Gato magro quando está idoso: causas e o que fazer



Ver fichas de Gatos
Não é incomum que tutores de gatos idosos se perguntem: "como posso ajudar meu gato idoso a ganhar peso?". A verdade é que, conforme envelhecem, os gatos tendem a perder um pouco de peso ou massa muscular devido ao processo natural de envelhecimento. No entanto, uma perda de peso acentuada ou significativa não é normal e geralmente indica algum problema de saúde ou doença que requer acompanhamento veterinário.
Portanto, se você notou que seu gato mais velho está perdendo peso de forma evidente, leve-o ao veterinário para investigar se há uma causa patológica por trás disso. Se quiser saber mais sobre gato magro quando está idoso e entender "por que meu gato idoso está emagrecendo?", continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
1. Doença renal crônica
Uma das doenças mais comuns em gatos idosos é a doença renal crônica, que afeta principalmente gatos a partir dos sete anos. Ela consiste em uma redução progressiva da taxa de filtração glomerular dos rins e da própria funcionalidade renal. Isso faz com que toxinas que deveriam ser filtradas permaneçam no organismo, além de causar desequilíbrios eletrolíticos e aumento da pressão sanguínea.
Embora muitas vezes a causa dessa doença seja desconhecida, em alguns casos ela surge como consequência de problemas renais agudos, como infecções urinárias, hipovolemia ou uso de anti-inflamatórios não esteroides. Um dos sintomas da doença renal crônica em gatos é a perda de apetite e de peso. Portanto, se seu gato idoso está mais magro, essa pode ser uma causa possível, principalmente se ele também apresentar sinais como:
- Vômitos;
- Poliúria e polidipsia (aumento da urina e da sede);
- Úlceras orais;
- Halitose (mau hálito);
- Desidratação;
- Hipertensão;
- Anemia por doença crônica.
Tratamento
Se o emagrecimento do seu gato idoso for causado por doença renal crônica, o tratamento deve incluir:
- Controle da proteinúria com inibidores da ECA (como benazepril ou enalapril);
- Restrição de fósforo na dieta ou uso de quelantes de fósforo;
- Dieta renal em estágios avançados;
- Nutrição forçada em gatos que se recusam a comer;
- Tratamento da hipertensão com anlodipino;
- Hidratação com fluidoterapia;
- Suplementação de potássio em estágios avançados ou em gatos com hipocalemia;
- Eritropoetina para gatos com anemia grave.

