O que fazer quando seu cachorro está triste

O que fazer quando seu cachorro está triste

"O meu cachorro está triste" é uma das frases que um orgulhoso dono de um cão menos quer dizer, pois trata-se de mais um membro da família com o qual nos preocupamos de igual forma.

Os cachorros são animais muito sensíveis que percebem facilmente quando estamos tristes, alegres ou cansados. Acontece muitas vezes ficarmos contentes apenas ao receber o seu carinho e companhia, mas o que devemos fazer quando é o nosso cachorro que está triste?

Os cachorros são animais inteligentes que detetam sem dúvida alguma a perda de um ser querido, a ausência de carinho ou outros fatores que, ainda se tratando de pequenos detalhes, são importantes para ele. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as chaves para superar a depressão nos cachorros.

Como saber se o meu cachorro está triste? - Sintomas da depressão

Se conhecemos o nosso animal de estimação não teremos dificuldades em detetar a depressão e saberemos que ele está triste apenas de olhar para ele. Ainda assim, existem outros casos mais incomuns, como o caso dos cachorros abandonados que podemos adotar.

Os sintomas da depressão são idênticos aos que o ser humano pode sofrer:

  • Observamos o nosso cachorro com uma atitude de tristeza
  • Tem pouco apetite
  • Mostra um comportamento apático
  • Não se mostra afetivo conosco

Todos estes sinais em conjunto são sintomas de um cachorro triste ou deprimido e, você deve saber que o cachorro é um animal muito social, que gosta de receber atenções, carinho e mimos.

Causas da depressão nos cachorros

Um cachorro costuma sofrer depressão perante uma mudança significativa que altere a sua rotina habitual. As causas podem ser diferentes e muito variadas e, de seguida vamos lhe dar uma lista das mais comuns:

  • Falecimento de um ser querido, seja humano ou animal
  • Mudar de casa
  • Passar muito tempo sozinho
  • Mudança de casa de outro cachorro que vivia com ele
  • Choque
  • Ter passado por uma situação bastante desagradável
  • Ter passado por uma briga com outro cachorro
  • O divórcio do casal
  • Um novo parceiro(a)
  • A chegada a casa de um bebê

Como vê, as causas que podem fazer com que o seu cachorro esteja deprimido podem ser várias e diferentes. O importante neste caso é identificar qual é a que faz o nosso cachorro se encontrar deprimido para tentar minimizar esta situação.

Tratamento básico da depressão em cães

Vamos começar por tratar esta situação como um caso ordinário e, só precisamos de ser um pouco empáticos e conhecer as causas para tentar resolver esta situação. É muito importante fazer com que o nosso cachorro se sinta querido e importante dentro do núcleo familiar, para isso, vamos dedicar tempo a realizar atividades como caminhadas, ir à praia ou praticar algum tipo de esporte com ele, como por exemplo o canicross.

Além disso, devemos proporcionar-lhe pelo menos dois brinquedos diferentes para quando se encontrar sozinho e sem a sua companhia. Aconselhamos você a utilizar aqueles que fazem barulho para que tenha uma sensação de ambiente.

Tente incentivá-lo e recompensá-lo quando realizar atividades e ordens básicas, é muito importante que o faça sentir-se útil e parte do que considera a sua matilha. As dicas para ter um cachorro feliz são várias mas podemos resumi-las em: passeios, diversão e carinho.

Casos graves de depressão em um cachorro

Se nada disto funcionar e as suas tentativas forem em vão, deverá tratar esta situação de forma especial e consultar um especialista que lhe ajude a resolver este problema. Lembre-se que não pode permitir que o seu cachorro deixe de comer ou de continuar com as suas rotinas habituais, não é saudável.

O veterinário ou educador canino irá dar-lhe conselhos e inclusive remédios homeopáticos para que a saúde do seu cachorro melhore, pois embora não se trate de um problema mental, a depressão pode ter consequência graves. Não hesite em fazer o melhor para o seu melhor amigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer quando seu cachorro está triste, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.