Dietas caseiras

Alimentos humanos que os cachorros podem comer

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 29 maio 2023
Alimentos humanos que os cachorros podem comer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dividir as sobras ou pedaços de comida com nosso melhor amigo é uma forma de melhorar nosso vínculo com ele, no entanto, também pode deixá-lo cada vez mais insistente e ansioso durante nossas refeições. Mas como podemos ter certeza de que esses alimentos não vão prejudicá-lo? Afinal, oque os cães podem comer além de ração? Pode dar comida humana para cachorro?

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos detalhar 20 alimentos humanos que os cachorros podem comer, além de dar algumas dicas básicas que você deve ter em mente. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Alimentos humanos que um gato pode comer

Índice

  1. Carne (sem sal nem ossos cozidos)
  2. Peixe (sem sal e sem espinha)
  3. Ovo cozido
  4. Vegetais
  5. Frutas
  6. Mel
  7. Sorvete à base de leite vegetal ou água, sem açúcar
  8. Iogurte e kefir
  9. Caldo (sem sal ou cebola)
  10. Azeite de oliva
  11. Outros alimentos humanos que cachorros podem comer
  12. O que levar em consideração antes de dar alimentos humanos para os cachorros
Ver mais >>

1. Carne (sem sal nem ossos cozidos)

Iniciamos nossa lista de alimentos humanos que os cachorros podem comer destacando que os cães não são animais estritamente carnívoros como os gatos, no entanto, a carne deve ser a base de sua alimentação. Embora algumas sejam mais recomendáveis do que outras, podemos oferecer qualquer tipo de carne a eles: frango, peru, porco, carne bovina, cordeiro... Recomendamos evitar carnes fritas ou o uso de sal, e optar por carnes grelhadas, feitas na chapa ou assadas. Todas essas opções irão encantá-los.

Atualmente, muitas pessoas optam pela dieta BARF, que envolve oferecer carne crua ao cão. Nesse caso, devemos garantir a qualidade da carne corretamente para evitar a transmissão de patógenos e parasitas, que podem ser evitados cozinhando levemente a carne. Também é importante lembrar que ossos cozidos lascam facilmente, então aconselhamos evitá-los completamente e escolher ossos crus.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 1. Carne (sem sal nem ossos cozidos)

2. Peixe (sem sal e sem espinha)

Assim como a carne, o peixe faz parte dos alimentos essenciais na dieta dos cachorros. Podemos escolher entre uma grande variedade de peixes recomendados para cães: salmão, sardinhas, atum, arenque, cavalinha... Assim como no caso da carne, recomendamos evitar frituras, remover a espinha e cozinhá-lo no forno, fazer o peixe grelhado ou a vapor, por exemplo.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 2. Peixe (sem sal e sem espinha)

3. Ovo cozido

Muitos tutores se perguntam se dar comida humana para cachorro faz mal e os ovos geram dúvidas. Este alimento é uma fonte fonte importante de gorduras e proteínas benéficas, além de serem geralmente um alimento que os cães adoram. Eles também contêm aminoácidos essenciais e vitaminas, sendo assim um alimento muito completo para os cães. Não se esqueça de que os ovos podem transmitir salmonelose, portanto, se você for oferecê-los crus, deve lavá-los cuidadosamente. Para evitar isso, aconselhamos oferecer os ovos cozidos ou como uma omelete, sempre sem sal. Assim, é mais um dos alimentos humanos que os cachorros podem comer.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 3. Ovo cozido

4. Vegetais

Seguimos nossa lista de alimentos humanos que os cachorros podem comer falando dos vegetais. Como mencionamos anteriormente, os cães não são estritamente carnívoros, portanto, é recomendável incluir vegetais em sua alimentação. Embora a maioria das rações já contenha todos os ingredientes necessários para uma nutrição completa, podemos usar diferentes vegetais para preparar petiscos caseiros para cães.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 4. Vegetais

5. Frutas

Devemos estar cientes de que as frutas contêm uma quantidade elevada de açúcar, por isso devemos controlar a quantidade desses alimentos e oferecê-los apenas ocasionalmente. Entre todas as frutas, podemos destacar a maçã por suas propriedades depurativas e antioxidantes, que também ajuda a limpar a boca do nosso cão de forma natural. Outras frutas benéficas para os cães podem ser a pera, a melancia ou a banana, que são outros dos alimentos que os cachorros podem comer além da ração.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 5. Frutas

6. Mel

Outro dos alimentos que os cães podem comer além de ração é o mel artesanal não-refinado, que érico em carboidratos (glicose, frutose e maltose), mas também oferece outros nutrientes, como fósforo, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas, entre outros. Pode ser oferecido a cães idosos ou convalescentes, pois é uma fonte de energia natural. Nunca deve ser oferecido a filhotes de cachorro.

