Problemas oculares

Como tratar o olho de cereja em cachorros

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 31 agosto 2022
Como tratar o olho de cereja em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O olho de cereja em cachorros é como é conhecido o prolapso da glândula da terceira pálpebra. É mais comum em cães de pequeno porte e pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos em detalhes como esta condição se origina e qual é o tratamento recomendado. É necessário levar o peludo ao veterinário para recorrer à uma cirurgia. Continue lendo para descobrir todas as informações sobre este problema.

Índice

  1. O que é o olho de cereja em cachorro e por que ocorre?
  2. Sintomas do olho de cereja em cachorros
  3. Como tratar o olho de cereja em cachorros
  4. Existe tratamento caseiro para o olho de cereja em cachorro?

O que é o olho de cereja em cachorro e por que ocorre?

A terceira pálpebra ou membrana nictitante é uma estrutura importante no olho do cão que os humanos não possuem. Ela está localizada no canto interno do olho. Normalmente não é visível, mas em certas circunstâncias, se estende, ocupando o olho em maior ou menor grau. Geralmente acontece como uma reação à dor causada por um problema ocular. Alguns cães, no entanto, nascem com uma porção desta membrana visível. Nestes casos, não indica ou implica em nenhum problema além da estética e, portanto, não há necessidade de intervir.

Uma glândula lacrimal está localizada ao redor da cartilagem da terceira pálpebra e é responsável pela produção de aproximadamente metade das lágrimas totais no olho. Na condição que estamos lidando, o olho de cereja, há uma fragilidade na superfície interna da terceira pálpebra e isto é o que leva a que a glândula lacrimal inflamada seja visível. Este defeito congênito é mais comum em raças como o cocker spaniel, beagle, boston terrier e bulldog.

Sintomas do olho de cereja em cachorros

O olho de cereja é uma condição muito visível. A fragilidade na terceira pálpebra nos permite observar uma formação tipo cereja na margem interna do olho, ou seja, o cão é visto como tendo uma pequena bola carnuda no olho. Esta é a glândula lacrimal da terceira pálpebra. Este prolapso geralmente causa irritação na superfície do olho, levando a conjuntivite que não desaparece. Isto causa vermelhidão ocular e secreção.

Como tratar o olho de cereja em cachorros - Sintomas do olho de cereja em cachorros

Como tratar o olho de cereja em cachorros

O olho de cereja em cachorro requer intervenção cirúrgica. Como a conjuntivite é frequentemente associada a este problema, o veterinário pode prescrever colírio para o olho de cereja em cães. No entanto, devemos ter claro que estas gotas não farão desaparecer o caroço. Eles só são prescritos para controlar a conjuntivite ou durante o período pós-operatório de olho de cereja em cães para evitar complicações. Da mesma forma, enquanto a conjuntivite não for resolvida, ela não irá embora. Portanto, se nos perguntarmos como curar o olho de cereja em cachorro, a resposta é por meio de cirurgia.

Voltando à operação de olho de cereja em cães, costumava ser costume remover a terceira pálpebra ou a glândula lacrimal. Entretanto, dada a importância da glândula lacrimal para a produção de lágrima, tais procedimentos terão o efeito colateral de reduzir a produção de lágrima. A consequência, em alguns casos, é o aparecimento de outro distúrbio conhecido como olho seco ou queratoconjuntivite seca. Para evitar isso, é possível utilizar outra técnica que, em vez de remover a terceira pálpebra, a recoloca, colocando a glândula lacrimal de volta em seu lugar. Desta forma, o defeito é corrigido sem afetar a produção de lágrimas.

O preço da cirurgia oftalmológica em cães varia de acordo com o profissional que escolhemos, por isso o ideal é comparar várias opções. Consultas e medicamentos geralmente não estão incluídos neste valor.

Como tratar o olho de cereja em cachorros - Como tratar o olho de cereja em cachorros

Existe tratamento caseiro para o olho de cereja em cachorro?

É comum que quando ouvimos falar de intervenção cirúrgica para resolver alguma patologia de nosso cão, pensamos que ela será excessivamente cara. É neste ponto que a maioria das pessoas procura por alternativas caseiras de tratamento. Neste caso, infelizmente, não há absolutamente nenhum remédio caseiro que nos permita resolver o olho de cereja sem passar pela cirurgia realizada por um profissional.

Deixar um cão sem tratamento não é uma opção, pois ele sofrerá de conjuntivite recorrente. Portanto, não importa quantas vezes limpamos com soro ou chá de camomila, a conjuntivite não vai desaparecer. Também não adianta tentar reintroduzir a glândula por conta própria com massagens ou pressão. A glândula sairá novamente se não tiver sido reparada cirurgicamente e, além disso, podemos ferir o cão.

Bem, agora que você viu como tratar o olho de cereja em cachorros, recomendamos o vídeo a seguir no qual explicamos como os cachorros enxergam:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar o olho de cereja em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tratar o olho de cereja em cachorros