Problemas de comportamento

Como fazer o gato usar a caixa de areia

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 18 fevereiro 2026
Como fazer o gato usar a caixa de areia
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Dos gatos sempre se destaca o quanto são limpos. Eles se auto-higienizam durante horas todos os dias e, além disso, fazem todas as suas deposições na caixa de areia, sem sujar absolutamente nada fora dela e sem a necessidade de ter que passeá-los como acontece com os cães.

Mas essa ideia tão arraigada é questionada em algumas ocasiões, quando os gatos, em vez de irem à caixa de areia, a rejeitam, como apontam especialistas em comportamento felino, e urinam e/ou defecam em qualquer outro lugar, com os inconvenientes (e maus odores) que isso implica. Mas, por que os gatos, tão limpos, se negam a usar a caixa de areia? Falamos como fazer o gato usar a caixa de areia e os erros mais habituais que fazem com que um gato a rejeite, segundo veterinários e etólogos.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não usa a caixa de areia
Índice
  1. Quando a caixa de areia está suja, os gatos dizem “não”
  2. A localização incorreta da caixa de areia pode fazer com que ele a evite
  3. A caixa de areia tem o tamanho adequado?
  4. Nem todos os tipos de caixa de areia funcionam para todos os gatos
  5. A areia pode fazer com que o gato rejeite a caixa
  6. Há apenas uma caixa de areia? Isso pode causar problemas
  7. Situações de estresse fazem com que o gato evite a caixa de areia
  8. Quando a saúde do gato afeta o uso da caixa de areia
  9. Não é a mesma coisa urinar e marcar

Quando a caixa de areia está suja, os gatos dizem “não”

A primeira coisa em que devemos prestar atenção se encontrarmos urina ou fezes fora da caixa de areia é no seu estado de higiene, ou seja: a caixa de areia está suja? Precisamente por serem tão limpos, alguns gatos se recusarão a utilizar a bandeja de areia se ela estiver muito suja. É compreensível. Para urinar e defecar, precisam poder pisar com conforto, assim como enterrar suas deposições. Não poderão fazê-lo se todo ou quase todo o espaço estiver sujo.

A solução para esse problema passa por limpar a caixa de areia com maior frequência, no mínimo retirando as fezes todos os dias. Também podemos aumentar o número de caixas de areia na casa ou utilizar uma areia com maior capacidade de absorção. Além de remover as deposições, é preciso lavar a caixa de areia com regularidade e trocá-la quando estiver deteriorada.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - Quando a caixa de areia está suja, os gatos dizem “não”

A localização incorreta da caixa de areia pode fazer com que ele a evite

A maioria dos gatos precisa de tranquilidade para poder ir e usar a caixa de areia. Embora para nós o local possa ser confortável, se a bandeja estiver em uma área de passagem, ao lado de uma máquina de lavar ou de um eletrodoméstico barulhento, em uma varanda com ruídos e correntes de ar, etc., o gato pode se recusar até mesmo a se aproximar.

Nesse caso, devemos mudar a localização e buscar um lugar que ofereça maior tranquilidade e privacidade, como um banheiro pouco utilizado ou uma varanda fechada, longe de ruídos.

Também é preciso separar a caixa de areia tanto da água quanto da comida, já que os gatos não gostam de misturar esses espaços.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - A localização incorreta da caixa de areia pode fazer com que ele a evite

A caixa de areia tem o tamanho adequado?

O tamanho da caixa de areia é muito importante. Já dissemos que os gatos, após usar a bandeja de areia, precisam poder cobrir suas deposições. Veremos que arranham a areia, dão voltas sobre si mesmos, etc. Por esse motivo, precisam de espaço suficiente para poder se movimentar, pois não poderão realizar seu comportamento natural em um espaço pequeno demais.

Além disso, será mais fácil que a areia acabe fora da bandeja se a caixa for pequena. Portanto, é fundamental que o tamanho da caixa de areia se adapte ao do gato.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - A caixa de areia tem o tamanho adequado?

Nem todos os tipos de caixa de areia funcionam para todos os gatos

Outras vezes, o tamanho da caixa de areia está adequado, mas optamos por formatos que alguns gatos rejeitam. Por exemplo, alguns felinos não querem entrar em caixas de areia cobertas, enquanto outros rejeitam as autolimpantes.

Por outro lado, há caixas de areia com bordas muito altas que podem dificultar o acesso e/ou a saída de gatinhos, gatos muito pequenos ou aqueles com problemas de mobilidade. Embora o gato queira usar a caixa de areia, simplesmente não poderá fazê-lo.