Assim como as frutas, este delicioso líquido é rico em açúcares, portanto, é um dos alimentos que os cachorros podem comer que deve ser oferecido com moderação, apenas ocasionalmente, como recompensa, espalhando-o em um petisco ou adicionando uma colher de chá às receitas caseiras para cães.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 6. Mel

7. Sorvete à base de leite vegetal ou água, sem açúcar

Você já quis dividir um sorvete com seu cachorro, mas não arriscou por causa do alto teor de açúcar? Saiba que sorvetes caseiros feitos com água, leite vegetal e frutas podem ser uma ótima opção para refrescá-los no verão. Descubra no PeritoAnimal como fazer sorvete para cachorros caseiro. Eles vão adorar!

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 7. Sorvete à base de leite vegetal ou água, sem açúcar

8. Iogurte e kefir

O iogurte, assim como o kefir, são fontes de cálcio e probióticos que ajudam no sistema digestivo dos nossos cães, regulando sua flora intestinal e regenerando a mucosa intestinal. Entretanto, não se deve exagerar no consumo desses alimentos. Podemos oferecer uma porção de iogurte aos nossos cães semanalmente, por exemplo.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 8. Iogurte e kefir

9. Caldo (sem sal ou cebola)

O caldo é uma opção excelente que nos ajuda a hidratar cães doentes, mas também pode nos ajudar a amolecer a ração seca para filhotes de cachorro. Desde que seja feito sem sal nem cebola, o caldo é uma alternativa ótima para encorajar nossos companheiros a beber, fornecendo-lhes também uma nutrição a mais, sendo um dos alimentos humanos que os cachorros podem comer ideais.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 9. Caldo (sem sal ou cebola)

10. Azeite de oliva

Existem muitos usos e benefícios do azeite de oliva para cães, e cada vez mais pessoas decidem adicionar uma colher de chá à comida de seus cães ocasionalmente. O azeite tem vitaminas e gorduras saudáveis, mas também é um excelente laxante, além de melhorar e ajudar no funcionamento das articulações e dos músculos.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - 10. Azeite de oliva

Outros alimentos humanos que cachorros podem comer

Ficou com vontade de conhecer mais alimentos que podem ser oferecidos aos cachorros? A seguir, apresentamos uma pequena lista de alimentos alternativos que seu peludo também pode gostar:

  • Os cachorros podem comer aveia morna, um alimento excelente para cães que sofrem de constipação crônica;
  • A levedura de cerveja é especialmente indicada para cães idosos, mas também pode ser útil em qualquer estágio da vida. Ela fornece vitaminas, melhora a saúde da pele e do pelo, e ainda purifica o trato intestinal;
  • O fígado é um alimento excelente devido ao seu teor de vitaminas, proteínas e ômega 3 e 6, mas recomenda-se moderar o consumo a uma ou duas vezes por semana, no máximo;
  • Diferentemente da macadâmia, que é tóxica para cães, podemos oferecer amêndoas e avelãs cruas ao nosso melhor amigo, se ele quiser;
  • Podemos enriquecer uma dieta caseira com diferentes especiarias, como salsa, alecrim, tomilho ou açafrão;
  • A espirulina é uma alga que se tornou popular em dietas veganas e vegetarianas devido ao seu alto teor de proteínas, aminoácidos, vitaminas e ferro. É ideal para cães doentes ou cadelas grávidas.

O que levar em consideração antes de dar alimentos humanos para os cachorros

Lembre-se de que embora você possa oferecer ocasionalmente esses alimentos humanos que os cachorros podem comer, é importante não abusar desses "extras" em sua dieta, prevenindo assim o sobrepeso e a obesidade. Lembre-se de que as rações comerciais de alta qualidade para cães já contêm todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento ideal.

No entanto, se o seu objetivo é oferecer comida caseira ao seu cão de forma permanente, sempre consulte o seu veterinário para saber detalhadamente quais são as necessidades nutricionais do seu cão. Ele irá orientá-lo não apenas sobre as quantidades, mas também sobre os suplementos necessários ou mesmo ingredientes indispensáveis.

Alimentos humanos que os cachorros podem comer - O que levar em consideração antes de dar alimentos humanos para os cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos humanos que os cachorros podem comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rudinei Lima Luz
Gosto muito dos conteúdos, são muito esclarecedores no que se refere aos bons cuidados de nossos pets!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes, Rudinei!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 12
Alimentos humanos que os cachorros podem comer