Remédios caseiros

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Infelizmente, é comum encontrar pelas ruas, filhotes de gato gravemente desidratados ou perceber em nossos próprios bichinhos de estimação alguns sintomas da desidratação. Assim como os humanos, os felinos têm a maior parte do corpo, composta por água. É, justamente, esse líquido vital que permite ou potencializa os órgãos e as estruturas corporais, garantindo o equilíbrio e boa saúde do seu organismo.

Ainda que a assistência veterinária seja essencial nos quadros de desidratação em gatos, é importante conhecer alguns remédios caseiros que podem proporcionar a atenção imediata, exigida nestes casos. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos os remédios caseiros para gatos desidratados mais eficazes nos primeiros socorros.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a gengivite em gatos

Índice

  1. Sintomas de gato desidratado
  2. O que dar para gato desidratado
  3. Gelo para gatos desidratados
  4. Soro para gato desidratado
  5. Soro caseiro para gato desidratado
  6. Um gato desidratado precisa se alimentar
  7. A prevenção, o melhor remédio para a desidratação em gatos

Sintomas de gato desidratado

O organismo dos mamíferos precisa dispor de uma quantidade adequada de água para se desenvolver com saúde. Se o seu gato não bebe a quantidade de água necessária, se vomita por alguma doença ou se expõe ao calor excessivamente, pode sofrer uma queda nos níveis de água e eletrólitos e, com isso, o seu organismo será incapaz de distribuir os nutrientes essenciais para todos os tecidos. Como consequência, o animal pode desenvolver vários sinais físicos que demonstram o desequilíbrio sistêmico. Os seguintes sinais podem ser interpretados como sintomas de desidratação em gatos:

Se a desidratação não é tratada de maneira rápida e adequada, o felino pode sofrer danos severos nos rins e o seu corpo será conduzido a um colapso.

O diagnóstico médico, exato e oficial da desidratação, é feito a partir de uma análise de sangue e urina completa que permitirá ver o grau de evolução do quadro clínico. Entretanto, você pode utilizar um método caseiro simples, se suspeitar que o seu gato está desidratado. Basta puxar gentilmente a pele da nuca e observar se ela volta rapidamente, ou não, a sua posição natural. Se esta porção de pele puxada permanece suspensa ou tarda em voltar ao seu lugar, é muito provável que o seu felino esteja desidratado. Como exceção a esta regra, são os casos de gatos obesos, em que a pele pode voltar ao seu lugar normal ainda que apresentem um quadro de desidratação.

Além disso, se você observar que os olhos estão profundos e a boca seca, saiba que estes são sinais de uma desidratação severa. Em todos estes casos, pode utilizar os remédios caseiros para gatos desidratados como uma medida paliativa, contudo, deve procurar imediatamente o veterinário de sua confiança.

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - Sintomas de gato desidratado

O que dar para gato desidratado

Você sabe como hidratar um gato? Um gato desidratado precisa consumir água imediatamente para reverter esse quadro negativo e recuperar a sua boa saúde. No entanto, é importante ter cuidado para não piorar a desidratação deixando-o sem assistência ou forçando-o a consumir muito líquido de forma abrupta.

Se o seu gatinho estiver desidratado e ingerir muita água de uma só vez, ele provavelmente vomitará, perderá mais líquidos e irritará o trato digestivo. Portanto, se queremos saber como hidratar um gato desidratado, devemos colocar uma pequena quantidade de água pura em seu bebedouro e deixar o que gato consuma em um ritmo lento e gradual até saciar a sede.

Gelo para gatos desidratados

Como mencionamos, os gatos desidratados devem consumir água em pequenas doses para evitar vômitos e irritação do estômago. Portanto, um excelente remédio caseiro para gatos desidratados é a raspagem de gelo, que permite ao gato consumir lentamente pequenas quantidades de água e é uma boa opção de como hidratar um gato..

