Curiosidades do mundo animal

Como espantar pombos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 dezembro 2020
Como espantar pombos

Apesar da sua aparência inofensiva, estas aves podem transmitir doenças que são perigosas para os humanos. Podem possuir piolhos escondidos nas penas, transportam bactérias e deixam excrementos onde quer que estejam, por isso é normal que muitas pessoas desejem saber como espantar pombos.

Como afastar pombos das minhas janelas, por exemplo? Você deve saber que estas aves têm o hábito de fazer ninhos em varandas, terraços e passar longas horas nas janelas e nas paredes dos edifícios e casas.

Na presença de pombos, há muitos métodos que você pode pôr em prática para impedi-los de nidificar e defecar em sua casa. Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos alguns remédios mais eficazes e não prejudiciais para impedir que eles andem pela sua casa sem ter de machucá-las.

Para espantar os pombos do telhado ou de qualquer outro lugar, você pode realizar estes métodos que vamos mostrar a seguir, que são muito simples e eficazes. Diga adeus aos pombos em pouco tempo sem lhes causar qualquer dano. Lembramos que matar pombos é proibido por lei, segundo o Código de Defesa Florestal (Lei nº 9.605/95) que proíbe a matança de qualquer animal. Quem não respeita essa lei pode pegar multa e até cadeia, por isso procure uma forma mais responsável de afugentar pombos da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar pássaros?

Índice

  1. Redes anti-pombos
  2. Como espantar pombos com CD's
  3. Como espantar pombas com balões prateados
  4. Como afugentar pombos com Slinky
  5. Como espantar pombos com repelentes eletrônicos
  6. Como afastar pombos com espículas ou espetos
  7. Garanta que a sua casa está limpa!
  8. Como espantar pombos com naftalina

1. Redes anti-pombos

Se você tem uma varanda, esta pode ser uma ótima solução. Embora não seja o melhor remédio a nível estético, funciona bastante bem. É um pequeno tecido de nylon que você pode colocar ao redor da borda da área onde você não quer que os pombos estejam, isso vai impedir que eles entrem e descansem.

Algo que muito poucas pessoas sabem é que os pombos são aves de hábito por isso, depois de um certo tempo, quando não podem estar lá tranquilamente, vão procurar um novo lugar e simplesmente esquecem da sua varanda. Se isso acontecer, você poderá remover a rede e desfrutar novamente de um lugar agradável e limpo sem a presença de pombos.

Como espantar pombos - 1. Redes anti-pombos

2. Como espantar pombos com CD's

A maneira mais fácil e rápida de espantar pombos do telhado, pátio ou varanda é colocar alguns CDs antigos na parede, pois o reflexo de luz nestes é normalmente bastante irritante para as aves, já que não permite que vejam bem quando tentam pousar.

Lembre-se que este método é muito eficaz durante o dia com a ajuda da luz solar, mas à noite pode ser ineficaz. No entanto, você pode corrigir isso facilmente com um refletor ou lâmpada que incida diretamente nos CD's para afastar os pombos.

Como espantar pombos - 2. Como espantar pombos com CD's
Imagem: www.jardineriaon.com

3. Como espantar pombas com balões prateados

Se você não tem os CDs mencionados acima, você pode tentar com alguns balões prateados. Os de outras cores, embora também tenham o efeito reflexo por causa de sua textura metálica, não funcionam tão bem.

O método é basicamente o mesmo que o anterior, colocando o balão na área onde estas aves costumam aparecer, sempre focando onde a luz é melhor. É uma boa opção que te ajuda na tarefa de como afastar pombos.

Como espantar pombos - 3. Como espantar pombas com balões prateados

4. Como afugentar pombos com Slinky

Também conhecida como a "mola colorida", esta é aquela divertida faixa de espirais multicoloridas com que você provavelmente brincou quando criança. Se o problema com os pombos estiver na sua varanda ou janelas, esta pode ser a solução mais econômica que você pode aplicar, basta colocar por cima vários slinkys até estar completamente cheio.

As bobinas farão uma barreira à volta da grade e impedirão que os pombos encontrem um local confortável para descansar.

Como espantar pombos - 4. Como afugentar pombos com Slinky

5. Como espantar pombos com repelentes eletrônicos

Uma outra opção para afastar pombos são os repelentes eletrônicos, que funcionam a partir da emissão de ondas de ultrassom. Segundo os fabricantes, os ruídos emitidos pelo equipamento são inaudíveis para nós humanos, mas provocam incômodo para pombos e outras aves sem gerar danos físicos.

Ainda assim, não recomendamos seu uso justamente por não sabermos exatamente o nível do incômodo e a quais animais esses repelentes eletrônicos podem afetar.

Como espantar pombos - 5. Como espantar pombos com repelentes eletrônicos
Imagem: americanas

6. Como afastar pombos com espículas ou espetos

Como vimos, os pombos são animais de hábito. Assim, uma outra maneira bastante eficaz sobre como espantar pombos é utilizar espículas e ou espetos nos locais em que se deseja impedir a circulação destas aves. Sem um local apropriado para pousarem, elas sairão daí para buscar um lugar mais adequado para ficarem.

Os pombos também não gostam de superfícios inclinadas. Por isso, construir um parapeito com uma inclinação de 45 graus ou mais é uma medida bastante eficiente para afugentar esses animais de casas, edifícios e apartamentos.

Como espantar pombos - 6. Como afastar pombos com espículas ou espetos
Imagem: passarinheirasgloria

7. Garanta que a sua casa está limpa!

Uma das melhoras recomendações para espantar pombos é manter a sua casa limpa, especialmente o exterior e a área onde os pombos circulam. Tenha especial cuidado com sacos de lixo abertos e sacos de ração do cachorro ou do gato, já que são algo que vai atrair os pombos para a sua casa, assim como farelos de pão.

Como espantar pombos com naftalina

A naftalina pode ser útil para afastar pombos da sua casa, mas também pode ser nociva e tóxica para a saúde dos mesmos. Por esse motivo, não recomendamos que você use a naftalina para afastar as aves da sua casa, considerando que existem outros métodos mais eficazes e que não comprometem a saúde dos bichinhos.

Além disso, espantar pombos com naftalina faz com que a sua casa fique com o cheiro dessa substância, sendo muito mais adequado buscar um repelente em gel próprio para o efeito ou usar um dos truques sobre como espantar pombos recomendados antes.

Caso você não queira saber como espantar pombos de diferentes maneiras, e sim como cuidar deles, temos este outro artigo em que falamos sobre filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar.

Como espantar pombos - Como espantar pombos com naftalina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar pombos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Monique
Eu uso redes de proteção em casa para espantar os pombos e tem funcionado bem. Além disso, elas evitam que gatos entrem no meu quintal, que era outro problema aqui em casa. Uso e recomendo.
Imagem: www.jardineriaon.com
Imagem: americanas
Imagem: passarinheirasgloria
1 de 8
Como espantar pombos