Doenças infecciosas

Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 28 dezembro 2022
Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio

Nos últimos meses de 2022, foram publicadas inúmeras notícias que descrevem o aparecimento, no Reino Unido, de um vírus que transforma pombos em zumbis. Tais manchetes sem dúvida preocuparam a maioria das pessoas, mas o que é verdade nesta história? Existe realmente uma doença que transforma pombos em zumbis?

Se você quer saber em que consiste realmente a doença do pombo zumbi, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos sobre a causa desta patologia, seus sintomas e detalhes sobre o contágio.

Índice

  1. O que é a doença que transforma pombos em zumbis?
  2. Como é o contágio do vírus que transforma pombos em zumbis
  3. O vírus dos pombos zumbis pode contagiar humanos?
  4. Sintomas da doença que transforma pombos em zumbis
  5. Diagnóstico da doença que transforma pombos em zumbis
  6. Tratamento da doença dos pombos zumbis
  7. Prevenção da doença que transforma pombos em zumbis

O que é a doença que transforma pombos em zumbis?

Embora o nome desta doença possa soar como algo tirado de uma série de ficção científica, a verdade é que este é apenas o nome que as redes sociais deram a uma doença aviária que é conhecida desde 1926, a doença de Newcastle.

A notícia desta "doença que transforma pombos em zumbis" surgiu após as autoridades britânicas terem confirmado, no final de outubro, a presença da infecção em populações de pombos na ilha de Jersey, no Reino Unido. Após o surgimento dos primeiros casos, as aves doentes foram chamadas de "pombos zumbis" pelas redes sociais porque a doença causa uma série de sinais nervosos (como torcicolos ou movimentos involuntários) que lembram esses personagens fictícios. Entretanto, é preferível evitar esta denominação e referir-se à doença pelo seu verdadeiro nome (doença de Newcastle), pois falar de um vírus que transforma pombos em zumbis pode criar confusão e causar medo na população.

Na Espanha, semanas após o aparecimento dos casos no Reino Unido, o departamento catalão de "Acció Climática" alertou sobre a presença de pombos com sinais clínicos compatíveis com a doença. Entretanto, ao mesmo tempo, enviou uma mensagem de calma à população, já que a doença de Newcastle é uma doença que ocorre com relativa frequência em pombos urbanos e não tem sérias repercussões na saúde humana.

No Brasil, em 2019 foram encontrados albuns pombos com a doença já sem vida ou moribundos na cidade de São Paulo, de acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). No entanto, segundo uma publicação também da FAPESP, o vírus já circulava de maneira silenciosa no país desde 2014.

Que vírus causa essa doença dos "pombos zumbis"?

Agora que sabemos quais são as últimas notícias sobre esta doença, precisamos explicar o que é a doença de Newcastle nos pombos e o que ela causa. A doença de Newcastle é uma doença viral altamente contagiosa causada por uma série de vírus da família Paramyxoviridae, gênero Avulavirus. É uma doença que pode afetar todos os tipos de aves (tanto domésticas quanto selvagens) e, no caso específico dos pombos, é causada por uma variante do vírus conhecido como PPMV-1 (paramixovírus de pombo tipo 1).

Como é o contágio do vírus que transforma pombos em zumbis

Bem, agora você já sabe que a doença que transforma pombos em zumbis se chama doença de Newcastle e que se trata de uma doença viral altamente contagiosa nas aves. A via de entrada do vírus pode ser tanto respiratória quanto digestiva e a transmissão geralmente ocorre diretamente pelo contato com secreções respiratórias, fezes ou aves mortas. Entretanto, também pode ser transmitida indiretamente, por contato com alimentos, água ou objetos inanimados (fômites) contaminados pelo vírus.

Os vírus responsáveis pela doença de Newcastle podem sobreviver por várias semanas no ambiente, especialmente em climas frios e úmidos, razão pela qual os surtos são mais frequentes nas estações frias.

 

O vírus dos pombos zumbis pode contagiar humanos?

A doença de Newcastle é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. Entretanto, é importante esclarecer que este vírus não causa doenças graves em humanos, apenas conjuntivite (com vermelhidão ocular, lacrimejamento e edema das pálpebras) que não representa risco de vida ou de visão e geralmente se resolve por si só em alguns dias.

A doença de Newcastle pode, portanto, ser considerada uma zoonose leve. Além disso, a população em geral não é geralmente afetada, mas a doença geralmente ocorre em pessoas que têm contato próximo com as aves ou o vírus, tais como agricultores, veterinários e profissionais que trabalham em laboratório. Ou seja, esta doença não pode transformar humanos em zumbis nem mesmo de forma figurada.

