Dietas caseiras

Frutas e legumes proibidos para gatos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2019
Frutas e legumes proibidos para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Há determinadas frutas e legumes proibidos para os gatos. Os gatos são animais estritamente carnívoros puros, não são omnívoros como podem ser outros animais ou mesmo o ser humano. O seu aparelho digestivo é capaz de digerir sem problemas alimentos animais, mas os vegetais não são favoráveis para o seu organismo. No entanto, há frutas e legumes que em pequenas doses podem contribuir com vitaminas carentes em dietas de proteína animal.

Conhecer os alimentos vegetais que em pequenas quantidades podem ser ideais para os gatos é muito conveniente. No entanto, o que é realmente importante quando queremos oferecer ao nosso pequeno companheiro uma dieta caseira é saber perfeitamente quais são os alimentos humanos proibidos para gatos. Por isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça quais são as frutas e legumes proibidos para gatos e os seus efeitos tóxicos para os nossos pets felinos.

Também lhe pode interessar: Frutas que gatos podem comer

Índice

  1. Frutas prejudiciais para o gato
  2. Legumes prejudiciais para os gatos
  3. Não faça experiências com o gato

Frutas prejudiciais para o gato

Todas as frutas têm açúcar, que não é benéfico para os gatos. Mas em pequenas quantidades algumas podem ser benéficas porque trazem nutrientes e vitaminas ausentes nas dietas de carne. De seguida, vamos listar as frutas proibidas para gatos por poderem deixá-lo doente.

Lista de frutas prejudiciais para o gato

As principais frutas proibidas para os gatos são as seguintes:

  • As uvas e as passas são frutas que podem causar problemas renais nos gatos, por isso a sua ingestão é proibida.
  • Abacate. Esta fruta é muito gordurosa e, apesar da sua textura poder ser do agrado do gato não deve ser administrada em qualquer circunstância. Pode ser prejudicial para o seu pâncreas, tal como os alimentos fritos e os molhos condimentados. Além disso, o abacate contém uma substância chamada persina, que é tóxica para os gatos e outros animais como os cachorros.
  • Banana. A ingestão desta fruta provoca graves diarreias nos felinos. Deve ter cuidado porque o seu sabor é do agrado dos gatos.
  • Laranjas, limões, tangerinas, toranjas e todos os cítricos no geral causam incômodos estomacais nos gatos. A sorte é que os seus sabores não são do agrado do paladar felino.
Frutas e legumes proibidos para gatos - Frutas prejudiciais para o gato

Legumes prejudiciais para os gatos

Do mesmo modo que existem alguns legumes que cozidos e consumidos com moderação são aptos para o consumo dos gatos, existem outros legumes muito prejudiciais para a sua saúde. De forma idêntica a algumas plantas que são tóxicas para eles, existem legumes muito prejudiciais para os gatos mesmo fervidos e dados apenas em pequenas quantidades. Por isso, de seguida vamos listar os piores legumes para a saúde do seu gato.

Lista de legumes prejudiciais para os gatos

Os legumes mais prejudiciais para a saúde dos nossos gatos são:

  • Cebola. A cebola contém um produto chamado tiossulfato que nos gatos lhe pode provocar anemia porque destróis os glóbulos vermelhos do sangue do animal.
  • Alho. O alho também contém tiossulfato, mas em menor quantidade que as cebolas. Não é tão perigoso mas também não é recomendável.
  • Alho-poró, cebolinha, etc. Todos estas verduras provocam o mesmo problema que ocorre com as cebolas e os alhos.
  • Batatas cruas e outros tubérculos crus. Estes alimentos crus contêm um elemento chamado de solanina, muito amargo e tóxico para pessoas, gatos e outros animais. Mas com o cozimento dos alimentos este tóxico elimina-se totalmente e tornam-se aptos para os gatos em pequenas porções.
  • Tomates. Os tomates são parentes das batatas, uma vez que são plantas da família das solanáceas. Por conseguinte, também contêm solanina, a toxina amarga. Não convém plantar tomateiros em um jardim onde o seu gato passe, visto que poderia se intoxicar com as folhas do tomateiro que também são tóxicas.
Frutas e legumes proibidos para gatos - Legumes prejudiciais para os gatos

Não faça experiências com o gato

Os gatos, devido às caraterísticas do seu curto trato intestinal que a Mãe Natureza os dotou, deveriam apenas comer proteína animal, ou seja, carne e peixe. É verdade que cobrem os seus déficits vitamínicos ingerindo plantas que, além de os desintoxicar complementam a sua alimentação. E também é verdade que por vezes, como nós fazemos, erram e ingerem uma planta tóxica. Por este motivo, proporcionar-lhes legumes saudáveis para eles em uma pequena percentagem (10% a 15%), não é nenhum erro. Mas não pretenda converter o seu gato em um animal vegetariano, porque nunca o será.

Não lhe dê vegetais permitidos em quantidades excessivas, nem todos os dias. Apenas eventualmente e em modo de complemento. Por último, não lhe proporcione nenhum vegetal novo do qual o seu veterinário não garanta a segurança para o seu gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e legumes proibidos para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Polter
Bom dia!
Gato pode comer mamão?
Obrigada!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem? Sim, gato pode comer mamão. A fruta é rica em água e nutrientes benéficos para os felinos, mas é preciso oferecê-la sem sementes e sem casca. Além disso, o mamão nunca deve ser usado como alimento principal e, sim, como petisco 2 ou 3 vezes em pequenas porções, por semana, no máximo.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Thiago
Gostei,tem MUITAS coisas qui nos não sabemos agora a gente sabe Obrigado perito animal.
A sua avaliação:
Luciana Pereira
Meu gato ama manga. Essa fruta não foi citada no artigo. Pode?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Luciana. Tudo bem? Sim, cachorro pode comer manga! Mas, claro, com bastante moderação. Explicamos tudo nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-pode-comer-manga-22959.html. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Marina
Meu gatinho come pequenos gomos de tangerina, ele adora.
Maria das Graças Nogueira
Olá! Gostaria de saber se açaí pode trazer danos para a saúde do meu gato,pois ele é louco por açaí,sempre dou um pouco na colher de sobremesa. mas fico preocupada porque ele tem PKD. Aguardo retorno.Obrigada!
1 de 3
Frutas e legumes proibidos para gatos