Outros problemas de saúde

Gato respirando rápido: causas e o que fazer

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 12 setembro 2023
Gato respirando rápido: causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já reparou que seu gato respira de maneira estranha quando dorme? Ou que sua respiração está muito mais agitada do que o normal? O que devemos fazer nesses casos? É importante notar que o fato de um gato respirar muito rápido é sempre motivo de preocupação. Por isso, neste artigo da PeritoAnimal, vamos revisar quais causas podem provocar essa situação e como você deve agir.

Como veremos, embora esse tipo de respiração possa aparecer devido a causas emocionais, geralmente está relacionada a doenças graves. Um gato respirando rápido quando não consegue realizar uma respiração eficiente, o que representa um risco para sua vida. Ao notar esse tipo de respiração, você deve levá-lo ao veterinário. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos algumas causas possíveis e o que fazer caso você perceba o gato com dificuldade de respirar.

Índice

  1. Gato respirando rápido dormindo
  2. Gato com respiração ofegante e não se mexe
  3. Gato respirando rápido e babando
  4. Gato com respiração ofegante e rápida
  5. Outras razões pelas quais um gato respira rápido
  6. Por que minha gata respira muito rápido após o parto?

Gato respirando rápido dormindo

Antes de falar sobre as causas patológicas, devemos diferenciar uma situação que ocorre durante o sono do gato. Durante esse sono, várias fases se alternam, e é na fase REM que ocorrem os movimentos musculares rápidos, miados e respiração agitada em gatos. Quando acordado, o gato ofegante ou com respiração rápida acompanhada de arfadas pode ocorrer após exercícios intensos ou altas temperaturas. Desde que dure apenas alguns minutos, essa respiração não é preocupante.

Em outras situações, podemos dizer que não é normal o gato respirando rápido. Qualquer indício de que o gato com respiração abdominal, de boca aberta ou respiração anormal é motivo de consulta veterinária e pode representar uma emergência.

Gato respirando rápido: causas e o que fazer - Gato respirando rápido dormindo

Gato com respiração ofegante e não se mexe

Esses casos podem indicar que o gato sofreu um trauma. Uma queda de grande altura, atropelamento por um carro ou ataques de cachorro podem causar lesões internas que afetam a capacidade pulmonar e, consequentemente, a respiração. Uma hemorragia interna, dor intensa, fraturas ou pneumotórax, que resulta na perda de ar dos pulmões, são emergências que podem estar por trás da respiração rápida, superficial e abdominal.

Às vezes, com a hemorragia interna, o gato respira muito rápido e vomita sangue. Um gato que não recebe oxigênio suficiente terá uma coloração azulada em suas mucosas, um fenômeno conhecido como cianose.

O gato pode morrer em breve se não receber assistência veterinária, e ainda assim, o prognóstico é reservado. Requer internação para primeiro estabilizar o gato e, em seguida, realizar os exames necessários para diagnosticar e tratar a causa.

Neste vídeo do PeritoAnimal comentamos outro sinais preocupantes de um gato em estado de saúde grave:

Gato respirando rápido e babando

Outra situação com risco de vida ocorre após uma intoxicação. Os sintomas incluem respiração rápida, hipersalivação, arfadas, engasgos e sintomas neurológicos. Um exemplo típico é a intoxicação sofrida pelo gato quando recebe uma pipeta destinada a cachorros, com ingredientes ativos que são tóxicos para ele.

Se o seu gato tiver sintomas como os descritos, você deve ir imediatamente ao veterinário, se possível com o produto que causou o dano. O tratamento envolve a administração de fluidoterapia e medicação apropriada para sintomas de intoxicação.

O prognóstico será reservado e dependerá do tipo de substância tóxica, da via de intoxicação e dos danos causados.

Gato respirando rápido: causas e o que fazer - Gato respirando rápido e babando

Gato com respiração ofegante e rápida

Além de causas físicas, o estresse também pode fazer com que o gato acelere sua respiração e fique ofegante. Você poderá notar que ele está em estado de alerta, com as pupilas dilatadas, salivando, engolindo repetidamente e passando a língua pelos lábios.

