Partilhar

Meu gato espalha areia - soluções eficazes!

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 8 novembro 2018
Meu gato espalha areia - soluções eficazes!
Fonte: Layprisdyrehandel.dk

Ver fichas de  Gatos

O seu gato espalha a areia da caixinha dele como se fosse uma festa e ele estivesse lançando confetes? Ele não é o único! Muitos tutores de felinos domésticos se queixam deste problema.

Se você está procurando soluções para não estar varrendo todos os dias a areia que o seu gato espalhou, encontrou o artigo certo! O PeritoAnimal escreveu este artigo especialmente para ajudar os tutores com a típica pergunta "o meu gato espalha areia, o que posso fazer?". Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Porque o meu gato espalha areia?

Em primeiro lugar, é importante que você perceba a razão pela qual o seu gato espalha areia. Compreender os comportamentos do seu felino é um passo essencial para melhorar a sua relação com ele!

Provavelmente você já observou o comportamento normal de eliminação do seu gatinho doméstico que vive na sua casa ou apartamento e faz as necessidades dele numa caixa de areia. Quando os gatos utilizam a caixinha de areia ou liteira, geralmente eles seguem um padrão de comportamento. Primeiro, começam por inspecionar a areia da caixa. De seguida, escavam um pouco de modo a obter uma depressão na areia. Depois disso, urinam ou defecam e a maior parte dos gatos, tenta cobrir os dejetos deles. É este o momento e que o gato se entusiasma e a festa de confetes começa!

Na verdade, este comportamento dos gatos é perfeitamente normal e os gatos selvagens fazem exatamente o mesmo. Os gatos enterram as fezes deles por dois principais motivos: são animais muito limpos e evitam a atenção de predadores ou outros seres da mesma espécie. Porém, nem todos os gatos enterram as fezes deles. Caso o seu gato esteja a defecar fora da caixa de areia, deverá consultar o seu médico veterinário de confiança para descartarem possíveis origens patológicas.

Apesar de ser completamente normal este comportamento de tapar os dejetos e isso ter como consequência, por vezes, espalharem areia por todo lado, existem algumas soluções!

Meu gato espalha areia - soluções eficazes! - Porque o meu gato espalha areia?

Limpeza da caixa de areia

Os gatos são animais extremamente limpos! Não há nada que um gato mais odeie do que a sujeira. Com certeza você já observou o seu felino se limpando horas seguidas. Eles cuidam muito do pelo deles e fazem de tudo para estarem sempre limpos. Eles esperam o mesmo da caixa de areia deles, que esteja sempre asseada! No habitat natural deles, os gatos selvagens escolhem locais limpos e com areia para que possam fazer as necessidades deles e de seguida as taparem ou enterrarem.

Se a caixa de areia do seu gato está demasiado suja, ele tem de dar muitas voltas e mexer bastante na areia para conseguir encontrar um ponto limpo o suficiente para ele urinar ou defecar. Inevitavelmente, se a areia está muito suja, ele vai escavar e remexer até ter uma zona limpa, e isso significa: areia espalhada por todo o lado! Alguns gatos escavam até ao ponto de tirar os dejetos deles para fora da caixa.

Assim sendo, o ideal é manter a caixa o mais limpa possível e você vai ver que a quantidade de areia que vem para fora será muito inferior.

Meu gato espalha areia - soluções eficazes! - Limpeza da caixa de areia

Tipos de areia para gatos

O tipo de areia pode influenciar a quantidade desta que sai para fora, já que o gato pode sentir que precisa de escavar mais com uma areia do que com outra. O ideal é você experimentar diferentes tipos de areia e escolher a preferida do seu felino. As preferências dos gatos são muito particulares, tal como a personalidade deles.

A quantidade de areia também pode estar na origem deste problema. Demasiada areia faz com que não exista altura suficiente da caixa e a areia saia assim que o gato comece escavando. Por outro lado, quantidade de areia insuficiente obriga o gato a escavar muito mais para conseguir cobrir os dejetos dele, o que acaba por originar o mesmo problema. O ideal é ter entre 5 a 10 cm de altura de areia. Assim, o gato pode escavar confortavelmente e enterrar as fezes sem dificuldade.

