Partilhar

O que é o canicross

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 21 abril 2016
O que é o canicross

Ver fichas de  Cachorros

Não há nada melhor que compartilhar atividades diárias com o seu cachorro para fortalecer a vossa relação, por este motivo hoje no PeritoAnimal queremos lhe falar sobre o canicross, um esporte que consiste em correr junto com o seu cachorro unidos com um arnês para ele, um cinturão para si e uma guia amortecida que os une aos dois.

Além de ser super saudável para ambos e receber todos os benefícios da corrida, o canicross une-o ao seu pet e facilita a comunicação entre ambos. Descubra o que precisa saber para praticar canicross e pratique este esporte junto ao seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Gato tossindo - o que pode ser e o que fazer

Em que consiste

Existem competições de canicross embora você também o possa praticar sozinho em florestas, trilhas e caminhos.

Falamos de uma modalidade desportiva na qual o dono e o cachorro correm juntos, praticando exercício físico. O cachorro deve ir agarrado à cintura do seu dono com um arnês especial anti-puxões e um cinturão específico de canicross (costumam ser bastante compridos) que se colocará na cintura do dono para controlar a velocidade do cachorro.

As guias tradicionais não servem, trata-se de um equipamento específico que protege o cachorro e o dono dos puxões do companheiro de quatro patas.

O que é o canicross - Em que consiste

O que precisa

É fundamental contar com o equipamento específico para praticar este esporte, pois caso contrário poderíamos sofrer uma lesão, tanto o cachorro como o dono. O conjunto completo do canicross inclui:

  • Cinturão para o corredor
  • Arnês para o cachorro (não é o mesmo arnês que o do passeio)
  • Uma guia amortecida

Além destes elementos básicos para o esporte deverá ter em conta que:

  • O cachorro deve ter mais de ano, ter passado por um controle veterinário e se encontrar em perfeita forma física.
  • Não se pode participar em uma competição com cachorros agressivos que podem colocar em risco outros corredores, utilize a focinheira se for necessário.
  • O dono nunca pode ir à frente do cachorro.
O que é o canicross - O que precisa

Posso praticar canicross com o meu cachorro?

Antes de começar a praticar este esporte lembre-se que deve cumprir com os requisitos de idade e saúde mencionados anteriormente.

À partida podemos participar com qualquer cachorro apto para correr com regularidade, no entanto e como é lógico, existem raças de cachorros com uma melhor predisposição que outras para corridas. Neste aspeto deve utilizar o senso comum e não utilizar para o canicross cachorros como por exemplo o Pug, uma vez que no geral têm dificuldades respiratórias. Cachorros aptos para o canicross podem ser de todo o tipo, não falamos apenas do Husky Siberiano ou do Malamute do Alaska.

Antes de participar em uma competição, terá de treinar com o seu cachorro em parques ou zonas ideais para isso. A melhora na corrida do cachorro também ocorre de forma gradual, de forma idêntica à que nós adotamos.

O que é o canicross - Posso praticar canicross com o meu cachorro?

Rotina de treino

Existem várias modalidades dentro do canicross, no entanto a mais habitual é praticar esta atividade sobre terra firma embora existam outras categorias, como por exemplo na neve.

O percurso costuma de ser entre 5 a 10 km, no entanto isto pode variar em função das regras da federação organizadora. Neste tipo de eventos considera-se fundamental a atenção e o cuidado do cachorro, a classificação muitas vezes é algo secundário.

As pessoas que se dedicam a competir no canicross a nível profissional fazem-no desde o mais absoluto e profundo respeito com o animal, deste modo há algumas coisas proibidas, como por exemplo o cachorro correr com o arnês atrás do homem e também qualquer tipo de maltrato.

Por último, é recomendável ir ao veterinário com o seu cachorro para confirmar que a sua saúde e disponibilidade física para correr neste tipo de condições são as ideais.

O que é o canicross - Rotina de treino

Competição de canicross

O canicross ainda é uma prática pouco conhecida no Brasil, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Por isso, pode ser que você tenha alguma dificuldade em encontrar o equipamento necessário à venda no mercado nacional. Talvez o melhor seja recorrer a lojas online. Além disso, também já está sendo criada uma Federação Brasileira de Canicross para que a atividade ganhe mais visibilidade no país.

O que é o canicross - Competição de canicross

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é o canicross, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre O que é o canicross

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que é o canicross
1 de 6
O que é o canicross

Voltar ao topo da página