Antes de tudo, você deve tranquilizá-lo. Deve ser capaz de se acalmar apenas quando a situação de gatilho for resolvida. Por exemplo, essa reação pode ser observada quando o gato encontra um congênero desconhecido, mas também em uma visita à clínica veterinária.

Se o estímulo persistir e o gato não tiver como escapar, ele poderá atacar. Você deve sempre procurar o gatilho para evitar que isso aconteça. Se o gato precisar se acostumar a ele, você deve iniciar uma adaptação gradual. Um veterinário comportamental ou etólogo pode estabelecer diretrizes para ajudar o gato a aceitar a nova situação.

Outras razões pelas quais um gato respira rápido

A taquipnéia, ou seja, respiração rápida, pode aparecer em muitas outras situações. Indica uma dificuldade respiratória que pode ser acompanhada de tosse, hipersalivação, vômitos, engasgos, ofegância, cianose, etc. O gato pode adotar uma postura característica com o pescoço estendido. Além das causas mencionadas, podemos destacar outras, como as seguintes:

  • Insolação
  • Asma felina
  • Pneumonia
  • Doença cardíaca, incluindo a filariose
  • Tumores
  • Corpos estranhos que obstruem as vias respiratórias
  • Anemia grave
  • Hipoglicemia, ou seja, baixa glicose no sangue
  • Hipertireoidismo
  • Derrame pleural

Todas requerem tratamento veterinário. Na clínica, após a estabilização do gato, conforme o caso, serão realizados testes de diagnóstico, como exames de sangue e urina, radiografias, ultrassonografias, etc., pois é necessário encontrar a causa que explique o gato com dificuldade de respirar para prescrever o tratamento mais adequado.

Gato respirando rápido: causas e o que fazer - Outras razões pelas quais um gato respira rápido

Por que minha gata respira muito rápido após o parto?

Por fim, embora uma gata possa experimentar respiração acelerada e até ofegar durante o parto, uma vez que esse tiver terminado, sua respiração deve voltar ao normal. Você precisa estar atento a qualquer um dos problemas comuns no parto das gatas. Se observar que ela mantém a respiração rápida, está inquieta e ansiosa, apresenta incoordenação ao caminhar, cai, hipersalivação, tem febre e suas membranas mucosas parecem pálidas, a gata pode estar sofrendo de eclâmpsia.

O distúrbio de eclâmpsia ocorre devido à hipocalcemia, ou seja, baixo nível de cálcio no sangue. Aparece no período de amamentação após o parto. Felizmente, não é um distúrbio muito comum em gatas, mas é uma emergência que requer que o veterinário administre medicação intravenosa.

Os filhotes terão que ser alimentados ou desmamados artificialmente, se já tiverem idade suficiente. Quando a gata se recuperar, a família deve ser reunida novamente, provavelmente dando à gata uma suplementação de cálcio se ela continuar a amamentar.

Gato respirando rápido: causas e o que fazer - Por que minha gata respira muito rápido após o parto?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato respirando rápido: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Luís Carlos
Minha gata mais nova respira mais rápido desde quando era filhote, é mais perceptível quando ronrona. Mas fora isso ela sempre viveu bem e se comportou normalmente, não tem alteração em postura ou comportamento. Ainda devo me preocupar?
A sua avaliação:
Juliana Ester
Meu gato está com a respiração rápida mas ele está comendo e brincando né endo água mas sua respiração está estranha
A sua avaliação:
Andreia
Meu gato está ofegante ronronando não quer comer nem beber água o que fazer estou sem dinheiro pra ir só veterinário me ajude😭 não está certo m secreção nasal bem tosse
A sua avaliação:
Suzi ribeiro
Minha gatinha está respirando muito ofegante e não quer ser tocada e nem quer se mexer, parece que está sentindo alguma dor. O que seria?
A sua avaliação:
Kassila
Olá boa noite minha gatinha passou por um susto enorme estava bem ofegante
Levei no veterinário não tem nada demais fiz exames e tudo mais
Mas ela ainda está respirando rápido que fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Kassila. Em qual dos exemplos você acha que a situação se encaixa? Ela pode seguir assim devido ao estresse.
A sua avaliação:
nelia
bom dia, minha gata corre de um lado para o outro e anda com a língua para dentro e para fora sem cessar que será?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Nelia, agradecemos o seu comentário. Acreditamos que o nosso artigo sobre Por que os gatos mostram a língua possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gato-mostrando-a-lingua-o-que-pode-ser-23157.html. Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Adriana
Bom preciso de um auxílio pois o meu gato de 12 anos possui falta de ar, tosse respiração ofegante e as vezes fica só deitado tentando puxar o ar com a boca toda aberta. Muitas vezes sinto que ele vai morrer.. já cheguei a encontrar ele todo mijado sem conseguir levantar e quase sem respirar..
Essa falta de ar e tosse geralmente são em crises, não ocorre o tempo todo. Ele só fica ofegante em tempo integral, mas consegue comer e brincar, porém menos que um gato comum

