Partilhar

Como espantar pombos

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 abril 2020
Como espantar pombos

Apesar da sua aparência inofensiva, estas aves podem transmitir doenças que são perigosas para os humanos. Por vezes têm piolhos escondidos nas penas, transportam bactérias e deixam excrementos onde quer que estejam, por isso é normal que muitas pessoas desejem saber como espantar pombos.

Como afastar pombos das minhas janelas, por exemplo? Você deve saber que estas aves têm o hábito de fazer ninhos em varandas, terraços e passar longas horas nas janelas e nas paredes dos edifícios e casas.

Na presença de pombos, há muitos métodos que você pode pôr em prática para impedi-los de nidificar e defecar em sua casa. Aqui estão 5 remédios mais eficazes e não prejudiciais para impedir que eles andem pela sua casa sem ter de machucá-las.

Para espantar os pombos do telhado ou de qualquer outro lugar, você pode realizar estes métodos que vamos mostrar a seguir, que são muito simples e eficazes. Diga adeus aos pombos em pouco tempo sem lhes causar qualquer dano. Lembramos que matar pombos é proibido por lei, segundo o Código de Defesa Florestal (Lei nº 9.605/95) que proíbe a matança de qualquer animal. Quem não respeita essa lei pode pegar multa e até cadeia, por isso procure uma forma mais responsável de afugentar pombos da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar formigas

1. Redes anti-pombos

Se você tem uma varanda, esta pode ser uma ótima solução. Embora não seja o melhor remédio a nível estético, funciona bastante bem. É um pequeno tecido de nylon que você pode colocar ao redor da borda da área onde você não quer que os pombos estejam, isso vai impedir que eles entrem e descansem lá.

Algo que muito poucas pessoas sabem é que os pombos são aves de hábito por isso, depois de um certo tempo, quando não podem estar lá tranquilamente, vão procurar um novo lugar e simplesmente esquecem da sua varanda. Se isso acontecer, você poderá remover a rede e desfrutar novamente de um lugar agradável e limpo sem a presença de pombos.

Como espantar pombos - 1. Redes anti-pombos

2. Como espantar pombos com CD

A maneira mais fácil e rápida de espantar pombos do telhado, pátio ou varanda é colocar alguns CDs antigos na parede, pois o reflexo de luz nestes é normalmente bastante irritante para as aves, já que não permite que vejam bem quando tentam pousar.

Lembre-se que este método é muito eficaz durante o dia com a ajuda da luz solar, mas à noite pode ser afectado. No entanto, você pode corrigir isso facilmente com um refletor ou lâmpada que incide diretamente nos CD's.

Como espantar pombos - 2. Como espantar pombos com CD
Imagem: www.jardineriaon.com

3. Como espantar pombas com balões prateados

Se você não tem os CDs mencionados acima, você pode tentar com alguns balões prateados, os de outras cores, embora eles também tenham o efeito reflexo por causa de sua textura metálica, não funcionam tão bem.

O método é basicamente o mesmo que o anterior, colocando o balão na área onde estas aves costumam aparecer, sempre focando onde a luz é melhor.

4. Como afugentar pombos com Slinky

Também conhecida como a "mola colorida", esta é aquela divertida faixa de espirais multicoloridas com que você provavelmente brincou quando criança. Se o problema com os pombos estiver na sua varanda ou janelas, esta pode ser a solução mais económica que pode aplicar, basta colocar por cima vários slinkys até estar completamente cheio.

As bobinas farão uma barreira à volta da grade e impedirão que os pombos encontrem um local confortável para descansar.

Como espantar pombos - 4. Como afugentar pombos com Slinky

5. Como espantar pombos com uma coruja de plástico

Você pode colocar uma coruja de plástico na varanda ou no telhado, uma vez que as os pombos têm medo dessas aves e a sua simulação é um bom truque para manter os pombos longe da sua casa. As corujas são predadoras naturais dos pombos, pelo que o normal é que eles fujam quando notam a presença dessa ave.

Consulte o vídeo seguinte para saber como colocar réplicas de corujas no telhado ou consulte este outro vídeo para saber como instalar uma coruja de plástico na varanda.

6. Garanta que a sua casa está limpa!

Uma das melhoras recomendações para espantar pombos é manter a sua casa limpa, especialmente o exterior e a zona onde os pombos circulam. Tenha especial cuidado com sacos do lixo abertos e bowls de ração do cachorro ou do gato, já que são algo que vai atrair os pombos para a sua casa.

Como espantar pombos com naftalina

A naftalina pode ser útil para afastar pombos da sua casa, mas também pode ser nociva e tóxica para a saúde dos mesmos. Por esse motivo, não recomendamos que você use a naftalina para afastar as aves da sua casa, considerando que existem outros métodos mais eficazes e que não comprometem a saúde dos bichinhos.

Além disso, espantar pombos com naftalina faz com que a sua casa ganhe o cheiro da mesma, sendo muito mais adequado buscar um repelente em gel próprio para o efeito ou usar um dos truques para espantar pombos recomendados antes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar pombos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como espantar pombos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como espantar pombos
Imagem: www.jardineriaon.com
1 de 4
Como espantar pombos

Voltar ao topo da página