Problemas oculares

Lágrima ácida em cachorro - Causas e o que fazer

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 3 março 2023
Lágrima ácida em cachorro - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quem convive com cachorros de pelagem branca sabe o quanto é difícil mantê-los limpinhos. Além desse cuidado com a pelagem do corpo, alguns animais ainda apresentam manchas escuras na região perto dos olhos. Por mais que o pelo seja lavado, a mancha nunca sai. No mercado pet, encontramos vários produtos para limpar essa região dos olhos, alguns com um bom resultado, mas sem resolver a causa principal do problema.

As manchas são resultado da lágrima, que não está sendo drenada de forma correta pelo ducto lacrimal, escorrendo pelos olhos e umedecendo a pelagem da região. Essa umidade na pele e nos pelos facilita a proliferação de bactérias, capazes de causar odor fétido. Mas o que fazer para resolver o problema? Pode ser grave? O pelo voltará a ficar branquinho? Se você ficou com essas e outras dúvidas, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal!

Índice

  1. O que é a lágrima ácida em cachorros?
  2. O que causa a lágrima ácida em cães?
  3. Sintomas da lágrima ácida em cachorros
  4. Alimentação para um cachorro com lágrima ácida
  5. Tratamento para a lágrima ácida em cachorro

O que é a lágrima ácida em cachorros?

A lágrima ácida, cromodacriorreia ou “mancha da lágrima”, está relacionada com as afecções do sistema nasolacrimal. O sistema lacrimal dos cães é responsável pela produção e drenagem da lágrima, sendo formado pelas glândulas lacrimais e terceira pálpebra; glândulas lacrimais acessórias; filme lacrimal pré-corneano; pontos lacrimais e canalículos; saco lacrimal; ducto nasolacrimal e ponto nasal. Os ductos nasolacrimais dos cães são pequenos canais localizados no canto palpebral junto ao nariz, em ambos os olhos. Eles permitem que a lágrima seja drenada do olho para o nariz, evitando o lacrimejamento excessivo. A drenagem adequada da lágrima é essencial para manter os olhos saudáveis ​e o nariz úmido.

Quando a drenagem da lágrima está com problemas, pode ocorrer a epífora, que é perda ou alteração da drenagem normal das lágrimas pelas vias lacrimais, o que pode ser causado por um processo inflamatório ou obstrutivo. Isso quer dizer que os olhos estão produzindo lágrima, mas esta não está sendo drenada na quantidade adequada, escorrendo para fora dos olhos, molhando e manchando os pelos da região periorbital. A lágrima ácida em cachorros não é um problema considerado grave, mas pode causar desconforto ao animal.

O que causa a lágrima ácida em cães?

A epífora causa umidade na pele e pelos da região periocular, facilitando a proliferação de bactérias não patogênicas, capazes de causar odor fétido e produzir substâncias de coloração escura. Diferentemente do que muitos pensam, as lágrimas não são ácidas, o pH delas é neutro. O que torna a área escura é a lactoferrina, uma substância da família do ferro que, ao entrar em contato com a pelagem, dá à área uma coloração escura, amarronzada. As bactérias da região também contribuem para o processo de escurecimento. Os pelos manchados nunca mais ficarão branquinhos, mas caso o problema seja resolvido, os pelos que crescerem na região, terão a coloração original do cachorro.

Em cães, o ducto nasal é estreito, passa pelo osso lacrimal, entra no osso maxilar e termina no óstio nasal, próximo às narinas externas. Em decorrência da pressão de seleção realizada pelos criadores, muitos cães apresentam alterações no perfil ósseo frontonasal, desenvolvendo uma maior tortuosidade em relação ao aparato de drenagem. Sendo assim, muitas raças braquicefálicas e, principalmente, as exoftálicas (com os olhos mais proeminentes), por apresentarem estas alterações anatômicas, desenvolvem processos obstrutivos do ducto de drenagem nasolacrimal com maior frequência.