Se gostaria se saber mais sobre o tipo de areia ideal, leia o nosso artigo sobre qual a melhor areia higiênica para gatos.

Tipo de caixa de areia

Na maioria das vezes, o problema está na caixa de areia. Idealmente uma caixa de areia deveria ter 1,5 vezes o tamanho do gato. Todos sabemos que as maior parte das caixas de areia disponíveis no mercado são bem mais pequenas do que o ideal. Não é de admirar que uma boa quantidade de areia acabe saindo para fora. Os gatos devem poder, no mínimo, dar a volta sobre eles próprios facilmente dentro da caixa. Recorde que o gato ao escavar atira a areia para trás e se a caixa for pequena, não vai existir espaço suficiente atrás do gato e a areia vai terminar saindo para fora da caixa. Leia o nosso artigo completo sobre qual a melhor caixa de areia para gatos.

A altura da caixa de areia também é importante. Mesmo que a caixa seja grande o suficiente, alguma areia vai acabar por sair se os lados forem muito baixos. Você deve escolher uma caixa com alguma altura nos lados para evitar que a areia saia por esse motivo. Este ponto é especialmente importante nos gatos que são especialistas em escavações! Você, melhor do que ninguém conhece o seu felino e saberá identificar qual a solução mais eficaz para o caso dele.

Se depois de ler este artigo concluiu que a solução ideal é mudar a caixa de areia, deve fazê-lo de forma gradual. Os gatos precisam de um período de adaptação à nova caixa. Comece por colocar a nova caixa ao lado da antiga durante uma ou duas semanas, até observar que o gato começa a utilizar a nova caixa mais frequentemente. Quando o seu gato estiver habituado à nova caixinha dele, pode retirar a antiga!

Alguns gatos não sabem usar a caixa de areia, se esse é o caso do seu gato, você deve ensinar para ele como usar a caixinha. Para além disso deve estar atento se o seu gato utiliza sempre a liteira. Um dos primeiros sinais de que algo errado está passando com o seu gato é quando ele começa a fazer as necessidades fora da caixa. É importante visitar o seu médico veterinário duas vezes por ano para garantir que está tudo bem com o seu pequeno!

Se você tem mais do que um gato, leia o nosso artigo sobre quantas caixas de areia deve ter por gato.

Meu gato espalha areia - soluções eficazes! - Tipo de caixa de areia
Fonte: petmd.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato espalha areia - soluções eficazes!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Meu gato espalha areia - soluções eficazes!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Mi
Olá, meu gato começou há algumas semanas a tirar o coco da caixa de areia e ficar brincando com ele, o que resulta em coco espalhado por toda a sacada. Ele já tem o hábito de espalhar areia para fora da caixa e agora começou a retirar o coco e ficar brincando com ele. O que fazer??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mi! Você já tentou as dicas do artigo? Ele tem brinquedos com que se entreter?
A sua avaliação:
Laianeh Gateira
haha! Amei mesmo! Foi muito úti! Parabéns aos criadores do site, do artigo! Este site me ajudou muito com minha gatinha! Gostaria que colocassem mais sobre curiosidades sobre gatos siameses, os cuidados, personalidades... Se for possível seria ótimo
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laianeh! Temos vários artigos sobre os gatos siameses. Se você fizer a pesquisa diretamente no nosso site com a palavra "siamês", você vai encontrar vários artigos sobre essa raça. Este artigo é sobre as características deles: https://www.peritoanimal.com.br/caracteristicas-do-gato-siames-22549.html

Meu gato espalha areia - soluções eficazes!
Fonte: Layprisdyrehandel.dk
Fonte: petmd.com
1 de 4
Meu gato espalha areia - soluções eficazes!

Voltar ao topo da página