Sintomas da doença que transforma pombos em zumbis

Os sinais clínicos produzidos pela doença variam muito dependendo de fatores como a cepa do vírus, as espécies afetadas, a idade do hospedeiro (as aves jovens são mais suscetíveis) e o status imunológico. A doença de Newcastle é caracterizada por três tipos de sinais: respiratórios, digestivos e neurológicos. No entanto, no caso específico dos pombos, o quadro clínico não costuma incluir sinais respiratórios e, se eles aparecem, são geralmente devidos a uma complicação secundária e não à infecção viral em si.

A este respeito, os sintomas que podem ser observados nos chamados pombos zumbis, ou seja, nos pombos afetados com a doença de Newcastle, são:

  • Sinais digestivos: diarreia esverdeada.
  • Sinais neurológicos: torcicolo (pescoço retorcido), movimentação em círculos, tremores, paralisia das asas e pernas, espasmos e paralisia.

Duração da doença em pombos

Agora que você conhece os sinais clínicos da doença de Newcastle, você pode estar se perguntando quanto tempo a doença de Newcastle dura nos pombos. A verdade é que a duração da doença depende em grande parte da patogenicidade da cepa do vírus. Cepas altamente patogênicas (velogênicas) produzem sinais clínicos que se agravam progressivamente até a morte em 3-9 dias. As taxas de morbidade e mortalidade com estas cepas são geralmente muito altas (até 100%). Entretanto, as cepas de patógenos médios (mesogênicos) ou baixos (lentogênicos) têm taxas de morbidade e mortalidade menores, e as aves podem se recuperar após os sinais clínicos.

Neste outro artigo te contamos como espantar pombos.

Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio - Sintomas da doença que transforma pombos em zumbis

Diagnóstico da doença que transforma pombos em zumbis

A doença de Newcastle produz sinais clínicos semelhantes a outras doenças, tais como a gripe aviária. Portanto, a detecção de sintomas compatíveis pode levar à suspeita da doença de Newcastle, mas testes laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico. Para isso, as amostras devem ser colhidas de aves doentes ou mortas para realizar testes:

  • Testes diretos: para isolamento e identificação de vírus (com técnicas de inibição de hemaglutinação ou RT-PCR).
  • Testes indiretos (serologia): para a detecção de anticorpos contra o vírus (com técnicas de seroneutralização ou ELISA).

Tratamento da doença dos pombos zumbis

Infelizmente, não há tratamento específico para a doença de Newcastle em aves. Como vimos, trata-se de uma doença altamente contagiosa, que quando causada por cepas altamente patogênicas geralmente resulta na morte de todos os pombos infectados.

Entretanto, embora não exista tratamento ou cura para essa doença, existem métodos de controle que são necessários para evitar surtos ou, se eles ocorrerem, para limitar sua propagação. Na seção seguinte, discutimos a prevenção e o controle da doença de Newcastle com mais detalhes.

Prevenção da doença que transforma pombos em zumbis

Como vimos na seção anterior, a doença de Newcastle não tem tratamento, mas é possível fazer a prevenção contra ela. A fim de evitar a ocorrência desta doença ou, em caso de ocorrência, para limitar sua propagação, é necessário aplicar uma série de medidas de prevenção e controle:

  • Vacinação: a maioria dos países pratica a vacinação preventiva em aves de criação. Estão disponíveis vacinas vivas e inativadas, que podem ser administradas em água potável, como um spray, por instilação no olho ou nariz, em ovo, subcutâneo ou intramuscular.
  • Remoção de aves mortas, limpeza e desinfecção: para evitar que se tornem uma fonte de infecção para outras aves saudáveis.
  • Abate humanitário dos pombos afetados: dado que não há tratamento e que, quando a patogenicidade é alta, a doença progride para a morte, o abate humanitário dos pombos afetados deve ser realizado para evitar sofrimento desnecessário e para evitar que eles sejam uma fonte de infecção para outras aves.

Agora que você já sabe tudo sobre o vírus que transforma pombos em zumbis, e que a doença provocada se chama doença de Newcastle, talvez possa se interessar por este outro artigo no qual falamos sobre os diferentes tipos de pombos que existem.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Enfermedad de Newcastle. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ganaderia/temas/sanidad-animal-higiene-ganadera/sanidad-animal/enfermedades/newcastle/Enf_newcastle.aspx>. Acesso em 28 de dezembro de 2022.
  • Organización Mundial de Sanidad Animal (OMSA). Enfermedad de Newcastle. Disponível em: <https://www.woah.org/es/enfermedad/enfermedad-de-newcastle/>. Acesso em 28 de dezembro de 2022.
  • UOL. Entenda a doença causadora dos 'pombos zumbis'; surto já ocorreu em SP. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/10/28/entenda-a-doenca-causadora-dos-pombos-zumbis-surto-ja-ocorreu-em-sp.htm>. Acesso em 28 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio