PARTILHAR

Ascite em gatos - Causas e tratamentos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2023
Ascite em gatos - Causas e tratamentos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você compartilha sua vida com um amigo felino, certamente se interessa em saber com quais problemas de saúde ele pode sofrer e o que você pode fazer a respeito. Para oferecer a ele uma boa qualidade de vida, você terá de passar tempo com ele por muitos motivos. Entre eles, podemos destacar o fato de conhecê-lo bem e, assim, poder perceber com facilidade se houver alguma mudança física ou mental que possa te alertar de uma possível enfermidade. Por exemplo, se você notar que seu gato está com a barriga inchada e dura, pode ser que se trate de ascite ou derrame abdominal.

Se você tem um gato e se interessa em saber mais sobre esta condição que afeta os felinos domésticos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça com detalhes as causas de ascite em gatos e seus tratamentos.

Também lhe pode interessar: A ascite em cães - Causas e tratamento

Ascite em gatos - O que é

A ascite ou efusão abdominal não é uma doença em si e sim um sinal clínico que nos alerta de que há uma patologia principal que a está causando. Esta condição se dá quando há um acúmulo anormal de líquido no abdômen, causando uma barriga d'água, e pode vir de um derrame por osmose através dos vasos sanguíneos, do sistema linfático ou dos diferentes órgãos nessa parte do corpo.

Diante dos primeiros sintomas, devemos consultar um veterinário prontamente, uma vez que os casos graves de acumulação de líquido no abdômen podem dificultar a respiração e, além disso, ser a causa subjacente do derrame abdominal, podendo ser muito graves e até causar a morte do animal.

Ascite em gatos - Causas e tratamentos - Ascite em gatos - O que é

Causas de ascite em gatos

Como já dissemos, a efusão ou derrame abdominal é uma condição na qual um líquido, conhecido como líquido ascítico, se acumula no abdômen, fazendo com que o gato fique com uma barriga inchada e dura. Essa condição que se dá na região abdominal pode ocorrer por um grande número de motivos diferentes, por isso é essencial que um veterinário faça todos os exames necessários para detectar a origem desse sinal clínico.

Algumas das principais causas da barriga d'água, ou seja, que provocam um inchaço ou acumulação de líquido abdominal, são as seguintes:

  • Insuficiência cardíaca congestiva do lado direito
  • Peritonite infecciosa felina (PIF ou FIV em inglês)
  • Distúrbios dos rins como insuficiência, infecção ou cálculos
  • Distúrbios do fígado, principalmente sua inflamação
  • Distúrbios da circulação sanguínea e a coagulação
  • Hipoproteinemia ou diminuição dos níveis de proteína no sangue
  • Tumores sangrantes ou câncer abdominal, principalmente no fígado e biliares
  • Traumatismo com ruptura de vasos sanguíneos e/ou de órgãos internos que provoque sangramento abdominal
  • Rompimento da bexiga urinária
Ascite em gatos - Causas e tratamentos - Causas de ascite em gatos

Ascite em gatos: sintomas

Antes de falar sobre o tratamento da ascite em gatos, devemos conhecer melhor essa condição. Assim, alguns outros detalhes a serem lembrados sobre esta doença incluem, por exemplo, que como a efusão abdominal pode ser causada por várias razões além das discutidas abaixo, alguns dos sintomas podem ser específicos para cada causa, o que ajuda no diagnóstico diferencial para conhecer a verdadeira origem da condição.

Entre os principais sintomas da ascite em gatos encontram-se os seguintes:

  • Abdômen inflamado
  • Letargia e apatia
  • Dor ao se mover e ao deitar
  • Aumento de peso
  • Perda de apetite
  • Anorexia
  • Vômitos
  • Febre
  • Gemidos e lamentações
  • Dor e sensibilidade ao tato
  • Fraqueza muscular
  • Dificuldades para respirar

Em casos avançados da ascite em gatos, pode ocorrer também inchaço do escroto nos machos e da vulva nas fêmeas. Além disso, se além da inflamação no abdômen puder ser observada inflamação também no peito, pode se tratar de uma efusão pleural, ou seja, de uma acumulação de líquido na pleura ao redor dos pulmões.

