Dietas caseiras

Gatos podem comer abacate?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 9 fevereiro 2023
Gatos podem comer abacate?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O abacate é, sem dúvida, um alimento bastante popular. Seu alto teor de gordura monoinsaturada e suas propriedades antioxidantes o tornaram um dos ingredientes estrela em alimentações saudáveis. Mas e os animais de estimação, por exemplo, gato pode comer acabate ou não?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar tudo sobre o abacate na alimentação dos gatos. Explicaremos por que o alimento é tóxico para felinos e o que fazer se ele comer a fruta. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Frutas que gatos podem comer

Índice

  1. Gato pode comer abacate ou faz mal?
  2. Por que acabate é tóxico para gatos?
  3. O que acontece se o gato comer abacate?
  4. Meu gato comeu abacate, o que fazer?
  5. Outros alimentos que gatos não podem comer

Gato pode comer abacate ou faz mal?

Muitos tutores se perguntam se o gato pode comer abacate para se beneficiar de suas propriedades. No entanto, embora o abacate seja um alimento saudável e seguro para os humanos, existem várias espécies animais para as quais o consumo de abacate pode ser prejudicial, como gatos, cães, cavalos, caprinos, ovelhas, roedores e algumas aves.

Em particular, o abacate não deve ser dado para gatos por duas razões:

  • Por um lado, é um alimento com alto teor de gordura, de modo que pode promover o sobrepeso e outras doenças a ele associadas (como lipidose hepática, pancreatite, diabetes, etc.).
  • Por outro lado, porque o abacate contém uma substância que é tóxica para gatos, a persina, que discutiremos em mais detalhes na próxima seção.

Por que acabate é tóxico para gatos?

Você já viu que os gatos não podem comer abacate porque ele é considerado um alimento tóxico para os felinos por conter uma substância tóxica conhecida como persina. A persina é uma substância antifúngica, presente nas folhas, frutos, sementes e casca, que o abacateiro produz naturalmente para se proteger contra o crescimento de fungos. Embora esta substância seja inofensiva para os seres humanos, ela pode causar intoxicação em nossos animais de estimação.

A verdade é que as informações publicadas sobre a gravidade do envenenamento por abacate em gatos variam muito. Há fontes[1] que afirmam que os felinos raramente são afetados pelo envenenamento por abacate. No entanto, existem outras fontes[2] que descrevem casos graves de intoxicação por abacate. Portanto, dado o risco representado pelo consumo deste alimento, é preferível mantê-lo fora do alcance dos gatos. Lembre-se também que não é apenas a polpa do abacate que contém a persina, mas também as folhas, a semente e a casca, portanto você deve evitar que o gato tenha acesso a qualquer parte da planta ou do fruto.

Neste ponto, deve-se mencionar que embora estudos tenham definido a dose tóxica de abacate em alguns animais (como ratos e cabras), atualmente não existem dados sobre a quantidade de abacate que é tóxica para gatos. Estudos sobre este assunto proporcionariam uma compreensão mais profunda deste quadro de envenenamento de gatos, sua severidade e patogênese.

O que acontece se o gato comer abacate?

Como já dissemos você não pode dar abacate para gatos também devido à persina, substância presente no abacate que é capaz de produzir toxicidade em dois níveis:

  • A nível cardíaco: em gatos intoxicados com abacate, ocorre derrame pericárdico (acúmulo de líquido ao redor do coração), com congestão e dificuldade respiratória.
  • A nível digestivo: pode causar um processo inflamatório no estômago e intestino, levando a sinais clínicos como vômitos e diarreia.

Muitos casos de gatos intoxicados por abacate parecem ser leves ou moderados. Entretanto, também há relatos de casos graves de intoxicação por abacate. Portanto, se você suspeita que o gato tenha comido abacate, você deve estar alerta e ciente do risco potencial.

Como mencionado nas seções anteriores, todas as partes do abacate são tóxicas para os gatos, pois todas elas contêm persina. Então o que acontece se meu gato lamber um abacate? Neste caso, é provável que a quantidade de veneno ingerida pelo gato não seja suficiente para causar uma intoxicação completa. Entretanto, é importante que você o observe nas horas seguintes e, se aparecerem sinais de intoxicação como os mencionados acima, você deve ir a uma clínica veterinária o mais rápido possível.

Gatos podem comer abacate? - O que acontece se o gato comer abacate?

Meu gato comeu abacate, o que fazer?

Sabendo o risco potencial que este alimento representa para os gatos, você provavelmente está se perguntando o que fazer se seu gato comer abacate acidentalmente. Bem, se você suspeitar ou confirmar que seu gato comeu abacate ou qualquer outra parte da planta, é melhor visitar o veterinário o mais rápido possível. É verdade que muitas intoxicações por abacate em gatos têm sinais leves, mas dada a possibilidade de casos graves de intoxicação, é melhor visitar um centro veterinário para avaliar a saúde do felino.

Se forem detectados sinais de intoxicação, será necessário um tratamento para evitar os efeitos tóxicos da persina. Especificamente, a descontaminação digestiva será realizada utilizando diferentes métodos, dependendo do tempo decorrido desde a ingestão da fruta (indução de vômito, lavagem gástrica ou administração de produtos que impedem a absorção do veneno, como o carvão ativado).

Outros alimentos que gatos não podem comer

Como explicamos ao longo deste artigo, o abacate faz mal para os gatos, tanto a fruta como a planta. Entretanto, o abacate não é o único alimento que pode ser prejudicial aos felinos: existe uma longa lista de alimentos que gatos não podem comer. Os mais importantes estão listados abaixo:

  • Cebola, alho e alho-poró: contêm tiossulfato, um composto que pode destruir os glóbulos vermelhos e causar anemia.
  • Uvas e passas: em grandes quantidades, elas podem causar problemas renais e diarreia severa.
  • Frutas cítricas, tais como laranjas e toranjas, causam diarreia e dores de estômago.
  • Tomates verdes: Os tomates verdes contêm tomatina, uma substância tóxica para os gatos. Entretanto, à medida que o tomate amadurece, as concentrações desta substância tóxica diminuem.
  • Leite: gatos adultos frequentemente desenvolvem intolerância à lactose e não devem consumir leite. Os gatinhos lactantes só devem consumir leite formulado para gatos, pois leite de outras espécies (como o leite de vaca) pode causar diarreia severa.
  • Embutidos: seu alto teor de sal pode ter um efeito prejudicial sobre os rins.
  • Alimentos doces: além do fato de que os gatos são incapazes de detectar o sabor doce, o consumo de açúcar pode causar hiperglicemia e insuficiência hepática.
  • Peixe cru ou carne crua: podem conter microrganismos patogênicos ou parasitas responsáveis por várias doenças infecciosas ou parasitárias. Para evitar riscos, esses alimentos devem sempre ser fornecidos cozidos ou, se não forem cozidos, congelados.
  • Chocolate e café: contém teobromina, uma substância capaz de causar vômitos, diarréia e úlceras gástricas.
  • Álcool: embora seja mais do que óbvio, é importante lembrar que o álcool pode causar intoxicação alcoólica, o que pode levar à morte do animal.

E aí, gato pode comer abacate? Você agora sabe que não. E no vídeo a seguir falamos mais a fundo sobre 7 frutas e legumes proibidos para gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos podem comer abacate?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Pet Posion Helpline. Avocado. Disponível em: <https://www.petpoisonhelpline.com/poison/avocado/>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
  2. American Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Toxic and Non Toxic Plant List.
Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. Aguacate, Persea Americana. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/aguacate_tcm30-103002.pdf>. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gatos podem comer abacate?