Ele já esta assim a alguns (5 ou 6) anos na verdade, desde entao perdeu muito peso. No inicio quando eu conseguia levar ele ao médico, foi diagnóstico de asma e bronquite crônica . A médica disse que não tinha o que fazer, só amenizar porem se piorasse deveria retornar com ele.

Faço tratamento dele com bombinha de ar em casa, mas somente se houver crises. Mas nos últimos meses só tem piorado, é quase todo dia

Devido a idade avançada e a piora da doença, todas as vezes que tento tirar ele de casa para levar ao médico ele fica assustado ao ponto de não conseguir puxar o ar e começa a ficar roxo. A médica também não pode vir aqui e eu não tenho ninguém que possa examina lo em minha casa.

Gente a crise dele tá pior a cada dia, eu não sei o que fazer. Se eu deixar aqui em casa ele vai morrer e se eu sair com ele eu tenho plena certeza que ele morre antes de chegar no veterinário

Alguem tem alguma ideia do que eu possa fazer pra ajuda lo ?

Lembrando que tem dias q ele fica ótimo, nem parece estar doente.

Ele não pode se assustar ou ter emoções muito fortes. Tem que ser tudo na calma e um ambiente que ele esteja familiarizado. Tenho medo de arriscar sair com ele e me culpar pela morte antecipada que eu prevejo que vai acontecer, ele passa muito mal..mas também me deixa agoniada saber que ele vai morrer em casa sem assistencia de um medico
A sua avaliação:
M...
Vocês sempre falam em levar o animal à um veterinário, é muito complicado quando na cidade que a gente mora não tem nenhum😔😔....
Acho que vcs deveriam dar alguma dica pra ser feita em casa pra quem passa por esse problema de não ter veterinário.....
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, tudo bem? Poxa, é que sem uma longa conversa sobre o histórico do pet e sem uma análise pessoalmente, realmente seria irresponsável dar qualquer diagnóstico ou recomendação, entende? No PeritoAnimal buscamos dar as melhores dicas para cuidar dos animais com responsabilidade.
Um abraço!
A sua avaliação:
Nelci
Minha gatinha não que comer e está tristem só que ficar no cantinho dela o que eu faço me de uma dica por favor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nelci. Tudo bem? Temos este artigo que explica as causas e soluções para quando um gato não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Vitória
Eu levei minhas duas gatas para vacinar e infelizmente tinha encerrado o atendimento quando cheguei porém já em casa; a mais velha se escondeu e a mais nova estava muito ofegante. Foi o estresse mas do mesmo jeito é preocupante.
A sua avaliação:
Silvio José de araujo
Minha gata tosse e respira rápido, o q pode ser e o q pode ser feito? Boa noite
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Silvio. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Eliana Cristina Franzoni
A minha gata fez cirurgia em abril deste ano , pois estava com um tumor na mama.Ela já tem quase 11 anos e agora o tumor voltou a aparecer e ela está com uma respiração muito ofegante.Será que isso está ocorrendo devido ao tumor que está se espalhando pelos outros órgãos dela?Por favor, aguardo um retorno.Desde já agradeço pela atenção.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mirian
Minha gata e está prenha, mas ela respira rápido qnd está dormindo. É normal?
1 de 5
Gato respirando rápido: causas e o que fazer