Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros

Os cães são animais sociais que cheiram o rabo uns dos outros para se conhecerem e socializar. No entanto, muitos cachorros agacham-se, metem o rabo entre as patas e, fogem inclusive quando outro tenta cheirá-lo.

Isto pode se dever a problemas de socialização ou algum trauma que fez com que o cachorro não tenha auto-estima e se sinta inseguro com outros da mesma espécie.

Se o seu cachorro não se deixa cheirar por outros cães, não desespere pois não é uma situação incomum. No entanto, é uma atitude negativa e estressante que pode prejudicar a felicidade e o bem-estar do seu amigo peludo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para perceber por que o seu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros e o que pode fazer a estes respeito.

Causas do medo

O seu cachorro pode não deixar outros cachorros cheirá-lo porque tem medo. Para o ajudar a melhorar, deve tentar identificar a causa do medo:

  • Medo por falta de socialização: pode ser que o seu cachorro não deixe outros cachorros cheirarem porque não foi corretamente socializado desde filhote e não está habituado ao contato com outros animais.
  • Medo devido a um trauma: os cachorros que sofreram más experiências com outros cachorros podem se tornar medrosos e ter medo do contato com outros cachorros, mesmo que não seja agressivos, pelo que não se deixam cheirar.

Tratar o problema

Não fique impaciente se o seu cachorro não se deixar cheirar por outros cachorros, é um problema de autoestima e tem solução com paciência e muito carinho.

Pode pedir ajuda a algum amigo que tenha um cachorro tranquilo para começar a fazer exercícios com os dois peludos. Apresente-o ao outro cachorro pouco a pouco e vá dar um passeio com eles juntos para se irem habituando à sua presença. Quando estiver relaxado junto ao outro cachorro ou for brincar com ele, premie-o. Pouco a pouco irá se habituando e começará a sentir confiança até se deixar cheirar.

O que não deve fazer

  • Sob qualquer circunstância pode perder a paciência e gritar com o cachorro ou se aborrecer com ele se não avançar e não se deixar cheirar por outros cachorros. Se o seu problema for o medo, isto apenas irá piorá-lo.
  • Deve deixá-lo avançar ao seu próprio ritmo, nunca o obrigue a socializar com outros cachorros se não se sentir seguro, nem o deve empurrar para o cheirarem.
  • O seu peludo pode se sentir forçado se houver muitos cachorros à sua volta tentando cheirá-lo, pelo que é preferível não o levar a parques de cachorros nas horas em que houver mais cachorros, caso contrário pode sofrer de ansiedade e o problema agravar-se mais.
  • Quando o seu cachorro se assusta e mete o rabo entre as patas quando outro vai cheirá-lo, não o acaricie ou dê carinho, embora ele o peça. Isto apenas irá reforçar a sua atitude e medo, uma vez que associará que está premiando esse comportamento.

Solicitar a ajuda de um profissional

Se a situação não melhorar e o seu cachorro não se deixar cheirar por outros cachorros, tentando inclusive socializá-lo com outros cães de confiança, pode ser precisa a ajuda de um etólogo. Um profissional poderá determinar a causa do problema e ajudá-lo melhorar a superar o seu medo.

Além disso, um educador canino ou um etólogo não só ajudará o cachorro, como também lhe dará as dicas necessárias para continuar trabalhando em reforçar a autoestima do animal. Desta forma, conseguirá que o seu cachorro viva uma vida feliz, equilibrada e relaxada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não se deixa cheirar por outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.