Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros

Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros

Notou que o seu cachorro sacude a sua cabeça de forma frequente e tem o cheiro corporal forte? Estes sintomas podem se dever a inúmeros transtornos, no entanto são típicos de uma infecção de ouvido, um transtorno que geralmente costuma ter um bom prognóstico mas que deve ser tratado a tempo para prevenir danos no tímpano ou condições nas partes mais profundas do ouvido.

Também devemos saber que este tratamento pode se realizar de forma natural, utilizando recursos que são eficazes para restaurar a saúde do nosso pet e que além disso são seguros e menos agressivos que um tratamento farmacológico. Está interessado em conhecer mais profundamente esta opção? Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os remédios caseiros para a infecção de ouvido em cachorros.

A infecção de ouvido em cachorros

Em primeiro lugar, devemos entender exatamente o que é a infecção de ouvido em cachorros, pois inicialmente é possível pensarmos que é a mesma coisa que a otite, no entanto são dois termos diferentes.

A otite é uma inflamação de ouvido e pode ter inúmeras causas como por exemplo alergias, presença de corpos estranhos na cavidade auditiva ou infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Quando existe infecção de ouvido, geralmente existe otite, pois a colonização do agente patógeno provoca uma inflamação no conduto auditivo, no entanto a otite nem sempre está originada por uma infecção, como vimos anteriormente.

Se o nosso cachorro sofrer de uma infecção de ouvido esta estará geralmente causada por uma bactéria, fungo ou levedura e o nosso cachorro manifestará esta infecção geralmente através dos seguintes sintomas:

  • Sacude com frequência a cabeça.
  • Coça de forma excessiva a zona da cabeça.
  • Descarga secreções mal cheirosas através do ouvido que se podem confundir com um forte cheiro corporal.
  • Cheiro a "levedura" na orelha.
  • Inchaço na zona da orelha e vermelhidão.
  • Perda de audição.
  • Lesões com crostas ou escamosas na zona da orelha.
  • Sinais de dor.
  • Mudanças de comportamento, agressividade.
  • Perda de equilíbrio.

O que fazer se meu cachorro tiver infecção de ouvido?

Se acha que o seu cachorro pode estar afetado por uma infecção de ouvido, é muito importante que consulte o veterinário com a maior brevidade possível, uma vez que a infecção de ouvido se inicia com uma colonização patógena e inflamação do canal auditivo externo, mas se não for tratada a tempo, pode afetar o ouvido médio e interno, causando danos irreversíveis sobre o tímpano.

O veterinário terá em conta o histórico clínico do paciente, os sintomas que apresenta e geralmente realizará uma otoscopia para avaliar o estado do canal auditivo, assim como o agente patógeno que está causando a infecção.

O tratamento veterinário convencional será realizado utilizando antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana), estes medicamentos são geralmente administrados por via tópica, mas em casos graves podem administrar-se por via oral, aumentando as chances de aparecerem efeitos secundários.

Remédios caseiros para a infecção de ouvido em cachorros

Assim como podemos encontrar múltiplos remédios caseiros para a otite em cachorros, quando a inflamação é causada por uma infecção de ouvido, também temos à nossa disposição diversas alternativas naturais, vamos ver de seguida quais são:

  • Óleo essencial de árvore de chá: É um remédio ideal para qualquer tipo de infecção, seja causada por bactérias ou por fungos. Se o ouvido não apresentar feridas, podemos aplicar diretamente 2 ou 3 gotas, por dia. Em contrapartida, se o ouvido apresentar feridas, devemos misturar o óleo de árvore de chá com óleo de amêndoas doces, adicionando 20 gotas de óleo de essencial em meio copo de óleo de amêndoas doces. Aplique 5 gotas desta mistura diariamente.
  • Aplicação de compressas quentes: O calor tópico atua como vasodilatador, isto diminui de forma muito rápida a inflamação e a dor, além de dilatar os vasos sanguíneos melhora a irrigação dos tecidos e promove-se uma recuperação mais fácil. Embeba uma toalha de algodão com água quente e depois de escorrer o excesso de água, faça uma pressão suave sobre a orelha do nosso pet, aplique estas compressas várias vezes por dia.
  • Maceração de alho: esmague dois dentes de alho e coloque em um frasco com azeite de oliva hermeticamente fechado, depois deixe repousar toda a noite. No dia seguinte coe a mistura e adicione 5 gotas deste preparado no ouvido do cachorro, faça isto diariamente.
  • Aloe vera: O suco puro de aloe vera é ideal para proteger o canal auditivo do nosso pet, além disso aplicado topicamente diminui a inflamação e alivia a dor devido à sua ação emoliente. Aplique-o diretamente no ouvido do seu cachorro no mínimo 2 vezes por dia.
  • Solução antisséptica caseira: Misture em partes iguais água oxigenada (peróxido de hidrógeno), água e vinagre de maçã. Com esta solução embeba uma bola de algodão e limpe as orelhas afetadas do cachorro.

Prevenir a infecção de ouvido em cachorros

Costuma-se dizer que mais vale prevenir do que curar e esta é uma afirmação muito verdadeira, por isso, devemos adotar as seguintes medidas, que nos ajudarão a prevenir a infecção de ouvido no nosso cachorro:

  • Deve limpar as orelhas do cachorro de forma frequente com uma solução antisséptica de uso veterinário.
  • É importante prevenir a umidade excessiva, por isso, seque de forma adequada as orelhas do seu cachorro depois de lhe dar banho e evite longos períodos na água.
  • Se o seu cachorro é propenso a sofrer de infecções de ouvido, é conveniente introduzir nas suas orelhas uma bola de algodão antes de lhe dar banho para impedir a entrada excessiva de água.
  • Proporcione ao seu pet uma alimentação equilibrada, deste modo manterá o seu sistema imunológico em um ótimo estado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.