2. Hipertireoidismo
O hipertireoidismo felino é outra doença comum em gatos idosos, caracterizada por perda de peso, mas com um aumento de apetite. Por isso, é uma das causas de gato magro quando está idoso. Além disso, apresenta outros sintomas típicos, como:
- Hiperatividade ou agitação acima do normal;
- Vômitos;
- Pelagem opaca e sem brilho;
- Poliúria e polidipsia (aumento da urina e da sede);
- Miados excessivos;
- Ventroflexão do pescoço (postura cabisbaixa).
Esses sinais ocorrem devido ao aumento do metabolismo causado pela produção excessiva dos hormônios tireoidianos T3 e T4. Geralmente, isso se deve a um tumor benigno na tireoide (hiperplasia adenomatosa funcional), que geralmente afeta ambos os lados da glândula e, com o tempo, pode se tornar maligno.
Tratamento
Se o hipertireoidismo for a causa do emagrecimento do seu gato idoso, as opções de tratamento incluem:
- Medicamentos como o metimazol, que ajuda a controlar o excesso de hormônios da tireoide;
- Dieta com baixo teor de iodo;
- Tireoidectomia ou remoção cirúrgica da tireoide;
- Administração de iodo radioativo, que reduz os níveis de hormônios tireoidianos e alivia os sinais clínicos no felino afetado. Este é o melhor tratamento, mas nem sempre está disponível.
3. Câncer
Outra doença que pode explicar por que gatos idosos param de comer é o câncer, uma condição muito grave e fatal cujo prognóstico piora conforme o tumor se espalha e avança no organismo do gato. O câncer consiste em um crescimento celular descontrolado que surge devido a uma mutação genética em um ou mais tipos de células em uma determinada localização.
Quando o câncer tem capacidade de se espalhar para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea, afetando órgãos como pulmões, ossos ou rins, denomina-se metástase, o que agrava consideravelmente o quadro clínico e piora o prognóstico.
Nos gatos, os tumores mais frequentes são, em primeiro lugar, o linfoma, seguido pelo carcinoma de células escamosas, câncer de mama, adenocarcinoma intestinal, sarcoma de tecidos moles, osteossarcoma e mastocitoma. Os sintomas que um câncer pode causar em gatos variam e dependem da localização do tumor e de sua gravidade, mas a perda de peso ou caquexia tumoral é um sinal frequente nestes casos.
Tratamento
O tratamento do câncer em gatos idosos dependerá de sua localização, se pode ou não ser removido cirurgicamente, e se apresentou metástase à distância. Nos tumores que podem ser removidos, deve-se realizar uma remoção cirúrgica completa, muitas vezes acompanhada de quimioterapia. Se a metástase ainda não ocorreu, a quimioterapia é geralmente a melhor opção para a maioria dos tumores. Porém, se já houver metástase e esta for grave, o gato idoso geralmente não tolera bem o tratamento com fármacos citotóxicos, sendo mais adequado optar por cuidados paliativos.
Por exemplo, no caso do linfoma, existem protocolos de quimioterapia como o COP ou o CHOP, enquanto no carcinoma de células escamosas, a criocirurgia pode ser uma boa opção. Em outros tumores, a eletroquimioterapia ou a radioterapia também podem ajudar a melhorar a expectativa de vida do nosso gato idoso afetado.
4. Problemas bucais
Um dos sintomas que os problemas dentários ou bucais podem causar em nossos gatos, sejam idosos ou não, é a perda de peso devido à recusa em ingerir alimentos, especialmente os mais duros, devido à dor provocada por distúrbios como doença periodontal, cáries, gengivoestomatite crônica felina e fraturas dentárias ou mandibulares. Todos esses problemas podem fazer com que nossos gatos idosos percam peso, além de ficarem mais fracos, apáticos e menos ativos que o normal, em decorrência do desconforto ou da dor.
Tratamento
O tratamento desses problemas vai depender do tipo específico, mas em alguns casos extrações dentárias, ou até mesmo a remoção de todos, ou da maioria dos dentes, em casos de gengivoestomatite crônica felina, são a melhor solução. Em outros casos, uma limpeza dental e o tratamento das fraturas ou danos, juntamente com medicação para dor e inflamação, acabam sendo a alternativa mais interessante.

5. Doença inflamatória intestinal
A doença inflamatória intestinal também pode ser uma causa de emagrecimento em gatos idosos. Conhecida como IBD felina (Inflammatory Bowel Disease), essa condição é um distúrbio inflamatório que afeta o intestino dos gatos, seja o delgado ou o grosso, e que às vezes pode estar associada a hepatite ou pancreatite, sendo então chamada de tríade felina. A IBD se caracteriza pela infiltração de células inflamatórias, como linfócitos, plasmócitos ou eosinófilos, na camada própria da mucosa intestinal.
Entre os sintomas mais comuns da doença inflamatória intestinal estão a perda de peso e vômitos biliares ou com muco, embora também possa causar diarreia.
Tratamento
Se você tem um gato idoso com IBD, saiba que o tratamento inclui uma combinação de medicamentos e mudanças na dieta. No tratamento médico, os medicamentos mais utilizados são imunomoduladores e imunossupressores como a prednisolona, ou clorambucil caso a prednisolona não seja totalmente eficaz. Também se costuma usar metronidazol por seus efeitos imunomoduladores e antimicrobianos, sem esquecer a suplementação de vitamina B12, que geralmente está em níveis baixos em gatos idosos com IBD. O tratamento dietético consiste em usar alimentos de fácil digestão, disponíveis em lojas especializadas em produtos para animais, incluindo rações e dietas úmidas de prescrição.
Como você pode ver, o emagrecimento em gatos idosos pode estar associado a diversos problemas de saúde. Por isso é, essencial procurar um veterinário.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato magro quando está idoso: causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.