Partilhar

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro

Por Aline Nunes. Atualizado: 12 novembro 2018
Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro

Ver fichas de  Gatos

Infelizmente, é comum encontrar pelas ruas, filhotes de gato gravemente desidratados ou perceber em nossos próprios bichinhos de estimação alguns sintomas da desidratação. Assim como os humanos, os felinos têm a maior parte do corpo, composta por água. É, justamente, esse líquido vital que permite ou potencializa os órgãos e as estruturas corporais, garantindo o equilíbrio e boa saúde do seu organismo.

Ainda que a assistência veterinária seja essencial nos quadros de desidratação em gatos, é importante conhecer alguns remédios caseiros que podem proporcionar a atenção imediata, exigida nestes casos. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos os remédios caseiros para gatos desidratados, mais eficazes nos primeiros socorros.

Também lhe pode interessar: Soro caseiro para cachorros desidratados

Sintomas de gato desidratado

O organismo dos mamíferos precisa dispor de uma quantidade adequada de água para se desenvolver com saúde. Se o seu gato não bebe a quantidade de água necessária, se vomita por alguma doença ou se expõe ao calor excessivamente, pode sofrer uma queda nos níveis de água e eletrólitos e, com isso, o seu organismo será incapaz de distribuir os nutrientes essenciais para todos os tecidos. Como consequência, o animal pode desenvolver vários sinais físicos que demonstram o desequilíbrio sistêmico. Os seguintes sinais podem ser interpretados como sintomas de desidratação em gatos:

  • fadiga constante
  • gengiva seca
  • abatimento
  • respiração ofegante
  • perda de apetite

Se a desidratação não é tratada de maneira rápida e adequada, o felino pode sofrer danos severos nos rins e o seu corpo será conduzido a um colapso.

O diagnóstico médico, exato e oficial da desidratação, é feito a partir de uma análise de sangue e urina completa que permitirá ver o grau de evolução do quadro clínico. Entretanto, você pode utilizar um método caseiro simples, se suspeitar que o seu gato está desidratado. Basta puxar gentilmente a pele da nuca e observar se ela volta rapidamente, ou não, a sua posição natural. Se esta porção de pele puxada permanece suspensa ou tarda em voltar ao seu lugar, é muito provável que o seu felino esteja desidratado. Como exceção a esta regra, são os casos de gatos obesos, em que a pele pode voltar ao seu lugar normal ainda que apresentem um quadro de desidratação.

Além disso, se você observar que os olhos estão profundos e a boca seca, saiba que estes são sinais de uma desidratação severa. Em todos estes casos, pode utilizar os remédios caseiros para gatos desidratados como uma medida paliativa, contudo, deve procurar imediatamente o veterinário de sua confiança.

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - Sintomas de gato desidratado

O que dar para gato desidratado

Um gato desidratado precisa consumir água imediatamente para reverter esse quadro negativo e recuperar a sua boa saúde. No entanto, é importante ter cuidado para não piorar a desidratação deixando-o sem assistência ou forçando-o a consumir muito líquido de forma abrupta.

Se o seu gatinho estiver desidratado e ingerir muita água de uma só vez, ele provavelmente vomitará, perderá mais líquidos e irritará o trato digestivo. Portanto, se queremos saber como hidratar um gato desidratado, devemos colocar uma pequena quantidade de água pura em seu bebedouro e deixar o que gato consuma em um ritmo lento e gradual até saciar a sede.

Gelo para gatos desidratados

Como mencionamos, os gatos desidratados devem consumir água em pequenas doses para evitar vômitos e irritação do estômago. Portanto, um excelente remédio caseiro para gatos desidratados é a raspagem de gelo, que permite ao gato consumir lentamente pequenas quantidades de água refrescante.

Para preparar, basta levar ao congelador um recipiente (resistente ao frio) cheio de água e esperar que o gelo se forme. Antes de oferecer a preparação para o seu gato, basta raspar o gelo com uma colher ou utensílio similar. Nunca deve oferecer o cubo inteiro, pois, o derretimento faz com que o gato beba muita água de uma só vez.