Dentre as causas da chamada lágrima ácida em cachorros, podemos citar:

Anormalidades congênitas:

  • Ponto lacrimal pequeno;
  • Ausência de porções do conduto nasolacrimal;
  • Deslocamento do ponto lacrimal inferior;
  • Atresia ou obstrução mecânica de estruturas do conduto nasolacrimal;
  • Ectrópio;
  • Entrópio:
  • Eversão da cartilagem da terceira pálpebra;
  • Hipertrofia com prolapso da glândula da terceira pálpebra;
  • Triquíase por pregas nasais.

Causas adquiridas:

  • Trauma;
  • Corpo estranho;
  • Lacerações;
  • Infecção ocular ou dentária;
  • Neoplasias.
Lágrima ácida em cachorro - Causas e o que fazer - O que causa a lágrima ácida em cães?

Sintomas da lágrima ácida em cachorros

O principal sintoma da lágrima ácida em cães é a mancha amarronzada e a grande umidade na região periorbital, parecendo que o cachorro está chorando ou com olheiras. Alguns animais apresentam a pele avermelhada, úmida e sensível, devido à proliferação de bactérias, que causam uma dermatite dolorosa.

A maioria dos cães com problemas na drenagem da lágrima pelo ducto nasolacrimal apresenta ressecamento nasal, causando grande desconforto ao animal.

As raças de cachorro mais atingidas são:

Alimentação para um cachorro com lágrima ácida

Os tutores costumam tentar solucionar o problema com o uso de rações que prometem clarear a pelagem. No entanto, não há comprovação científica sobre a influência da alimentação sobre o escurecimento da pelagem na região periorbital. O ideal é procurar orientação de um médico veterinário para que seja descoberta a causa da alteração na drenagem da lágrima e o tratamento seja instituído o mais breve possível.

No entanto, independentemente da cromodacriorreia, uma boa alimentação, com nutrientes de qualidade, ajuda na saúde da pelagem e do animal como um todo.

Tratamento para a lágrima ácida em cachorro

O tratamento será realizado de acordo com a causa do problema, mas, em todos os casos, o objetivo é restabelecer a drenagem normal da lágrima para a narina, pelo ducto nasolacrimal. Em alguns casos, apenas a desobstrução do ducto é suficiente para normalizar a drenagem, com a cateterização do ducto nasolacrimal. Já em outros, pode ser necessário cirurgia corretiva, como nos casos de entrópio, ectrópio e neoplasias palpebrais.

O cuidado com a pelagem ao redor dos olhos é fundamental, sendo necessária a limpeza diária da região para que não acumulem bactérias e fungos, devido à grande umidade. Além disso, deve ser utilizada pomada antibiótica de uso oftalmológico na região periorbital afetada, para inibir a multiplicação das bactérias e dar conforto ao animal. Também pode ser utilizado óleo mineral nos cães que apresentam ressecamento nasal.

Agora que você já sabe as causas e tratamento para a lágrima ácida em cachorros, não perca este outro artigo que recomendamos sobre a ceratoconjuntivite seca em cães, suas causas, sintomas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Lágrima ácida em cachorro - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • Jesus, A. C. et al. Cromodacriorreia em Golden Retriever- relato de caso. Brazilian Journal of Development, 2021. Disponível em https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34748/pdf. Acesso em 28/02/2023.
  • Sebold, J. Q. et al. Cromodacriorreia em cães da raça poodle: aspectos semiológicos e lacrimais. Scientific Eletronic Archives, 2019. Disponível em file:///C:/Users/alvar/Downloads/671-Arquivo%20word%20(.docx)-2658-1-10-20190219.pdf. Acesso em 28/02/2023.
  • Valduga, M.I.R. Manifestações oftalmológicas de doenças do sistema estomatognático em cães. Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/29002/R%20-%20D%20-%20MARIA%20IZABEL%20RIBAS%20VALDUGA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 22/02/2023.
  • Existe ração contra lágrima ácida em cães? Blog Equilíbrio. Disponível em https://www.br.equilibrio-petfood.com/2023/01/02/existe-racao-contra-lagrima-acida-em-caes/. Acesso em 28/02/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Lágrima ácida em cachorro - Causas e o que fazer