Problemas de comportamento

Por que meu cachorro idoso não dorme à noite?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 4 setembro 2023
Por que meu cachorro idoso não dorme à noite?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se seu cachorro idoso não dorme durante a noite, provavelmente você também não está conseguindo obter um bom descanso e perguntando-se por que motivo seu amigo peludo se mostra inquieto ou nervoso, anda de um lado para o outro na casa, reclama, chora ou vai até você com frequência.

Os cães adultos dormem por volta de 12 horas por dia, número que em animais mais velhos pode subir para até 14 horas. Durante o dia, é possível observar que o cachorro tira pequenas sonecas, mas é durante a noite que os cães geralmente descansam por oito a nove horas de forma ininterrupta. Se o seu cão idoso acorda muito durante a noite e não descansa o suficiente, é importante procurar a causa do seu comportamento para ajudá-lo a dormir e assim evitar problemas de saúde. Então, por que seu cachorro idoso não dorme à noite? Te explicamos neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não brinca?

Índice

  1. Dores
  2. Perda da visão ou audição
  3. Incontinência urinária
  4. Mudanças na rotina
  5. Causas neurológicas

1. Dores

Se seu cachorro não dorme à noite, um dos primeiros aspectos a considerar é se o animal está sofrendo com algum tipo de dor. Entre as doenças mais comuns que acometem cães de idade avançada estão os problemas osteoarticulares e de mobilidade, como a artrite e a artrose, que afetam especialmente os animais de raças de grande porte ou com sobrepeso.

Não deixe que seu cachorro durma diretamente no chão, dê a ele uma almofada ou uma caminha de boa qualidade, com espessura e tamanho suficiente para que ele possa se deitar com total comodidade. Frente a qualquer sintoma de doença ou dor, vá ao consultório veterinário para que o profissional faça um check-up completo do animal e prescreva o tratamento mais adequado. No caso de cachorros idosos, recomenda-se uma revisão anual ou bimestral, mesmo que não exista nenhum sinal evidente de alguma doença. Em alguns casos, ele poderá prescrever algum tipo de remédio para o cachorro idoso dormir à noite.

2. Perda da visão ou audição

Quando os cães chegam a uma idade muito avançada, tanto sua capacidade visual como auditiva tendem a diminuir de maneira natural, assim como ocorre com os seres humanos. Além disso, um cachorro idoso tem maior propensão de desenvolver doenças dos olhos, como catarata ou ceratoconjuntivite, que afetam a visão do animal.

Se seu amigo peludo tiver dificuldades para ver e ouvir com clareza, é possível que fique desorientado com maior facilidade ou que passe a ter alguns medos e inseguranças que o impeçam de descansar bem durante a noite. Nesses casos, é necessário fazer uma visita ao veterinário, que indicará um tratamento para frear ou atrasar o máximo de tempo possível o avanço de doenças relacionadas à visão e/ou à audição, e assim proporcionar ao cachorro uma melhor qualidade de vida.

Por que meu cachorro idoso não dorme à noite? - 2. Perda da visão ou audição

3. Incontinência urinária

Os problemas urinários também costumam aparecer com maior frequência em cachorros idosos. A incontinência urinária em animais mais velhos pode ter causas diversas, como o aparecimento de cálculos no trato urinário, problemas neurológicos, infecções urinárias, pedras na bexiga, efeitos indesejados da castração, etc. Naturalmente, se o cachorro precisa urinar em intervalos pequenos de tempo, não conseguirá dormir durante a noite e se sentirá nervoso e desconfortável, especialmente se a incontinência estiver associada a algum tipo de dor.

Como sempre, recomendamos buscar quanto antes o auxílio do veterinário caso sejam notados no cachorro sintomas de incontinência ou dor. Nesse caso, o profissional irá realizar os exames necessários para identificar a origem do problema para poder tratá-lo. Em casa, você pode arrumar para o seu amigo uma área confortável, cheia de papéis e/ou tapetes absorventes onde possa ir quando necessitar de urinar, bem como ir modificando gradualmente os passeios para os adaptar às necessidades atuais.

4. Mudanças na rotina

Um outro motivo que explica por que um cachorro idoso não dorme à noite é a falta de rotina. Manter rotinas estáveis ​​em casa permite que os cães adquiram algum controle de seu ambiente, o que se converte em uma maior sensação de segurança e tranquilidade. Ou seja, se o seu amigo peludo souber que horas vai comer, que horas vai passear ou que horas vai ficar sozinho em casa, poderá relaxar com mais facilidade, já que sabe que vive num ambiente previsível. Contudo, é claro que nem sempre é possível ter horários fixos e tudo bem, uma vez que os cachorros têm uma grande capacidade de adaptação se seus tutores os ajudarem a lidar com novas situações.

Entretanto, a medida que os cachorros envelhecem, essa capacidade de adaptação a ambientes e rotinas variáveis vai diminuindo, de forma que as mudanças no seu dia a dia se tornam cada vez mais estressantes.

Caso você tenha se mudado recentemente, mudado o horário de trabalho, se há uma pessoa nova morando com vocês em casa ou, por outro lado, alguém que parou de viver aí, ou se aconteceu algum evento notável que alterou sua rotina, é muito provável que seu cachorro idoso não durma à noite por estar perturbado ou ansioso. Esse problema pode ser resolvido com a ajuda de um etólogo canino e por meio de uma série de exercícios de modificação de conduta.

5. Causas neurológicas

Se a insônia do seu amigo peludo não corresponder a nenhuma das causas anteriores, é possível que ele esteja começando a desenvolver uma patologia conhecida como síndrome da disfunção cognitiva, mais conhecida como alzheimer. O alzheimer é um tipo de demência senil canina que aparece em cães de qualquer raça e de idade avançada, causando sintomas como insônia, confusão e desorientação, latidos sem motivo aparente, irritabilidade, anorexia, incontinência, ansiedade, entre outros.

O alzheimer é uma doença degenerativa e crônica, para a qual não existe cura. Por isso, neste caso não haverá um remédio para o cachorro idoso dormir à noite. No entanto, muito pode ser feito para retardar o aparecimento dos sintomas ou prevenir o seu aparecimento, como, por exemplo:

  • Manter seu cachorro estimulado física, social e mentalmente (passeios por áreas verdes, treinamento, brinquedos interativos, quebra-cabeças, jogos de olfato, etc);
  • Tentar manter rotinas estáveis;
  • Proporcionar ao cachorro uma dieta adequada e de qualidade, com ajuda de um veterinário nutricionista;
  • Adaptar a casa as necessidades do animal (mobilidade reduzida, perda da sensibilidade, etc), e criar espaços confortáveis e silenciosos para descanso;
  • Usar a medicação ou suplementos nutricionais indicados pelo veterinário, se necessário.

Como sempre, recomendamos uma visita ao veterinário e uma consulta etológica para estabelecer um plano de tratamento eficaz para o seu amigo peludo.

E aí, já sabe por que seu cachorro idoso não dorme à noite? Também te recomendamos este outro artigo sobre os motivos que levam um cachorro a dormir de olhos abertos.

Por que meu cachorro idoso não dorme à noite? - 5. Causas neurológicas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro idoso não dorme à noite?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu cachorro idoso não dorme à noite?