Dietas caseiras

Gatos podem comer brócolis?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 26 junho 2023
Gatos podem comer brócolis?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O brócolis é uma planta que pertence à família Brassicaceae, anteriormente chamadas de plantas crucíferas. Sobre a planta, a seguinte informação pode te surpreender: o brócolis foi classificado como o vegetal com maior valor nutricional por unidade de peso de produto comestível, o que o torna um ingrediente altamente recomendado na dieta das pessoas. Mas e para os animais de estimação? Você quer saber o que acontece se você der brócolis a um gato?

Se quiser descobrir, recomendamos que nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos se os gatos podem comer brócolis.

Também lhe pode interessar: Gatos podem comer abacate?

Índice

  1. Gatos podem comer brócolis?
  2. Gatos podem comer brócolis cru ou cozido?
  3. Como dar brócolis ao gato?
  4. Quantidade de brócolis para gatos
  5. Efeitos adversos do brocólis para gatos
  6. Contraindicações do brocólis para gatos

Gatos podem comer brócolis?

O brócolis é um alimento com alto valor nutricional. E é por isso que foi classificado como o vegetal com maior valor nutricional por unidade de peso. O brócolis contém uma quantidade elevada de fibras, minerais e vitaminas. Particularmente, é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina B9 (ácido fólico) e minerais como ferro, fósforo e potássio.

Além disso, seu consumo está associado a importantes efeitos benéficos para a saúde. Entre outras coisas, atribui-se a ele um efeito protetor contra certos tipos de câncer, o que parece estar relacionado ao seu alto teor de nutrientes antioxidantes (betacaroteno e vitamina C), fibras (solúveis e insolúveis) e substâncias fitoquímicas (como os glucosinolatos, isotiocianatos e indóis).

O brócolis não contém nenhum composto que seja tóxico ou prejudicial para o organismo dos gatos, tornando-o um alimento perfeitamente adequado para esses animais. Ou seja, os gatos podem comer brócolis porque serão beneficiados por este rico alimento. Na verdade, existem muitas rações comerciais para gatos que incluem o brócolis em sua lista de ingredientes devido aos seus múltiplos benefícios. No entanto, antes de incluir o brócolis na dieta dos felinos, é importante considerar uma série de aspectos para garantir que sua contribuição alimentar seja segura e saudável para esses animais. Nos próximos tópicos, explicaremos detalhadamente a forma adequada de incluir esse vegetal na dieta dos gatos.

Gatos podem comer brócolis cru ou cozido?

Agora que sabemos que o brócolis está na lista de alimentos humanos que um gato pode comer, você pode estar se perguntando se os gatos podem comer brócolis cozido ou se podem comer brócolis cru. Bem, o brócolis é um vegetal que pode ser consumido cru, desde que seja lavado e higienizado adequadamente para eliminar possíveis contaminantes químicos e microbiológicos presentes em sua superfície. No entanto, é comum que os gatos rejeitem esse vegetal quando oferecido cru. Portanto, o mais recomendado é fornecer brócolis cozido para o felino.

Ao cozinhar brócolis para gatos, é importante considerar o seguinte: o cozimento em água fervente ou o cozimento por um tempo muito prolongado resultam em perda significativa de nutrientes, principalmente de vitamina C. Portanto, o mais adequado é cozinhar o brócolis no vapor ou salteá-lo na frigideira. Dessa forma, conseguimos aumentar a palatabilidade do produto sem perder seu valor nutricional.

Como dar brócolis ao gato?

A melhor forma de oferecer brócolis aos gatos é cozinhá-lo no vapor ou salteá-lo na frigideira. Mas como podemos incluir esse ingrediente na dieta dos gatos? Aqui estão algumas ideias:

  • Para gatos alimentados com comida caseira: se você costuma alimentar seu gato com uma refeição caseira, a maneira mais simples é incluir o brócolis como um dos ingredientes na porção de vegetais da sua alimentação diária. Basta cozinhar o brócolis como explicado anteriormente e misturá-lo com os demais ingredientes. No artigo sobre o que os gatos comem, falamos sobre as porcentagens de cada grupo de alimentos na dieta felina.
  • Para gatos alimentados com ração: se, por outro lado, você costuma alimentar seu gato com ração comercial, há duas opções: oferecer uma ração que contenha brócolis na lista de ingredientes ou oferecer esse vegetal como complemento à sua dieta habitual, ou seja, como um petisco ou recompensa (desde que seu gato goste). Lembre-se de que os petiscos também devem ser considerados na quantidade total de comida diária.
Gatos podem comer brócolis? - Como dar brócolis ao gato?

Quantidade de brócolis para gatos

A quantidade de brócolis que você pode fornecer ao seu gato variará conforme o seguinte:

  • Se você incluir o brócolis na porção de vegetais da alimentação diária do seu gato, a quantidade a ser fornecida dependerá das necessidades nutricionais do seu felino (que variam de acordo com idade, sexo, atividade física e estado fisiológico). Nesse sentido, será importante considerar os demais ingredientes da refeição, a fim de equilibrar adequadamente a proporção de alimentos de origem animal e vegetal. Se você normalmente alimenta seu gato com uma refeição caseira, é recomendável buscar orientação de um veterinário especializado em nutrição para criar uma dieta equilibrada e adequada às necessidades nutricionais do seu animal de estimação;
  • Por outro lado, se você decide oferecer brócolis ao seu gato como um petisco, pode dar um par de floretes de brócolis uma vez por semana ou a cada duas semanas.

Efeitos adversos do brocólis para gatos

Em geral, o consumo de brócolis não deve causar efeitos indesejados na saúde dos gatos. No entanto, em alguns indivíduos é possível que cause problemas digestivos como flatulência ou má digestão. Nesses casos, é preferível evitar fornecer esse vegetal e substituí-lo por outros que sejam melhor tolerados.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre frutas que gatos podem comer para saber de mais opções.

Contraindicações do brocólis para gatos

Embora o brócolis seja um alimento adequado para gatos, existem certas situações em que seu consumo pode ser contraindicado:

  • Gatos com alergias ou intolerâncias alimentares;
  • Gatos com doenças do sistema digestivo (gastroenterite, doença inflamatória intestinal, linfoma digestivo, etc.);
  • Gatos com sistema digestivo especialmente sensível a mudanças na dieta;
  • Gatos com problemas de tireoide, pois as crucíferas (como o brócolis) contêm compostos bociogênicos que podem afetar o funcionamento normal da glândula tireoide.

Agora que você sabe que os gatos podem comer brócolis e em quais casos eles não devem consumir, confira este vídeo sobre os alimentos que nunca deve oferecer ao seu felino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos podem comer brócolis?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. Brécol. Brassica oleracea. Disponível em: https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/brecol_tcm30-102693.pdf

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gatos podem comer brócolis?