menu
Partilhar

Por que meu coelho está triste?

 
Por Eduarda Piamore. 21 janeiro 2021
Por que meu coelho está triste?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos se tornaram um dos animais de estimação mais queridos pelas crianças não somente por seu aspecto adorável, mas também por seu temperamento divertido e amável que favorece a criação de um vínculo muito especial com seus tutores.

Mas, da mesma forma que acontece com cachorros e gatos, os coelhos podem passar por mudanças em seu comportamento por diversos motivos. Com certa frequência, vemos tutores preocupados por observar que seus coelhos estão muito quietos e mais tristes que o normal. E sua preocupação tem justificativa. Pois em geral, se temos um coelho triste isso pode ser um sintoma de algumas doenças ou de um déficit nutricional que prejudicam sua saúde e metabolismo. No entanto, estes roedores também podem ficar tristes quando se sentem sozinhos e/ou não recebem os estímulos físicos e mentais que precisam para manter um comportamento equilibrado.

Se você se pergunta por que meu coelho está triste? ou por que seu coelho não tem vontade de brincar?, veio ao site ideal. Neste artigo do PeritoAnimal te explicaremos as principais causas de um coelho triste e te contaremos o que você pode fazer para melhorar o bem estar do seu animal de estimação. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando seu cachorro está triste

Várias raças, personalidades distintas

Se pretendemos adotar um coelho, é essencial que gastemos nosso tempo para conhecer um pouco melhor este animal encantador. Da mesma forma que existem várias raças de cachorros e gatos, também existem diferentes raças de coelhos e cada uma delas tem características próprias tanto em sua aparência como em sua personalidade.

Algumas raças, como o coelho rex, costumam ser ativas e necessitam de uma alta dose de exercício diário para manter um bom temperamento. Por outro lado, os coelhos cabeça de leão são mais calmos e aproveitam longas horas de carinho nos braços de seus familiares. Por isso, antes de se decidir por uma ou outra raça, é importante as conhecer melhor para escolher seu animal de estimação ideal segundo seu estilo de vida e nossas expectativas em relação ao novo integrante familiar para evitar que tenhamos um coelho triste por não podermos oferecer a ele o que necessita.

Entretanto, embora possamos falar de um comportamento genérico para cada raça a partir de aspectos compartilhados por seus representantes, o certo é que cada coelho possui uma personalidade própria. Por esta razão, é importante que cada tutor separe um tempo para conhecer seu animal de estimação para lhe oferecer os cuidados apropriados e estabelecer uma relação positiva de afeto e companheirismo.

Por isso, talvez possa te interessar esse outro artigo que mostra como fazer brinquedos para coelhos.

Por que meu coelho está triste? - Várias raças, personalidades distintas

Meu coelho está triste e não quer comer - Causas patológicas

Em geral, os coelhos são caracterizados por serem animais muitos ativos e inteligentes que demonstram uma disposição notável para o entretenimento. Por isso, mesmo que não exista uma causa única para um coelho triste, isso costuma ser um sintoma negativo que revela algum problema em seu organismo podendo acarretar em coelho doente. Assim, te lembramos a importância de levar seu coelhos ao veterinário especializado em identificar qualquer alteração em seu aspecto ou comportamento normal.

Os coelhos são animais muito limpos e sensíveis, portanto sua saúde pode ser afetada por numerosas doenças. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer ao observar um coelho triste, que se recusa a comer ou se o coelho está muito quieto, é levá-lo rapidamente ao veterinário especializado. Na clínica veterinária, o profissional poderá verificar o estado de saúde de seu coelho e descartar possíveis causas patológicas.

Além disso, os coelhos precisam receber uma medicina preventiva adequada durante toda a sua vida. Para cuidar bem de seu animal de estimação, lembre de realizar visitas ao veterinário especializado a cada seis meses e respeitar sua carteira de vacinas e desparasitações.

Por que meu coelho está triste? - Meu coelho está triste e não quer comer - Causas patológicas

Coelho triste e muito quieto - Deficiências nutricionais

Um coelho que perde o interesse em brincar e parece apático pode não estar recebendo os nutrientes essenciais para fortalecer seus sistema imunológico e manter um metabolismo ativo. As deficiências nutricionais podem favorecer o desenvolvimento de diversas doenças e alterar o comportamento normal de seu coelho. Por isso, uma alimentação equilibrada é um aspecto crucial para manter a boa saúde, prevenir a obesidade e o temperamento ativo de seu animal de estimação.

Apesar de feno fresco (de boa qualidade) e as verduras de folha verde serem recomendáveis como a base de uma dieta mais natural para os coelhos domésticos, você também poderá lhe oferecer frutas, verduras e legumes de forma moderada para diversificar sua rotina alimentar e despertar seu apetite. Obviamente, sempre evitaremos os alimentos proibidos que prejudicam seu organismo.

Por que meu coelho está triste? - Coelho triste e muito quieto - Deficiências nutricionais

Meu coelho está triste e quieto - Crescimento anormal dos dentes

Os dentes dos coelhos crescem durante toda a sua vida, por isso o animal deve desgastá-los para manter um comprimento ideal. Quando seus dentes crescem excessivamente ou de forma desigual, um coelho pode apresentar vários sintomas negativos, como perda de apetite e de peso, falta de energia, tristeza, problemas oculares, etc.

O crescimento anormal dos dentes em um coelho também pode ser uma herança genética ou derivar de um acidente ou golpe. Entretanto, os coelhos domésticos cuja dieta se baseia em consumo de rações comerciais são especialmente suscetíveis a este problema, por não conseguirem desgastar seus dentes com este tipo de alimento.

Em seu habitat natural, os coelhos desgastam seus dentes ao consumir plantas fibrosas. Por esta razão, o feno fresco (ou forragem) é um elemento tão importante na dieta dos coelhos domésticos, já que sua mastigação lhes permite manter o desgaste ideal de seus dentes.

Por que meu coelho está triste? - Meu coelho está triste e quieto - Crescimento anormal dos dentes

Coelho muito triste - Falta de estimulação física e mental

Muitas pessoas se equivocam ao pensar que os coelhos não precisam receber tanta atenção como os cachorros e os gatos. Na realidade, são animais muito inteligentes e sensíveis que precisam exercitar seu corpo e sua mente para manter uma saúde ideal e um comportamento equilibrado. Apesar de precisarem de cuidados diários relativamente mais simples que os cachorros, por exemplo, a solidão, o sedentarismo, o estresse e o tédio (entre outros sentimentos negativos) podem afetar seu comportamento normal e inclusive proporcionar um coelho doente.

Se seu coelho está triste, pode ser que se sinta só e precise de sua companhia para melhorar seu estado de espírito. Por isso, reserve um tempo exclusivo para brincar com seu animal de estimação, lhe dar carícias e se dedicar à sua limpeza. Também lembre de enriquecer seu ambiente para lhe permitir exercitar suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais em um ambiente tranquilo e seguro, ainda que tenha que sair de seu lar.

Por que meu coelho está triste? - Coelho muito triste - Falta de estimulação física e mental

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu coelho está triste?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Bibliografia
  • BERTHELSEN, Heidi; HANSEN, L. T. The effect of hay on the behaviour of caged rabbits (Oryctolagus cuniculus). Animal Welfare, 1999, vol. 8, no 2, p. 149-157. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168159100000939?casa_token=8gXKoF3Fg_EAAAAA:FMOpEucBsA18yjv9Ih18TvodoP1s9SkonbDAe9nvOLyou1FffOgbxOrJPgeQP0ckb7cW4FsyESc>. Acesso em 19 de janeiro de 2021.
  • GIDENNE, Thierry; LEBAS, François. Feeding behaviour in rabbits. Feeding in domestic vertebrates. From structure to behaviour (ed. V Bels), 2006, p. 179-209. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Francois_Lebas2/publication/266603318_Feeding_behaviour_in_rabbits/links/5490357d0cf225bf66a82644/Feeding-behaviour-in-rabbits.pdf>. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu coelho está triste?
1 de 6
Por que meu coelho está triste?

Voltar ao topo da página