Primeiros socorros

Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 20 junho 2023
Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer
Imagem: pinterest.es
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães, assim como as pessoas, estão expostos a picadas de qualquer tipo de insetos ou aracnídeos. As áreas de seu corpo com menos pelo e os cães que permanecem ao ar livre ou têm acesso a determinados lugares são especialmente sensíveis.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar na picada de aranha em cachorros. Veremos como detectá-las e o que devemos fazer se suspeitamos que nosso cão tenha sido picado.

Índice

  1. Como identificar uma picada de aranha em cachorro?
  2. Sintomas da picada de aranha em cachorros
  3. A picada de aranha em cachorros é perigosa?
  4. O que fazer diante de uma picada de aranha no cachorro?
  5. Remédios caseiros para picada de aranha em cachorros

Como identificar uma picada de aranha em cachorro?

Não é muito comum que os cães sejam muito afetados por picadas de aranha e, quando ocorrem, geralmente não há maiores complicações. O normal é que essas picadas passem completamente despercebidas por nós. Mas, dependendo da espécie de aranha, podemos notar sinais graves além das típicas picadas vermelhas nos cães, que podem ser tanto de aranhas como de insetos. Por isso, exceto em determinados casos, se detectamos uma picada, a não ser que identifiquemos a aranha, é difícil que saibamos qual animal a causou. Será necessário verificar as circunstâncias do cão para formular uma hipótese.

Sintomas da picada de aranha em cachorros

Em geral, a picada de aranha em cachorros causam apenas uma marca avermelhada ou um inchaço mais ou menos visível. Alguns podem sentir desconforto e coçarem a área para sentirem alívio. Em outros casos, as picadas podem complicar-se com uma infecção e poderemos notar vermelhidão, pus, dor ou calor na área.

Os casos menos comuns, em que observamos outros sintomas, dependerão da espécie de aranha envolvida. Esses são os sinais que aparecem quando a picada no cachorro é causada por uma aranha venenosa:

  • Dor muito intensa no lugar da picada.
  • Nervosismo acentuado.
  • Febre.
  • Fraqueza.
  • Descoordenação.
  • Paralisia.
  • Dores nas articulações e nos músculos.
  • Rigidez muscular e abdominal.
  • Convulsões.
  • Problemas para respirar.
  • Hipersalivação.
  • Vômitos e diarreia.

Nos casos mais graves o cão pode entrar em choque e falecer. Esse resultado fatal geralmente ocorre quando a picada é da viúva-negra. Por outro lado, a aranha-marrom causa necrose da área picada.

O principal problema é que esses sintomas são compatíveis com diversas patologias, então, a menos que tenhamos visto a aranha, o diagnóstico pode ser retardado. Por último, um pequeno percentual de cães sofre uma reação alérgica às picadas que, nos casos mais graves, acaba provocando o chamado choque anafilático, que é uma urgência veterinária que requer assistência imediata.

Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer - Sintomas da picada de aranha em cachorros
Imagem: littlethings.com

A picada de aranha em cachorros é perigosa?

As consequências das picadas de aranha em cachorros vão depender da espécie que está envolvida. Ou seja, existem algumas aranhas em particular que são venenosas para os cães e outros animais, pois, ao picarem, às vezes injetam no organismo um veneno que provocará mais o menos danos em função da espécie de aranha, da quantidade de veneno injetado ou da própria sensibilidade do organismo do cão. Por exemplo, a mais perigosa é a viúva-negra ou Latrodectus spp., sobretudo as espécies Latrodectus mactans e Latrodectus hasselti, assim como a aranha-marrom (Loxosceles reclusa).

É preciso levar em conta que as espécies de aranhas são diferentes de acordo com o lugar onde elas vivem. Se em um determinado país não existe viúva-negra, é óbvio que ela não vai poder picar o cachorro. No entanto, se ela fizer parte da fauna local, tome as precauções necessárias. A gravidade também depende do número de picadas e da área em que elas ocorrem. Por exemplo, as picadas no interior da boca ou das narinas podem provocar inflamação e dificultar a respiração, podendo levar inclusive à asfixia. As picadas nas pálpebras também podem ser mais delicadas.

Descubra as aranhas mais venenosas do mundo neste outro artigo para conhecê-las melhor.

Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer - A picada de aranha em cachorros é perigosa?
Imagem: barkibu.com

O que fazer diante de uma picada de aranha no cachorro?

Se vivemos em um lugar em que existem aranhas potencialmente venenosas para cães, se observarmos alguns dos sintomas mencionados ou suspeitarmos que uma aranha tenha picado nosso cão, embora não saibamos de que espécie ela é, temos que procurar o veterinário.

Existe um antídoto específico para tratar esse tipo de picada potencialmente mortal, que deverá ser administrado imediatamente na clínica por via intramuscular ou intravenosa. Ele possui efeitos colaterais, por isso requer um exaustivo controle veterinário. Se conseguirmos capturar a aranha ou tirar uma foto dela e levá-la ao veterinário, facilitaremos o diagnóstico.

Além do antídoto, serão administrados outros medicamentes de acordo com os sintomas apresentados pelo cão. No entanto, o prognóstico é reservado e, se o cachorro se recuperar, pode levar semanas. Por outro lado, se as aranhas são um problema em nossa residência, é recomendável que nos informemos sobre quais as espécies que podemos encontrar. Conhecendo suas características e seus costumes, será mais fácil evitar suas picadas. Por último, se você encontrar uma aranha em seu cão, sacuda-a e não a mate esmagando-a contra o corpo dele.

Remédios caseiros para picada de aranha em cachorros

Se não houver aranhas venenosas em nossa área de residência, o mais comum é que a picada de um aracnídeo provoque, no máximo, um leve inchaço e coceira que podemos aliviar aplicando frio. Então uma opção de remédio caseiro para a picada de aranha no cachorro é o uso de um cubo de gelo envolto num pano ou qualquer outro tecido similar. O frio diminui a congestão e, portanto, o desconforto.

Antes de aplicar o frio lave bem a área com água e sabão, dessa forma você contribui na prevenção de possíveis infecções. Mas, se você acha que a picada foi infectada, comunique ao veterinário. De todo caso, mantenha-se vigilante ao cão para notar se aparece algum outro sintoma ou se os existentes se agravam.

Por outro lado, se uma aranha tenha picado seu cão, você já o levou ao veterinário, tendo sido administrado o tratamento adequado e agora resta apenas a ferida, você pode auxiliar na sua cicatrização com esses remédios: "Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros".

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pinterest.es
Imagem: littlethings.com
Imagem: barkibu.com
1 de 3
Picada de aranha em cachorros - Sintomas e o que fazer