Para preparar, basta levar ao congelador um recipiente (resistente ao frio) cheio de água e esperar que o gelo se forme. Antes de oferecer a preparação para o seu gato, basta raspar o gelo com uma colher ou utensílio similar. Nunca deve oferecer o cubo inteiro, pois, o derretimento faz com que o gato beba muita água de uma só vez.

Soro para gato desidratado

Além de consumir água limpa e fresca como tratamento da desidratação, é necessário reabastecer os níveis de eletrólitos para restaurar o equilíbrio do corpo. Você pode encontrar fluidos ou soros orais ricos em eletrólitos para gatos em algumas clínicas veterinárias e petshops. Contudo, pode ser mais fácil ir à farmácia mais próxima e solicitar um Pedialyte, que é usado no tratamento de crianças desidratadas.

Soro caseiro para gato desidratado

Para reabastecer os eletrólitos e oferecer hidratação ao seu gato desidratado, você pode preparar um excelente soro caseiro de uso oral, usando estes 5 ingredientes, simples e baratos:

  • 1 litro de água mineral à temperatura ambiente
  • 1 colher (de café) de sal
  • 1/2 colher (de café) de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar
  • suco de 1/2 limão (você pode usar laranja. Neste caso, reduza a quantidade de açúcar para 2 colheres de sopa). Utilize apenas a dose recomendada, pois em excesso o limão ou a laranja podem causar problemas de saúde para o seu companheiro felino.

Preparação de soro caseiro para gatos desidratados

Para preparar o seu soro, você deve começar fervendo o litro de água. Em seguida, desligue o fogo, adicione os demais ingredientes e deixe repousar até atingir a temperatura ambiente. Este soro caseiro é válido por 24 horas, e deve ser mantido na geladeira, em uma garrafa ou recipiente com tampa! Assim, evitamos qualquer contaminação indesejada.

Lembre-se de oferecer o soro caseiro em pequenas doses para o seu gato. E se ele não beber naturalmente, do seu bebedor, você pode utilizar uma seringa para administrar o soro. Se isso não funcionar, para salvar o seu gato da desidratação, não hesite em ir ao veterinário!

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - Soro caseiro para gato desidratado

Um gato desidratado precisa se alimentar

Um felino desidratado geralmente perde o seu apetite normal e pode desenvolver certos distúrbios digestivos devido à baixa disponibilidade de água no seu corpo. Logo, um padrão de desidratação que não é tratado adequadamente pode levar a um estado de desnutrição.

Um gato desidratado precisa comer para evitar o agravamento de seu quadro de saúde. Portanto, para estimular o seu apetite, podemos fornecer uma dieta mais úmida. Você pode encontrar muitos alimentos úmidos e patês em lojas de animais, ou preparar uma saborosa comida caseira molhada para o seu gato.

A prevenção, o melhor remédio para a desidratação em gatos

Diagnosticar a desidratação em gatos pode ser muito complexo, especialmente em gatos com obesidade. Muitos felinos podem estar desidratados e mostram sintomas visíveis somente quando a imagem é severa. Portanto, reafirmamos que a prevenção é o melhor método caseiro para manter os animais de estimação saudáveis e felizes.

Lembre-se, o seu gato deve ter água limpa e fresca disponível durante todo o dia! Além disso, o bebedor deve ser lavado diariamente para evitar qualquer contaminação. Se você não quiser deixar diferentes bebedores distribuídos pela casa, pode optar por uma fonte para gatos, que já está disponível em várias lojas de animais. Para os gatinhos que tomam pouca água, pode ser útil incorporar na sua dieta, alimentos úmidos caseiros ou industriais.

O seu gato não bebe líquidos durante todo o dia? Não esqueça de consultar os nossos conselhos e recomendações no artigo "Por que o meu gato não bebe água?" E lembre-se que os remédios mencionados acima não substituem a atenção especializada de um veterinário, especialmente nos casos severos de desidratação. Portanto, se o seu gatinho mostrar alguma mudança na sua alimentação ou comportamento, não hesite em levá-lo rapidamente ao veterinário de sua confiança. Além disso, se você acabou de resgatar um gato abandonado que está desidratado e busca hidratá-lo com remédios caseiros, tenha em mente que esses métodos são técnicas de primeiros socorros. Sempre será aconselhável visitar um especialista para examinar cuidadosamente o animal.

