Partilhar

Por que meu hamster não usa a rodinha?

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 30 janeiro 2017
Por que meu hamster não usa a rodinha?

Ver fichas de  Hamsters

Uma das atividades favoritas dos hamsters é, sem dúvida, utilizar a rodinha. Isto mantém-nos ativos não só a nível físico, mas também mentalmente, sendo um excelente exercício para estimular a boa saúde deste pequeno roedor. No entanto, alguns hamsters deixam de correr na sua roda de um momento para o outro, e outros, desde sempre que as evitam. Neste caso é quando surge a dúvida de por que meu hamster não usa a rodinha. Enquanto que os restantes comportamentos parecem ser normais ao redor do seu ambiente. Continue lendo e descubra o possível motivo neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não usa a caixa de areia

Seu hamster está velhinho

Cuidou tão bem do seu pet que este chegou a uma idade madura. E atravessar esta porta representa as mesmas mudanças para os hamsters que para os seres humanos. Com a chegada da velhice vêm os problemas físicos.

O seu pet já não é tão ativo como antes, nem está nas mesmas condições físicas. Por exemplo, a artrite é uma doença muito típica nos hamsters mais velhos. O que quer dizer que se o seu pet tem esta doença em alguma das suas articulações, pode ser incômodo e até doloroso correr na roeda.

Se o seu hamster já é velhinho e deixou de usar a roda, o melhor será levá-lo ao veterinário para descartar possíveis doenças próprias da velhice como a artrite e recomendar-lhe um regime alimentar que o mantenha longe de uma possível obesidade.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - Seu hamster está velhinho

O tamanho da roda

Um dos motivos mais comuns pelos quais os hamsters deixam de usar as rodas é porque cresceram e elas se tornam pequenas. É incômodo para eles e em alguns casos até doloroso porque têm que arquear demasiado as suas costas para realizar qualquer movimento, então evitam-nas a todo o custo. É importante que quando o seu pet usar a roda, a suas costas se encontrem totalmente retas, se estas se arquearem, pode trazer graves problemas de coluna.

Se o seu hamster é muito ativo e isto ocorrer, uma solução seria adquirir uma roda nova adequada ao seu tamanho. O melhor é escolher a maior para a espécie do seu hamster, especialmente quando o animal é pequeno e não sabe até quanto pode chegar a crescer (será mais seguro ter uma roda grande que uma que fique pequena). A outra solução seria levá-lo a brincar para um jardim controlado onde se possa exercitar.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - O tamanho da roda

O design da roda

Talvez o seu hamster não goste precisamente dessa roda que comprou para ele (sim, os animais também têm gostos), pode ser que a roda não gire da forma que mais lhe agrada ou o material lhe pareça incômodo. Por exemplo, a roda de barras pode apresentar problemas nas garras e aumentar a possibilidade do seu pet se deslocar ou quebrar alguma das extremidades, e também pode acontecer não conseguir movê-la, por isso, mais tarde ou mais cedo deixará de tentar rodar nela.

As ideias e que os hamsters mais gostam são as de plástico ou de madeira que têm um solo sólido. Se no seu caso tem uma roda de barras, uma solução caseira que pode aplicar é colar um papelão rugoso em toda a roda, de maneira a ficar como um solo liso mas que não seja escorregadio. Se poder pode tentar comprar algumas rodinhas de designs diferentes, desta forma o seu hamster irá se manter mais entretido. Lembre-se de cortar bem as garras do seu pet para não o atrapalhar na roda.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - O design da roda

Uma roda ruidosa

Um dos motivos menos comuns, mas que pode acontecer é que a roda seja demasiado ruidosa cada vez que é ativada. Deverá certificar-se primeiro que roda com suavidade e sem atropelamentos, e que não faça barulho, pois para alguns hamsters costuma ser bastante desagradável, principalmente se forem nervosos.

Tente aplicar umas gotas de azeite de oliva para ver se deixa de fazer barulho, se não resultar tem que mudar para uma roda mais silenciosa.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - Uma roda ruidosa

Não gosta de se exercitar

Talvez o seu hamster não seja fanático pelo exercício. Isto acontece em muitos casos e ainda mais se o animal for velhinho, pois está o dia todo cansado e prefere dormir e comer.

Isto não é estranho, de fato, existem muitos casos onde o hamster quase nem toca na sua roda. Tente decifrar o caráter do seu pet, lembre-se que nem todos os hamsters têm a mesma personalidade, alguns são mais ativos, outros mais sedentários.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - Não gosta de se exercitar

A roda não é a única opção

Não importa se tem o melhor design, seja a roda mais silenciosa e cômoda do mundo. Talvez simplesmente a roda não seja do agrado do seu hamster, pode não estar relacionado com a roda que comprou especificamente, mas com todas. Se este for o seu caso, não insista que ele a use, experimente outras opções como árvores ou torres de jogo.

Por outro lado, há hamsters que preferem um exercício mais orgânico, ou seja, andarem soltos livremente por casa, subir e descer escadas, correr na cama e saltar almofadas. Deixe o seu pet experimentar na sua própria casa, mantenha a atenção nele, pois como é pequeno pode passar despercebido.

Por que meu hamster não usa a rodinha? - A roda não é a única opção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu hamster não usa a rodinha?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que meu hamster não usa a rodinha?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu hamster não usa a rodinha?
1 de 7
Por que meu hamster não usa a rodinha?

Voltar ao topo da página