Partilhar

Tipos de pulgas e como identificá-las

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 10 novembro 2020
Tipos de pulgas e como identificá-las

Entre os parasitas que afetam os animais com maior frequência, sejam eles domésticos ou de fazenda, as pulgas se encontram nas primeiras posições. Esses pequenos insetos, cuja presença pode ser difícil de detectar, provocam muito incômodo aos seus animais de estimação e podem transmitir doenças perigosas.

O primeiro passo para combatê-las é saber reconhecê-las. Acha isso difícil? Não se preocupe! Neste artigo do PeritoAnimal você verá tudo sobre pulgas: os tipos de pulgas e como identificá-las, suas características e muito mais. Continue lendo!

Tipos de pulgas e suas características

Existem quase 2.000 espécies de pulgas ao redor do mundo, e cada uma se alimenta de animais diferentes, embora várias delas tenham preferência por determinadas espécies. A pulga comum (Pulex irritans) é um inseto neóptero (grupo do qual fazem parte as baratas, por exemplo) que não tem asas, mas cuja capacidade de pular é incrível: pode atingir distâncias de até 200 vezes seu tamanho!

Elas praticam a hematofagia, ou seja, se alimentam principalmente de sangue, mas também de tecidos corporais. Por isso, as pulgas precisam viver no corpo de outros animais para sobreviver. Elas possuem um corpo rígido, com pequenas pernas e até minúsculos pelos mas, como medem apenas entre 1 e 3,5 milímetros, não conseguimos observar sua forma a olho nu.

Neste artigo vamos falar sobre quatro dos principais tipos de pulgas:

  • Pulga comum (Pulex irritans)
  • Pulga do gato (Ctenocephalides felis)
  • Pulga do cachorro (Ctenocephalides canis)
  • Pulga do rato (Xenopsylla cheopis)

Ciclo de vida da pulga

Uma pulga pode ficar até duas semanas sem se alimentar até encontrar o animal que será seu próximo hospedeiro, esperando sobre algum ser vivo, na grama ou mesmo em tecidos, como tapetes, roupas, entre outros. A verdade é que elas podem até ficar presas em roupas, então você mesmo pode levá-las para casa sem saber.

Quando encontra o hospedeiro, a fêmea se alimenta de seu sangue até chegar o momento da reprodução. Depois disso, ela bota seus ovos, no máximo 20 de cada vez, mas é capaz de botar 600 em toda a sua vida. Os ovos caem do pelo do animal, permanecendo nos espaços onde ele repousa e nos demais cantos da casa.

Após duas semanas, os ovos eclodem e as larvas aparecem. Elas se alimentam de resíduos orgânicos (peles mortas, entre outros) até atingirem a fase de maturidade. Em seguida, preparam um casulo e, quando saem dele, já são adultas, prontas para repetir o ciclo.

Embora pareça simples, lembre que um animal não costuma ser parasitado por uma única pulga, por isso, quando seu animal de estimação é atacado por elas, geralmente estão presentes em grande número.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Tipos de pulgas e suas características
Imagem: pulga comum

Pulga de gato

A pulga de gato ou também pulga do gato (Ctenocephalides felis), curiosamente, não é tão frequente neste felino, sendo encontrada principalmente em cachorros. Ela também afeta outros mamíferos como os cavalos e coelhos. Transmite outros parasitas com sua picada, como o tifo.

Como identificar a pulga de gato

  • A pulga do gato pode ser identificada por sua cor escura, por isso também é chamada de pulga preta.
  • Seu corpo mede no máximo 3 milímetros
  • O corpo também é achatado
  • As larvas atingem 5 milímetros, com uma cor branca em todo o corpo.

Neste outro artigo você descobre como acabar com as pulgas dentro de casas.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Pulga de gato
Imagem: pulga do gato

Pulga do cachorro

A pulga de cachorro (Ctenocephalides canis) parasita este animal na maior parte do tempo, embora também possa ser encontrada, menos frequentemente, em gatos e até seres humanos. Entre os parasitas que ela é capaz de transmitir, encontra-se a tênia do cachorro.

Como identificar a pulga de cachorro

Há muitas semelhanças entre a pulga de cachorro e a pulga de gato, e é muitas vezes difícil diferenciá-las. No entanto, é possível identificá-la porque a pulga do cachorro tem um corpo mais avermelhado, menos escuro que o da pulga do gato, e atinge 4 milímetros de comprimento, ou seja, é um pouco maior. As larvas têm as mesmas características: um corpo branco de cerca de 5 milímetros.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Pulga do cachorro
Imagem: Pulga em cachorro/Reprodução: bluecross.org.uk/

Pulgas em humanos

Isso mesmo: as pulgas também parasitam humanos, embora a pulga em humanos hoje seja um pouco raro. A princípio, a epécie que se alimenta mais facilmente de seres humanos é a pulga comum, Pulex irritans. No entanto, atualmente nossas casas e nossos hábitos de higiene são muito diferentes dos de antigamente, por isso esta espécie raramente é encontrada em casas.