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - A prevenção, o melhor remédio para a desidratação em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Carlos Lameirão De Sousa
Olá bom dia eu preciso de ajuda se você puder me ajudar eu tenho uma gatinha vai fazer 1ano i começou a miar muito a comer pouco durante uns dias i ontem ele vomitou uma pasta amarela i vi algumas lombrigas i não comeu mais nada desde aí i está sem reação nenhuma uma respiração acelerada mais do que o normal o que devo fazer não tenho condições para levar ao veterinário
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Carlos. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Noelia Alves Andrade
Meu gato,foi castrado e depois de tomar os remédios, já estava feliz brincando e alimentado bem, 15dias depois começou a vomitar uma espuma branca, e parou de comer,já fiz tudo que pude,levei no veterinario,fez ultrassom e deu gastrite,já tem 5 dias que está tomando a medicação que a médica passou mais continua no mesmo,acho que só estavivo por causa do soró,8 dias que não come nada, quando dou forçado vomita já não mais o que fazer estamos muito triste, sexta feira eu vou levar de novo no hospital,por favor me ajuda que devo fazer?já está magrinho, muito difícil dar a medicação,já estou toda machucada,ele min arranha .desde já agradeço.





A sua avaliação:
Elizabete
Um dos meus gatos ontem ingeriu veneno,e de ontem pra cá venho dando antitoxico e ele não melhora,está desidratado sem comer,mas a todo instante eu dou água e soro com uma seringa, mas ele continua fraco,não sei mas o que fazer,é estou triste porque hoje estava sem dinheiro pra comprar o remédio que leva carvão,mim digam o que faço por favor.


Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Elizabete. Temos este artigo sobre os primeiros socorros em caso de envenenamento em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/envenenamento-em-gatos-sintomas-e-primeiros-socorros-20110.html. De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