Por tudo isso, especialistas como o veterinário Carlos, da Mascotas y Familias Felices, recomendam prestar atenção às preferências do nosso gato e escolher o modelo adequado para ele: “Se você perceber que o seu gato não está utilizando a bandeja, tente colocar uma coberta se ele a utilizava descoberta, ou uma descoberta se ele a utilizava coberta”.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - Nem todos os tipos de caixa de areia funcionam para todos os gatos

A areia pode fazer com que o gato rejeite a caixa

Além das características da bandeja, é fundamental escolher uma areia ao gosto do gato. Por exemplo, há gatos que rejeitam areias perfumadas, as que são muito grossas ou muito finas ou as vegetais. Se não aceitarem a areia, logicamente, não a utilizarão.

Para evitar problemas, convém não mudar de areia se uma estiver funcionando ou, se precisarmos introduzir alguma modificação, fazê-lo pouco a pouco, misturando duas areias ou testando diferentes para ver com qual o gato se sente mais confortável.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - A areia pode fazer com que o gato rejeite a caixa

Há apenas uma caixa de areia? Isso pode causar problemas

Esse problema pode ocorrer em casas em que convivem vários gatos. Não é verdadeira a regra de que é preciso ter uma caixa de areia a mais do que o número de gatos da casa, mas deve haver caixas suficientes para que todos possam utilizá-las com conforto, levando em consideração os fatores que vimos anteriormente.

Em outras palavras, se convivemos com três gatos, disponibilizar apenas uma única bandeja é muito provável que seja insuficiente. Além disso, o ideal é distribuir as caixas de areia em diferentes locais para que os gatos possam fazer um melhor uso.

Situações de estresse fazem com que o gato evite a caixa de areia

Independentemente das condições da caixa de areia, mesmo que esteja perfeita, alguns gatos podem deixar de usá-la por fatores emocionais, como o estresse. Não se deve perder de vista que são animais muito sensíveis a qualquer mudança no seu ambiente. Uma mudança de casa, obras, a chegada ao lar de novas pessoas ou outros animais, ruídos fortes ou até mesmo um móvel novo podem fazer com que se estressem a ponto de deixar de usar a caixa de areia.

Além disso, alguma experiência negativa que ele associe ao uso da caixa de areia pode ter o mesmo resultado. Por exemplo, se o gato sofreu alguma cistite que lhe causou dor ao urinar, pode “culpar” a caixa de areia e se recusar a entrar. Outro exemplo pode ser levar um grande susto enquanto a estava utilizando. Se suspeitarmos que algum desses motivos está por trás da rejeição do gato à caixa de areia, o melhor é entrar em contato com um especialista em comportamento felino ou etólogo para que nos ajude a reconduzir a situação.

Quando a saúde do gato afeta o uso da caixa de areia

Se transtornos em nível emocional podem fazer com que o gato não queira usar a caixa de areia, a origem da rejeição também pode estar em nível orgânico. Doenças que afetam o sistema urinário ou renal, por exemplo, podem levar o gato a modificar o uso da caixa de areia. Isso não quer dizer que ele deixe de utilizá-la, mas é provável que ela se torne insuficiente e ele acabe urinando em qualquer outro local.

Como explica a veterinária Laura García, especializada em medicina felina, “a eliminação inadequada pode ser sinal de patologias irritativas, inflamatórias, infecciosas ou dolorosas”. Por isso, caso se observe que o gato urina mais vezes do que o normal, em pequenas quantidades e fora da caixa de areia, é fundamental procurar o veterinário.

Como fazer o gato usar a caixa de areia - Quando a saúde do gato afeta o uso da caixa de areia

Não é a mesma coisa urinar e marcar

Por fim, é preciso destacar que urinar não é o mesmo que marcar com urina. No primeiro caso, o gato se “agacha” e elimina uma quantidade considerável de urina. Já quando marca, normalmente libera uma pequena quantidade em modo de aspersão sobre uma superfície vertical.

A marcação com urina está associada a comportamentos sexuais, por isso pode ser prevenida castrando o animal nos primeiros meses de vida. Mas atenção, porque se um gato já tiver esse hábito, ele pode não desaparecer com a castração, como aponta Marta Sarasúa, etóloga: “A marcação em gatos esterilizados pode continuar dependendo de vários fatores, como a idade em que foi castrado e, sobretudo, o tipo de marcação”.

Em resumo, observar o comportamento do gato e seus sinais é a chave para aprender a identificar a causa que o leva a rejeitar a caixa de areia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o gato usar a caixa de areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de comportamento.

Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como fazer o gato usar a caixa de areia