Partilhar

Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 19 dezembro 2016
Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são animais sociais que cheiram o rabo uns dos outros para se conhecerem e socializar. No entanto, muitos cachorros agacham-se, metem o rabo entre as patas e, fogem inclusive quando outro tenta cheirá-lo.

Isto pode se dever a problemas de socialização ou algum trauma que fez com que o cachorro não tenha auto-estima e se sinta inseguro com outros da mesma espécie.

Se o seu cachorro não se deixa cheirar por outros cães, não desespere pois não é uma situação incomum. No entanto, é uma atitude negativa e estressante que pode prejudicar a felicidade e o bem-estar do seu amigo peludo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para perceber por que o seu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros e o que pode fazer a estes respeito.

Causas do medo

O seu cachorro pode não deixar outros cachorros cheirá-lo porque tem medo. Para o ajudar a melhorar, deve tentar identificar a causa do medo:

  • Medo por falta de socialização: pode ser que o seu cachorro não deixe outros cachorros cheirarem porque não foi corretamente socializado desde filhote e não está habituado ao contato com outros animais.
  • Medo devido a um trauma: os cachorros que sofreram más experiências com outros cachorros podem se tornar medrosos e ter medo do contato com outros cachorros, mesmo que não seja agressivos, pelo que não se deixam cheirar.
Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros - Causas do medo

Tratar o problema

Não fique impaciente se o seu cachorro não se deixar cheirar por outros cachorros, é um problema de autoestima e tem solução com paciência e muito carinho.

Pode pedir ajuda a algum amigo que tenha um cachorro tranquilo para começar a fazer exercícios com os dois peludos. Apresente-o ao outro cachorro pouco a pouco e vá dar um passeio com eles juntos para se irem habituando à sua presença. Quando estiver relaxado junto ao outro cachorro ou for brincar com ele, premie-o. Pouco a pouco irá se habituando e começará a sentir confiança até se deixar cheirar.

Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros - Tratar o problema

O que não deve fazer

  • Sob qualquer circunstância pode perder a paciência e gritar com o cachorro ou se aborrecer com ele se não avançar e não se deixar cheirar por outros cachorros. Se o seu problema for o medo, isto apenas irá piorá-lo.
  • Deve deixá-lo avançar ao seu próprio ritmo, nunca o obrigue a socializar com outros cachorros se não se sentir seguro, nem o deve empurrar para o cheirarem.
  • O seu peludo pode se sentir forçado se houver muitos cachorros à sua volta tentando cheirá-lo, pelo que é preferível não o levar a parques de cachorros nas horas em que houver mais cachorros, caso contrário pode sofrer de ansiedade e o problema agravar-se mais.
  • Quando o seu cachorro se assusta e mete o rabo entre as patas quando outro vai cheirá-lo, não o acaricie ou dê carinho, embora ele o peça. Isto apenas irá reforçar a sua atitude e medo, uma vez que associará que está premiando esse comportamento.
Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros - O que não deve fazer

Solicitar a ajuda de um profissional

Se a situação não melhorar e o seu cachorro não se deixar cheirar por outros cachorros, tentando inclusive socializá-lo com outros cães de confiança, pode ser precisa a ajuda de um etólogo. Um profissional poderá determinar a causa do problema e ajudá-lo melhorar a superar o seu medo.

Além disso, um educador canino ou um etólogo não só ajudará o cachorro, como também lhe dará as dicas necessárias para continuar trabalhando em reforçar a autoestima do animal. Desta forma, conseguirá que o seu cachorro viva uma vida feliz, equilibrada e relaxada.

Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros - Solicitar a ajuda de um profissional

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros
1 de 5
Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

Voltar ao topo da página