Como identificar a pulga comum?

A pulga comum mede no máximo 3 milímetros, tem um corpo escuro com leves reflexos avermelhados e sua estrutura corporal é mais arredondada. As larvas são brancas e atingem 5 milímetros. Agora, algumas pulgas que atacam outros mamíferos podem ocasionalmente se alimentar de humanos, e é o que acontece com a pulga do cachorro e a do rato.

A pulga do rato (Xenopsylla cheopis) parasita ratos e camundongos domésticos, assim como humanos. Essa pulga pode transmitir a peste bubônica, embora hoje esse vetor esteja erradicado na maior parte do mundo. Mesmo assim, são perigosas porque também transmitem tifo.

Como identificar a pulga do rato?

Seu corpo é mais anguloso que o dos demais tipos de pulgas, a cor é escura e medem 3 milímetros. As larvas são brancas e atingem apenas 2 milímetros.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Pulgas em humanos
Imagem: pulga do rato

Como saber se seu cachorro ou gato tem pulgas?

Na batalha contra os diferentes tipos de pulgas, a primeira coisa a fazer é identificá-las. Para isso, às vezes não adianta esperar encontrar uma, pois são muito pequenas. Na fase larval sobrevivem fora do corpo do hospedeiro, e se o seu animal for muito peludo, se escondem facilmente.

Portanto, vamos detalhar outros sinais para que você descubra como saber se o seu cachorro ou gato tem pulgas :

  • Coceira: um cachorro ou gato com pulgas vai se coçar em excesso, especialmente perto da cauda, virilha, orelhas e rosto.
  • Pelagem suja: uma das formas mais fáceis de saber se seu animal de estimação está com pulgas é porque você começará a ver sua pelagem com uma sujeira estranha, pequenas manchas pretas que se acumulam junto à pele. Essas são as fezes das pulgas.
  • Anemia: quando a infestação está avançada, e especialmente em cachorros ou em animais de terceira idade, a sucção constante do sangue gera anemia, o que coloca em risco a vida do seu animal de estimação.
  • Alergia à picada: alguns animais desenvolvem alergia à picada da pulga, que na verdade é uma reação à saliva desse inseto. Quando isso ocorre, a pele fica inflamada e avermelhada.
  • Feridas: um animal com pulgas pode chegar ao ponto de se provocar graves feridas devido à coceira constante.

Para mais informações, consulte os artigos sobre como eliminar as pulgas do cachorro e como eliminar as pulgas dos gatos.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Como saber se seu cachorro ou gato tem pulgas?

Como identificar uma picada de pulga em humanos?

Se você acha que uma pulga te picou, te oferemos esse guia com formas rápidas de identificar a picada de pulga em humanos:

  • A pulga em humanos geralmente ataca os tornozelos, pernas, cotovelos e axilas.
  • A picada toma a forma de um círculo vermelho inchado, com um ponto no meio.
  • Costumam aparecer várias picadas na mesma área.
  • As áreas com círculos vermelhos coçam.
  • Podem ocorrer lesões e queda de pelo devido à coceira.
  • É possível encontrar restos de sangue na roupa.

Atualmente há no mercado diversos produtos antiparasitários para acabar com as pulga em humanos e em diferentes espécies de animais que são bastante eficazes. Qualquer um desses tratamentos deve ser acompanhado de uma profunda limpeza da casa para eliminar possíveis ovos e larvas. Além disso, não se esqueça de desparasitar seu cachorro ou seu gato de acordo com as indicações do veterinário.

Tipos de pulgas e como identificá-las - Como identificar uma picada de pulga em humanos?
Imagem: picada de pulga em humanos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de pulgas e como identificá-las, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Filogenia e Evolução dos Insetos. Disponível em: <http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/AULAT/aula8/filogenia.html>. Acesso em 6 de novembro de 2020.
  • LIFEDER. Ectoparásitos: características, tipos, ejemplos. Disponível em: <https://www.lifeder.com/ectoparasitos/>. Acesso em 6 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de pulgas e como identificá-las
Imagem: pulga comum
Imagem: pulga do gato
Imagem: Pulga em cachorro/Reprodução: bluecross.org.uk/
Imagem: pulga do rato
Imagem: picada de pulga em humanos
1 de 7
Tipos de pulgas e como identificá-las

Voltar ao topo da página