Soro para gato desidratado

Além de consumir água limpa e fresca como tratamento da desidratação, é necessário reabastecer os níveis de eletrólitos para restaurar o equilíbrio do corpo. Você pode encontrar fluidos ou soros orais ricos em eletrólitos para gatos em algumas clínicas veterinárias e petshops. Contudo, pode ser mais fácil ir à farmácia mais próxima e solicitar um Pedialyte, que é usado no tratamento de crianças desidratadas.

Soro caseiro para gato desidratado

Para reabastecer os eletrólitos e oferecer hidratação ao seu gato desidratado, você pode preparar um excelente soro caseiro de uso oral, usando estes 5 ingredientes, simples e baratos:

  • 1 litro de água mineral à temperatura ambiente
  • 1 colher (de café) de sal
  • 1/2 colher (de café) de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar
  • suco de 1/2 limão (você pode usar laranja. Neste caso, reduza a quantidade de açúcar para 2 colheres de sopa)

Preparação de soro para gatos desidratados

Para preparar o seu soro, você deve começar fervendo o litro de água. Em seguida, desligue o fogo, adicione os demais ingredientes e deixe repousar até atingir a temperatura ambiente. Este soro caseiro é válido por 24 horas, e deve ser mantido na geladeira, em uma garrafa ou recipiente com tampa! Assim, evitamos qualquer contaminação indesejada.

Lembre-se de oferecer o soro caseiro em pequenas doses para o seu gato. E se ele não beber naturalmente, do seu bebedor, você pode utilizar uma seringa para administrar o soro. Se isso não funcionar, para salvar o seu gato da desidratação, não hesite em ir ao veterinário!

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - Soro caseiro para gato desidratado

Um gato desidratado precisa se alimentar

Um felino desidratado geralmente perde o seu apetite normal e pode desenvolver certos distúrbios digestivos devido à baixa disponibilidade de água no seu corpo. Logo, um padrão de desidratação que não é tratado adequadamente pode levar a um estado de desnutrição.

Um gato desidratado precisa comer para evitar o agravamento de seu quadro de saúde. Portanto, para estimular o seu apetite, podemos fornecer uma dieta mais úmida. Você pode encontrar muitos alimentos úmidos e patês em lojas de animais, ou preparar uma saborosa comida caseira molhada para o seu gato.

A prevenção, o melhor remédio para a desidratação em gatos

Diagnosticar a desidratação em gatos pode ser muito complexo, especialmente em gatos com obesidade. Muitos felinos podem estar desidratados e mostram sintomas visíveis somente quando a imagem é severa. Portanto, reafirmamos que a prevenção é o melhor método caseiro para manter os animais de estimação saudáveis e felizes.

Lembre-se, o seu gato deve ter água limpa e fresca disponível durante todo o dia! Além disso, o bebedor deve ser lavado diariamente para evitar qualquer contaminação. Se você não quiser deixar diferentes bebedores distribuídos pela casa, pode optar por uma fonte para gatos, que já está disponível em várias lojas de animais. Para os gatinhos que tomam pouca água, pode ser útil incorporar na sua dieta, alimentos úmidos caseiros ou industriais.

O seu gato não bebe líquidos durante todo o dia? Não esqueça de consultar os nossos conselhos e recomendações no artigo "Por que o meu gato não bebe água?" E lembre-se que os remédios mencionados acima não substituem a atenção especializada de um veterinário, especialmente nos casos severos de desidratação. Portanto, se o seu gatinho mostrar alguma mudança na sua alimentação ou comportamento, não hesite em levá-lo rapidamente ao veterinário de sua confiança. Além disso, se você acabou de resgatar um gato abandonado que está desidratado e busca hidratá-lo com remédios caseiros, tenha em mente que esses métodos são técnicas de primeiros socorros. Sempre será aconselhável visitar um especialista para examinar cuidadosamente o animal.

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro - A prevenção, o melhor remédio para a desidratação em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marta Silva
meus dois gatinhos estao com uma gripe forte as narinas estão obstruidas. Não sei o que fazer 😢

Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro
1 de 4
Gato desidratado, como tratar - remédio caseiro

Voltar ao topo da página