Partilhar

Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução

Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução

Ver fichas de  Cachorros

Não há nenhum truque para fazer uma cadela cruzar. Os animais agem de acordo com a experiência, aprendizado e etologia. Quando um animal não quer fazer algo, ele jamais deve ser forçado, pois cada um precisa de tempos diferentes para fazer determinadas coisas. Você deve estar sempre atento ao comportamento do seu animal de estimação para poder ajudá-lo e dar a ele a melhor qualidade de vida possível. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar as principais causas e a solução de um questionamento comum: por que meu cachorro não consegue cruzar?

Cio em cadelas

O cio em cadelas é o momento em que atingem maturidade sexual, ocorre entre os 6 e 12 meses de idade. Ser sexualmente madura não significa que a cadela está fisiologicamente preparada para ter cria, e é necessário esperar que ela tenha mais de um ano e meio para tentar.

O ciclo reprodutor é regulado por hormônios da hipófise, o hormônio luteinizante, o hormônio folículo-estimulante, o estrogênio e a progesterona, e consiste em 4 fases:

  1. Proestro: dura aproximadamente entre 6 e 11 dias. A nível hormonal, no final dessa fase ocorre um pico da concentração de estrogênio no sangue. Em termos comportamentais, você poderá notar que a cadela demonstra agressividade em relação ao macho e não aceita cruzar, mesmo que ele esteja atraído por ela. Além disso, ocorrerá um inchaço na região da vulva, um tipo de inflação vulvar mediada pelo estrogênio. Também é normal aparecer sangue devido à super vascularização da área.
  2. Estro: dura cerca de 5 a 9 dias e ocorre um pico do hormônio luteinizante, que provoca a ovulação ou liberação do óvulo imaturo que, graças ao hormônio folículo-estimulante, amadurecerá. Durante essa fase de fertilidade, a fêmea continua atraindo o macho, aceitará a cópula e manterá a tumefação vulvar.
  3. Diestro: ao fim estro, independente de ter ocorrido fecundação dos ovos ou não, tem início uma fase em que os níveis de progesterona são muito altos. Se a cópula foi bem sucedida, esse hormônio servirá para preparar o útero para implantação e impedir o aborto. O diestro dura de 56 a 60 dias. Nesse período, se não ocorreu a fecundação, podem ocorrer sintomas de gravidez psicológica.
  4. Anestro: entre um ciclo e o outro, existe um período que dura cerca de 3 meses, no qual não ocorrem mudanças hormonais a nível do sistema reprodutor se não houve gravidez.

Cachorros cruzando: questões para se considerar

Antes de colocar os cachorros cruzando, é necessário avaliar algumas questões para que tudo ocorra da melhor forma possível. Em primeiro lugar, você deve estudar profundamente o que fará com os filhotes quando chegar a hora do desmame. Você colocará todos para adoção responsável? Se um filhote não conseguir um lar, você está disposto a cuidar dele e deixá-lo permanecer em sua casa? Esse é o momento mais adequado para sua cadela, sua família e para você? Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer para que ninguém sofra as consequências de uma má decisão.

Em seguida, você deve comprovar que consegue arcar com todos os gastos relacionados à gestação e outros problemas que possam surgir. Os gastos básicos são a ração especial e de boa qualidade, além de ultrassonografias para fazer o acompanhamento da gestação. Se surgirem problemas durante o parto ou a gestação, os gastos podem aumentar consideravelmente.

Por outro lado, a fêmea deve ter idade adequada, mais de 2 anos e menos de 8 anos (de acordo com a raça), e ter um bom estado de saúde, por isso, antes de colocar os cachorros cruzando é necessário fazer uma visita ao veterinário e se certificar de que os animais estão saudáveis o suficiente para se reproduzirem.

Por último, a cadela deve estar no cio. Especificamente, na fase de estro, para que não demonstre agressividade em relação ao macho. E, é claro, deve estar receptiva. Como dissemos no início, não recomendamos forçar nenhum animal a passar por situações que não desejam. Por essas razões, a decisão de colocar os cachorros cruzando deve ser responsável e bem pensada.

Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução - Cachorros cruzando: questões para se considerar

Meu cachorro não quer cruzar: principais causas

Existem várias razões pelas quais uma cadela pode não aceitar um macho para cópula. É necessário ficar atento, observar o comportamento do casal e se certificar de que você tem conhecimento suficiente sobre o assunto. Previamente, é desejável ir a um profissional para que te aconselhe corretamente.

Antes de mais nada, você precisa se certificar de que a cadela está no cio, e principalmente, na fase adequada. Você pode adiantar o momento adequado se confundir ou desconhecer os sintomas cio em cadelas. Além disso, você deve visitar o veterinário para realizar um exame de citologia da cadela e nos confirmar seu estado.

É necessário conhecer a etologia da espécie e saber que nem todos os machos serão desejáveis para a sua cadela. Os feromônios, o estado de ânimo e a personalidade são fatores a considerar. Por exemplo, cadelas com personalidade forte podem não se sentir atraídas por machos com personalidade mais submissa. Além disso, é importante que os animais se conheçam previamente e tenham tido a oportunidade de brincar e se relacionar durante algum tempo. Também é recomendado escolher um macho que se adeque ao tamanho e peso da fêmea, para que ela não sofra danos ao aguentar parte do peso do cachorro, e também para que os futuros filhotes não sejam grandes demais para ela.

Por outro lado, se a cadela já sofreu alguma experiência traumática com outros cachorros, que gerou nela medos e inseguranças, pode ser que não queira cruzar e aja inclusive de maneira agressiva. Em geral, nesses casos a cadela costuma apresentar comportamentos relacionados ao medo em outras situações, por isso é preciso procurar um educador canino ou etólogo para encontrar e tratar o problema.

Existem muitas doenças que podem provocar a rejeição por parte da fêmea. Tumores, infecções e outras doenças podem te fazer pensar que a cadela está no cio, quando na realidade não está, ou causar dor e mal-estar à cadela, de modo que não vai querer procriar sob nenhuma circunstância. Em todo caso, devemos sempre contatar um especialista.

Em todo caso, jamais, sob nenhuma circunstância, deve-se forçar e sujeitar a fêmea a cruzar, pois ela pode se tornar agressiva e atacar para se libertar, além das consequências psicológicas que isso poderia causar à ela. Essas são as razões para a questão 'por que meu cachorro não consegue cruzar', a seguir vamos falar um pouco sobre a inseminação artificial em cachorros.

Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução - Meu cachorro não quer cruzar: principais causas

Inseminação artificial em cães

Se sua cadela não quer cruzar, o que você pode fazer? Há uma opção para pessoas que querem que sua cadela tenha filhotes mas não conseguem, mesmo que ela esteja totalmente saudável. Essa opção é a inseminação artificial em cães, que pode ser realizada apenas por um veterinário. Ele irá coletar o sêmen do macho escolhido e introduzir na fêmea durante a fase adequada.

De toda forma, levando em consideração a grande quantidade de cachorros que ocupam lares protetores em todo o mundo, além da situação de sua cadela e o interesse em procriar, você deve se perguntar se é realmente a opção mais adequada e planejar uma esterilização como método de prevenção de certos problemas graves de saúde, como as infecções de útero.

Leitura complementar: É preciso cruzar um cachorro?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
rottweiler
Olá bom dia, se demorar 2 horas depois da coleta enquanto o espermatozoide estiver no recipiente ainda poderá dar efeitos??

Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução
1 de 3
Meu cachorro não consegue cruzar: principais causas e solução

Voltar ao topo da página