Ascite em gatos: diagnóstico

Para diagnosticar a ascite em gatos, o veterinário deve realizar um exame físico completo e analisar o líquido ascítico extraído previamente e, assim, encontrar também a causa. Além disso, há mais exames a serem feitos para ter certeza não só de que se trata de uma efusão abdominal e não de outra coisa, mas também para garantir qual é a razão para isso. Estes outros exames para ascite em felinos são os seguintes:

  • Ecografia abdominal
  • Radiografia abdominal
  • Análise de urina
  • Análise de sangue
  • Cultivos
Ascite em gatos - Causas e tratamentos - Ascite em gatos: diagnóstico

Tratamento para ascite em gatos

O tratamento da efusão abdominal felina depende completamente da doença ou do problema subjacente que a causou. Por exemplo, se houver uma infecção, ela deve ser tratada com antibióticos. Se a causa for trauma, a possibilidade de cirurgia imediata deve ser avaliada devido a todo o risco que a situação implica, não apenas pela ascite e, se houver um tumor, será necessário considerar o tratamento ou a cirurgia apropriados. Contudo, em qualquer um dos casos em que há um edema abdominal em gatos, o tratamento a ser seguido deve ser indicado pelo especialista veterinário.

Algo que sempre é feito para aliviar o animal durante o tratamento é esvaziar o líquido ascítico, não apenas uma pequena quantidade para analisá-lo, mas o máximo possível em intervalos de algumas horas ou dias, dependendo do caso. Além disso, se os gatos que sofrem desta condição estão hospitalizados ou em casa, eles devem receber uma dieta baixa em sal, uma vez que ele favorece a retenção de fluidos e, neste caso, o efeito que buscamos é o oposto. Por esta razão, em certos casos quando o estado dos rins permite, o especialista pode prescrever diuréticos.

Ascite em gatos: como prevenir

Depois de conhecer as causas e o tratamento para ascite em gatos, além de outros detalhes, certamente você quer saber como evitar a barriga inchada causada por este problema em seu gato. No entanto, a prevenção total da ascite na verdade não é possível, uma vez que existem muitas causas possíveis para isso. Portanto, só podemos tomar algumas precauções que nos ajudam a reduzir o risco dessa condição em nosso animal de estimação:

  • Siga o calendário de vacinação para gatos
  • Não deixe seu gato sair de casa sem nenhum controle ou supervisão de sua parte
  • Vigie as janelas e varandas da casa para evitar quedas
  • Não medique seu gato por conta própria, consulte sempre o veterinário
  • Alimente seu pet com alguma das melhores rações

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ascite em gatos - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • "Portal Hypertension and Ascites in Small Animals" por: Julie K. Levy, DVM, PhD, DACVIM, Department of Small Animal Clinical Sciences, University of Florida College of Veterinary Medicine; Director, Maddie’s Shelter Medicine Program Staci Hutsell, DVM, Maddie’s® Professor of Shelter Medicine Resident, University of Florida College of Veterinary Medicine. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/digestive-system/hepatic-disease-in-small-animals/portal-hypertension-and-ascites-in-small-animals
  • Julie K. Levy, DVM, PhD, DACVIM, Department of Small Animal Clinical Sciences, University of Florida College of Veterinary Medicine; Director, Maddie’s Shelter Medicine Program Staci Hutsell, DVM, Maddie’s® Professor of Shelter Medicine Resident, University of Florida College of Veterinary Medicine. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/generalized-conditions/feline-infectious-peritonitis/overview-of-feline-infectious-peritonitis

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Thiago
O meu gato ta com a barrigão enorme e não e verme. ( eu acho ) ele come de mais mesmo assim.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Thiago. Recomendamos que você consulte um profissional, pois ele pode estar assim por inúmeros motivos. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
RAQUEL LOPES MENDES
Ola,meu gato esta c aciste e tolevando ao veterinario,foi descartado fiv e felv,mas agr ele esta c dificuldade pra defecar ,ficando assim sujo na região e c dor quando vou limpa-lo
Dagila
Seu gatinho sarou ?
Benia
Gostaria de saber que raça e desse carinho.
Luísa Savala
Oi Benia! Você pode descobrir qual a raça do seu gato no nosso artigo, confira:https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-qual-a-raca-do-meu-gato-22700.html
A sua avaliação:
Gabriela Oliveira
Existe algum remédio caseiro para ascite em gatos?
Ascite em gatos - Causas e tratamentos
1 de 4
Ascite em gatos - Causas e tratamentos

Voltar ao topo da página ↑