Dietas equilibradas

O que besouro come?

Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 31 dezembro 2019
O que besouro come?

Os besouros são insetos que podem ser encontrados em muitos habitats, desde desertos até áreas muito frias. O grupo dos besouros é formado por mais de 350.000 espécies, por isso sua morfologia varia muito, assim como seus hábitos alimentares.

As duas características principais destes animais são seu tipo de metamorfose, chamada de holometábola por ser completa e seu primeiro par de asas chamadas de élitros, que são endurecidas formando uma carapaça. No entanto, neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar o que o besouro come, quais são seus alimentos favoritos e que tipo de dieta eles seguem. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: O que a raposa come?

Índice

  1. Quantas espécies de besouros existem?
  2. Características dos besouros
  3. Alimentação dos besouros
  4. O que besouro-rinoceronte come?
  5. O que besouro-verde come?
  6. O que besouro-rola-bosta come?
  7. O que besouro-egípcio come?

Quantas espécies de besouros existem?

Os besouros fazem parte da ordem dos coleópteros (Coleoptera) porém se dividem em subordens como:

  • Adephaga;
  • Archostemata;
  • Myxophaga;
  • Polyphaga.

Existem 350.000 besouros catalogados e descritos por cientistas, fazendo com que os besouros sejam a ordem do reino animal com maior número de espécies. No entanto, acredita-se que existem cerca de 5 a 30 milhões de espécias.

Características dos besouros

Apesar de existirem milhares de tipos de besouros, existem algumas características que são comuns entre eles, como por exemplo:

  • O corpo pode ser divido em cabeça, tórax e abdômen;
  • Algumas espécies possuem asas porém não conseguem voar muito alto;
  • Possuem peças bucais grandes com a função de mastigar;
  • Passam por metamorfose;
  • O olho desses animais são órgãos sensoriais;
  • Possuem antenas;
  • Se reproduzem de maneira sexuada.

Agora que você conhece as principais características desse inseto, saiba o que besouro come segundo suas espécies.

Alimentação dos besouros

Os diferentes tipos de besouros têm um aparelho bucal chamado "mastigador". São mandíbulas muito fortes e primitivas, típicas dos insetos que comem substâncias sólidas. Essas mandíbulas são adaptadas para cortar e esmagar os alimentos, além de poder servir como defesa.

O que besouro come?

A alimentação dos besouros consiste em plantas, madeira, matéria e decomposição, anfíbios e outros insetos, de acordo com espécie.

Os diferentes habitats onde os besouros vivem oferecem uma ampla variedade de alimentos, de modo que cada espécie se adaptou a certos tipos de comida:

  • Plantas: a maioria dos besouros são animais herbívoros, alimentando-se exclusivamente de plantas. Podem comer raízes, folhas, sementes, néctar, frutas, etc. Muitos desses animais costumam ser um problema nas plantações, tornando-se pragas.
  • Madeira: muitas espécies de besouros se alimentam de madeira. Esses animais podem causar muitos danos às árvores vivas mas também podem atacar os móveis de uma casa. Dois exemplos de besouros comedores de madeira são o besouro-de-chifres-longos (Anoplophora glabripennis) e o besouro-lyctus-marrom (Lyctus brunneus).
  • Matéria em decomposição: muitos besouros são animais carniceiros, já que, para sobreviver, se alimentam de matéria em decomposição. Alguns comem matéria vegetal em decomposição, como folhas secas no chão, outros se alimentam de fezes e muitos outros fazem parte da fauna cadavérica.
  • Insetos: existem também besouros que são animais carnívoros. Eles se alimentam de larvas de outros insetos ou de indivíduos adultos, embora também possam se alimentar de ácaros ou lagartas de borboletas.
  • Anfíbios: alguns besouros, apesar de serem menores em tamanho do que suas presas, podem se alimentar de rãs e sapos. Eles atraem esses anfíbios para atacá-los e, quando eles o fazem, entram em suas bocas para absorver gradualmente os líquidos.

O que besouro-rinoceronte come?

Chamamos de besouros-rinoceronte ou besouros-de-chifre todos os celeópteros que possuem um ou mais chifres na cabeça. Esses tipos de besouros estão entre os maiores do mundo, podendo medir mais de seis centímetros de comprimento. Esse chifre é utilizado pelos machos em suas lutas para impressionar as fêmeas e também para cavar túneis que servem para a fuga diante de situações perigosas.

Os besouros-rinoceronte são besouros herbívoros. Eles geralmente se alimentam de folhas e de matéria vegetal que podem ser encontradas comumente no solo das florestas onde costumam viver.

O que besouro come? - O que besouro-rinoceronte come?

O que besouro-verde come?

Esse tipo de besouro pode pertencer a vários gêneros mas todos eles são caracterizados por uma cor verde metálica muito chamativa.

Besouros-verde são pragas nas plantações, uma vez que se alimentam de frutas. Além disso, podem tomar também o néctar das flores. As larvas desses besouros são herbívoras e, nessa fase, se alimentam das raízes das plantas.

O que besouro come? - O que besouro-verde come?

O que besouro-rola-bosta come?

Esses coleópteros são besouros coprófagos e se alimentam de matéria em decomposição, especificamente das fezes de animais, com as quais formam bolas que podem transportar. São besouros muito fortes e bons voadores. Do ar, graças às suas pequenas antenas especializadas, eles conseguem captar o cheiro do esterco a vários quilômetros de distância.

O que besouro come? - O que besouro-rola-bosta come?

O que besouro-egípcio come?

Os besouros egípcios ou besouros escaravelhos são coleópteros da família Dermestidae, cujos espécimes e larvas adultas se alimentam de carne putrefata. Esses besouros eram usados pelos egípcios para remover restos de carne dos corpos que eles iam mumificar. Existem outros besouros muito presentes na fauna cadavérica e alguns deles não se alimentam de carne mas de larvas de moscas que vivem no cadáver.

O que besouro come? - O que besouro-egípcio come?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que besouro come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Holter, P., & Scholtz, C. H. (2007). What do dung beetles eat?. Ecological Entomology, 32(6), 690-697.
  • Davis, A.L.V. 2013. Onthophagus pugionatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T137186A521177.
  • Kanchwala, H. (2019). Beetle Diet: What Do Beetles Eat?. Science ABC.

Vídeos relacionados com O que besouro come?

1 de 3
Vídeos relacionados com O que besouro come?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
klara
uma coisa que aconteceu comigo e eu não entendi eu peguei um besouro rinoceronte e parece que ele tava me mordendo mas eu sei que eles não picam e nem morde mas então o que aconteceu?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Klara. Tudo bem? Os besouros não atacam humanos e usualmente não mordem, mas eles podem morder se sentirem ameaçados sendo segurados por nós, por exemplo.
A sua avaliação:
Maria clara
Eu tenho um rola bosta , eu sempre dou bosta de cavalo pra ele
A sua avaliação:
Daniel
Meu besouro é um rinoceronte ele come todas as raças de folhas ?
1 de 5
O que besouro come?