, pois esta planta é um repelente natural de escorpiões. Portanto, você pode plantar a lavanda ao redor do perímetro do local e até mesmo em pontos internos específicos. Também pode ser útil diluir cerca de 15 gotas de óleo essencial de lavanda com um copo de água e, usando um frasco pulverizador, pulverizá-lo ao redor de portas e janelas de sua casa.
  • Cedro: Cedro também é um potente repelente natural de escorpiões. Se possível, polvilhe pedaços do tronco desta árvore ao redor das portas e utilize como substrato para qualquer planta que você tenha. Você também pode usar óleo de cedro diluindo 15 gotas em um copo de água e pulverizá-lo em portas e janelas.

Manter o controle quando encontramos escorpiões em casa é importante, especialmente nas áreas onde há espécies que podem causar envenenamento nas pessoas. Entretanto, devemos ter em mente que todos os animais têm direito à vida, portanto a aplicação de venenos para escorpião não é a melhor opção, segundo nossa opinião no PeritoAnimal, dê preferência a maneiras de espantá-los que não sejam prejudiciais à sua vida.

Também é necessário lembrar que o excesso de produtos químicos é atualmente um grave problema ambiental, por isso devemos minimizar sua aplicação. Por outro lado, quando convivemos com estes animais, é necessário estabelecer rotinas constantes de limpeza e revisão nos locais onde eles poderiam se esconder.

Agora que você já sabe como espantar escorpião, talvez te interesse este outro artigo com as características do escorpião. Nele você conhecerá melhor sobre seu comportamento, alimentação e mais.

Como espantar escorpião? - Como espantar escorpião

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar escorpião?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • DE ROODT, A. (2015). Veneno de escorpiones (alacranes) y envenenamiento. Acta Bioquímica Clínica Latinoamericana, 49 (1), 55-71 Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=53541285007>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021.
  • Tucto, J. (2020). Repelentes de alacranes naturales y caseros. Cómo plantar. Disponível em: <https://como-plantar.com/repelentes-alacranes/>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Controle de Escorpiões. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021.
  • GOVERNO DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4504>. Acesso em 01 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como espantar escorpião?
Imagem: Marcelo Borges
1 de 4
Como espantar escorpião?

Voltar ao topo da página