Problemas mentais

O que fazer quando seu cachorro está triste

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 maio 2016
O que fazer quando seu cachorro está triste
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

"O meu cachorro está triste" é uma das frases que um orgulhoso dono de um cão menos quer dizer, pois trata-se de mais um membro da família com o qual nos preocupamos de igual forma.

Os cachorros são animais muito sensíveis que percebem facilmente quando estamos tristes, alegres ou cansados. Acontece muitas vezes ficarmos contentes apenas ao receber o seu carinho e companhia, mas o que devemos fazer quando é o nosso cachorro que está triste?

Os cachorros são animais inteligentes que detetam sem dúvida alguma a perda de um ser querido, a ausência de carinho ou outros fatores que, ainda se tratando de pequenos detalhes, são importantes para ele. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as chaves para superar a depressão nos cachorros.

Também lhe pode interessar: Por que meu coelho está triste?

Índice

  1. Como saber se o meu cachorro está triste? - Sintomas da depressão
  2. Causas da depressão nos cachorros
  3. Tratamento básico da depressão em cães
  4. Casos graves de depressão em um cachorro

Como saber se o meu cachorro está triste? - Sintomas da depressão

Se conhecemos o nosso animal de estimação não teremos dificuldades em detetar a depressão e saberemos que ele está triste apenas de olhar para ele. Ainda assim, existem outros casos mais incomuns, como o caso dos cachorros abandonados que podemos adotar.

Os sintomas da depressão são idênticos aos que o ser humano pode sofrer:

  • Observamos o nosso cachorro com uma atitude de tristeza
  • Tem pouco apetite
  • Mostra um comportamento apático
  • Não se mostra afetivo conosco

Todos estes sinais em conjunto são sintomas de um cachorro triste ou deprimido e, você deve saber que o cachorro é um animal muito social, que gosta de receber atenções, carinho e mimos.

O que fazer quando seu cachorro está triste - Como saber se o meu cachorro está triste? - Sintomas da depressão

Causas da depressão nos cachorros

Um cachorro costuma sofrer depressão perante uma mudança significativa que altere a sua rotina habitual. As causas podem ser diferentes e muito variadas e, de seguida vamos lhe dar uma lista das mais comuns:

  • Falecimento de um ser querido, seja humano ou animal
  • Mudar de casa
  • Passar muito tempo sozinho
  • Mudança de casa de outro cachorro que vivia com ele
  • Choque
  • Ter passado por uma situação bastante desagradável
  • Ter passado por uma briga com outro cachorro
  • O divórcio do casal
  • Um novo parceiro(a)
  • A chegada a casa de um bebê

Como vê, as causas que podem fazer com que o seu cachorro esteja deprimido podem ser várias e diferentes. O importante neste caso é identificar qual é a que faz o nosso cachorro se encontrar deprimido para tentar minimizar esta situação.

O que fazer quando seu cachorro está triste - Causas da depressão nos cachorros

Tratamento básico da depressão em cães

Vamos começar por tratar esta situação como um caso ordinário e, só precisamos de ser um pouco empáticos e conhecer as causas para tentar resolver esta situação. É muito importante fazer com que o nosso cachorro se sinta querido e importante dentro do núcleo familiar, para isso, vamos dedicar tempo a realizar atividades como caminhadas, ir à praia ou praticar algum tipo de esporte com ele, como por exemplo o canicross.

Além disso, devemos proporcionar-lhe pelo menos dois brinquedos diferentes para quando se encontrar sozinho e sem a sua companhia. Aconselhamos você a utilizar aqueles que fazem barulho para que tenha uma sensação de ambiente.

Tente incentivá-lo e recompensá-lo quando realizar atividades e ordens básicas, é muito importante que o faça sentir-se útil e parte do que considera a sua matilha. As dicas para ter um cachorro feliz são várias mas podemos resumi-las em: passeios, diversão e carinho.

O que fazer quando seu cachorro está triste - Tratamento básico da depressão em cães

Casos graves de depressão em um cachorro

Se nada disto funcionar e as suas tentativas forem em vão, deverá tratar esta situação de forma especial e consultar um especialista que lhe ajude a resolver este problema. Lembre-se que não pode permitir que o seu cachorro deixe de comer ou de continuar com as suas rotinas habituais, não é saudável.

O veterinário ou educador canino irá dar-lhe conselhos e inclusive remédios homeopáticos para que a saúde do seu cachorro melhore, pois embora não se trate de um problema mental, a depressão pode ter consequência graves. Não hesite em fazer o melhor para o seu melhor amigo.

O que fazer quando seu cachorro está triste - Casos graves de depressão em um cachorro

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer quando seu cachorro está triste, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Sofia Padilha
*triste* MEU CACHORRO TÁ TRISTE AQUI DO MEU LADO EU NÃO POSSO BRINCAR COM ELE PORQUE EU TO FAZENDO OS TEMAS
E EU TAMBÉM ESTOU TRISTE
Quando meu cachorro tá triste eu também fico *entediada*
Vanda olivia
Eu não gosto de deixar minha pequena desse jeito.Eu fico triste eu acho que ela pensa q eu abandonei ela.
Sofia Padilha
Eu também acho isso Vanda Olivia
Paloma Alves
Olá, boa tarde.
Quando adotei meu cachorro ele ficou super alegre, corria aqui em casa, brincava, mas, com o tempo ele foi ficando triste. Não sei o que fazer, pois brinco com ele quase sempre e ele não muda seus sintomas de tristezas.. Estou tratando uns problemas que ele teve com carrapato e está melhorando.. Será que a tristeza dele é porque ele está com carrapatos/pulgas? Não sei se quando adotei ele, ele já estava com isso.. Mas, to cuidando.
Luísa Savala
Oi Paloma! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você continue o tratamento e marque uma visita ao veterinário o quanto antes para explicar essa situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Laura
meu cachorro está triste, ele n brinca com a gnt
mais ele late pra quem passa lá fora, come e bebe pouco mais come
ainda continua a ser tristeza ?
Luísa Savala
Oi Laura! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tifany
Eu tenho um boder colie e ele de dois dias pra cá parou de comer e está muito triste, não sei oq fazer não teve nenhuma mudança significativa aqui em casa então eu não sei oq é porfavor se vc puder me ajudar.
Luísa Savala
Oi Tifany! Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-come-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html
Se esse comportamento se mantiver, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
José ernejanes p silba
Meu cachorro tá sem come a ração e tá triste comi muito pouco pelo visto q comia é um labrador
Liliane
Meu cachorrinho anda triste
O que fazer.
1 de 5
O que fazer quando seu cachorro está triste