Doenças mais comuns em Rottweilers

Doenças mais comuns em Rottweilers

O cachorro rottweiler é uma raça canina muito popular, mas ao contrário das raças mais pequenas, a sus esperança de vida é um pouco menos. A esperança de vida atual dos cães rottweiler é de 9 anos em média, tendo um intervalo que vais desde o 7 aos 10 anos de vida.

Por essa razão será muito importante estudar as principais doenças do rottweiler e estar alerta em todas as etapas da sua vida, desde filhote até que seja um cachorro sênior.

Neste artigo do PeritoAnimal poderá informar-se sobre as doenças mais comuns em cães rottweiler. Continue lendo e descubra as doenças mais frequentes desta raça.

1. A displasia de quadril

A displasia de quadril é frequente entre os cães rottweiler, especialmente quando se tornam mais velhos. Esta doença apresenta diversos graus: desde efeitos leves que não impedem uma vida normal do cachorro, até casos graves que incapacitam totalmente o cão. Também pode produzir-se perante um exercício físico intenso e excessivo para a condição e capacidade de cão que produz uma formação anormal da articulação. É recomendável que os cães que sofrem de displasia de quadril façam exercícios específicos para cães com displasia.

2. A displasia de cotovelo

A displasia de cotovelo é também uma doença frequente, de origem genética ou causada por excesso de peso, exercício físico ou por uma má alimentação. Ambas as doenças produzem dor e mancar no cachorro. O veterinário pode aliviar um pouco estes desconfortos degenerativos, que em muitas ocasiões são hereditários. Geralmente a displasia de cotovelo está relacionada com a artrite que pode derivar em osteoartrite, especialmente se não for tratada devidamente.

3. Rotura do ligamento cruzado

A rotura do ligamento cruzado é um problema de saúde muito grave que costuma afetar as patas traseiras que, consequentemente, criam instabilidade e fazem o cão coxear. Pode tratar-se com uma intervenção cirúrgica (se não coxeia muito) e conseguir que o cão tenha uma vida completamente normal. No entanto, os prognósticos não são tão favorecedores se alem disso o cão sofre de artrose.

4. Estenose aórtica

A estenose aórtica é uma doença congênita que provoca o estreitamento da aorta. Deve tratar-se, uma vez que pode provocar a morte do cachorro. É muito complicado detectar este problema do coração mas podemos identificá-lo se observarmos intolerância ao exercício extremo e algumas síncopes. A tosse e um ritmo cardíaco anormal pode indicar-nos a estenose aórtica. Recorra ao veterinário imediatamente para que faça um eletrocardiograma ao cão.

5. Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand é uma doença de origem genética que produz prolongadas hemorragias nasais, nas fezes, na urina e inclusivamente sob a derme que costumam produzir-se por traumas ou cirurgia.

Os cães rottweiler que sofrem da doença de Von Willebrand têm um prognóstico de vida normal exceptuando pelo fato de poderem sofrer hemorragias ocasionais por causas anteriormente mencionadas. Nos casos mais graves as hemorragias serão frequentes.

Deve tratar-se com fármacos específicos que nos devem ser receitados pelo veterinário especialista.

6. Torsção gástrica

A torção gástrica é um síndrome habitual em cães de tamanho grande como é o caso do rottweiler. Ocorre quando os ligamentos do estômago não suportam a dilatação que se está produzindo no estômago e este sofre uma torção. Acontece depois de uma grande ingestão de comida ou líquidos e a realização de exercício, estresse prolongado ou por causas hereditárias.

Se observar o abdômen excessivamente dilatado, estresse, náuseas e salivação abundante vá imediatamente ao veterinário visto que apenas pode ser tratada com uma intervenção cirúrgica.

7. Cataratas

As cataratas são uma anomalia ocular que pode ser resolvida através de cirurgia. Costumamos ver o seu aparecimento quando observamos uma opacificação do cristalino com uma grande mancha branca e azulada.

8. Atrofia progressiva de retina

A atrofia progressiva da retina é uma doença degenerativa que leva à cegueira noturna e que pode transformar-se em cegueira total. É importante ressaltar que não tem um tratamento específico, apenas podemos usar diferentes antioxidantes e vitaminas para parar o avanço da doença.

9. Entrópio canino

O entrópio é um problema ocular grave em que a pálpebra gira para o interior do olho. Deve tratar-se o quanto antes através de uma cirurgia. Geralmente este problema aparece nos filhotes recém nascidos.

10. Doença de Addison

A doença de Addison é uma doença no córtex supra-renal que impede uma produção hormonal suficiente. Os sintomas são vômitos, letargia e perda de apetite. Em casos extremos podem produzir-se arritmias que levam à morte. Para tratar um rottweiler com doença de Addison, o veterinário deverá administrar os hormônios que o cão não é capaz de produzir por si mesmo de forma indefinida.

11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

O rottweiler é propenso a sofrer uma modalidade cancerígena denominada osteossarcoma. Um câncer ósseo. Também pode sofrer em menor medida outras modalidade de câncer. Se o cão sofre fraturas sem motivo, pode ser um sintomas de câncer de ossos. Vá ao veterinário para que se descarte essa doença.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em Rottweilers, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.