A sua avaliação:
pamella
meu gato está com desidratação já levei no veterinário ele tomou soro e voltou melhor agora... mas já faz alguns dias ele n come n tá conseguindo ficar nem em pé ja dei razão ele n qier molhei e uma luta mas n come fiz o soro
A sua avaliação:
Isabela Rosa
Meu gato começou a vomitar depois da troca da ração e está a dois dias sem comer nada desde então. Removi a ração atual e coloquei a antiga no mesmo dia, mas mesmo assim ele não reage, apenas vomita amarelo. Aí levei no veterinário, ele tomou algumas medicações mas estou começando a acreditar que ele pode ter ingerido algo além da ração para estar assim tão abatido. De toda forma, estou experimentando fazer esse soro caseiro para que ele não desidrate e vou continuar o acompanhamento no veterinário. Depois eu aviso se ele melhorou.
A sua avaliação:
Valdirene beckert
Minha gata tem 15 anos esta internada felv positivo recebeu sangue ..e tava bem debilitada desidratada mas agora não consigo mas pagar o hospital consigo cuidar dela em casa ..pois sinto que ela está estressada nao tem contato com outros animais pois ela não gosta ela é caseira e a dona da minha casa RSS...consigo cuidar dela em casa
A sua avaliação:
Luís Gimenes
Por favor, o que você quer dizer com "pequenas doses" de soro para gatos? E de quanto em quanto tempo por favor? Obrigado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luís. Você pode colocar algo como 20 ml de água para ele algumas vezes ao dia
A sua avaliação:
María
Obrigada por compartilhar as informações ,muito úteis a minha gata não quer comer tá bem esquisita insuficiência renal, já levei teve uma ligeira melhora mas tá com recaída isso em 4 dias apenas, já não quero mais a veterinária, pq não tem condições levar todo dia lá, precisava resolver a situação. O que acha?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, María. Tudo bem? Temos este artigo sobre insuficiência renal em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/insuficiencia-renal-em-gatos-sintomas-e-tratamento-22119.html.
Esperamos que seja útil! De qualquer maneira, aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juliana Felix
Oi meu gato tem 4 anos e está com diarréia estou tando esse soro indicado. O que mais poderia dar a ele.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Juliana. Tudo bem? Temos este artigo com três remédios caseiros para diarreia em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-diarreia-em-gatos-22250.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Regina da Silva Marcílio
O meu gato está urinado sangue qual é o remédio caseiro que posso ta dando
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Regina. Tudo bem? Mostramos algumas opções de remédios caseiros para gato urinando sangue neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-gato-urinando-sangue-22926.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Ana
Limão não é tóxico para os gatos? Tem certeza que não tem problema em dar essa soro?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ana. Tudo bem com você? O problema com o limão está na quantidade. Oferecer da maneira como o artigo descreve não gerará problemas no felino, fique tranquila.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Ana Carla
Qual soro que pode dar a gato vomitando
A sua avaliação:
Jô Garcia
Meu gato não quer comer e de vez enquando toma água só fica deitado não mia ele tem 4 anos não sei o que faço estou muito triste e preocupada pois não tenho condições de levar ele no veterinário por favor me ajudem o que eu posso fazer para ele melhorar tem quase uma semana que ele esta assim desde já obrigado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jô. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
glauciére
Esse soro é simplesmente excelente, socorreu meu gato que sempre sofre com problemas digestivos.
Sugiro informar de quanto em quanto tempo precisa administrar, tipo: a cada 15 minutos? Como não tinha essa informação fiz assim. No dia seguinte ele já estava animadinho e se alimentando.
Obrigada!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Glauciére. Tudo bem? Ficamos felizes em saber que deu certo! Sobre as doses recomendadas para tratar um gato desidratado, a questão é que isso varia muito, principalmente de acordo com o tamanho do gato, entende? Mas agradecemos sua recomendação!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
William Santoro
Minha gata não quer comer desse q foi trocada a ração .voltamos com a antiga mas ela n quer comer o q faco
Naomi
Sua gatinha melhorou? :(
A sua avaliação:
Elisabete Alves Martins
Minha gata não estáva comendo levei na veterinária ela achou uma inflamação no ouvido medicou disse que era o problema deu uma injeção antinflamatório, vitamina e sachê isso foi na sexta feira hoje sábado a noite começou a vomitar um líquido amarelo.
O que posso fazer parado menemizar a situação até segunda feira quando retornaria ao veterinário
Atenciosamente
Elisabete
A sua avaliação:
Isabella
Não pode dá leite para o gato, por isso deu dor de barriga, da soro caseiro
A sua avaliação:
Adriana
Minha gata está x problema rim o q eu faço ela n come e nem bebi nada está fraca
A sua avaliação:
Joice
Eu achei um gato filhote na rua , ele está muito fraco ! Dei ração pra ele whiskas filhote , mais não sei oque fazer , ele comeu tudo e dei leite também , mais agora ele está com dor na barriga oque fazer ? Ele está muito abatido 😩
Shirley Araújo
Oi meu gato começou a ficar com diarréia e vômitos tem uns 3 dias.
Estou dando soro e hj comprei iogurte natural pra dar 2x ao dia.
E se animou um pouco mais. Estou fazendo correto? E quantas vezes por dia é preciso dar o soro???
Luísa Savala
Oi Shirley! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu pet sem orientação profissional. Por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o mais rápido possível.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre a diarreia em gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/a-diarreia-em-gatos-20142.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eunilene
O meu gato aparenta ter se envenenado hj usou carvão ativado antibióticos e analgésicos mas ele fica só deitado sequer fica em pé posso dar esse soro a ele?
Luísa Savala
Oi Eunilene! Recomendamos que você visite um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro