Educação básica

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim que o seu cachorro acaba de receber as vacinas, começa o momento perfeito para educá-lo de forma a aprender a fazer as suas necessidades fora de casa. Esse não é apenas um hábito que mantem o seu lar limpo, mas também é um momento especial para a rotina do cachorro, que adora passear.

Esta será a primeira lição de aprendizagem do seu jovem pet e a técnica usada para educá-lo será determinante para as futuras lições, pelo que deve prestar atenção a determinados conselhos deste artigo do PeritoAnimal.

Continue lendo para saber como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa.

Índice

  1. Quando o cachorro deve começar a aprender a urinar fora
  2. Identificar o momento em que ele quer fazer as suas necessidades
  3. Antecipar as suas necessidades
  4. Ensinar o seu cachorro a urinar na rua com reforço positivo
  5. O que deve fazer se o seu cachorro urinar dentro de casa

Quando o cachorro deve começar a aprender a urinar fora

O momento ideal para ensinar a urinar um cachorro a urinar na rua ronda os 3 - 6 meses. Contudo, o que realmente é importante para que ele possa sair para a rua é a vacinação e a implantação do chip.

No momento em que o cachorro recebe todas as ruas vacinas e fica relativamente imune a muitas doenças possivelmente mortais para ele, como a cinomose ou a parvovirose, entre outras. Além disso, o chip vai ajudá-lo caso o seu cachorro se perca acidentalmente.

Começar a educar um cachorro para que urine fora de casa é muito importante para a higiene e para começar o seu processo de socialização.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Quando o cachorro deve começar a aprender a urinar fora

Identificar o momento em que ele quer fazer as suas necessidades

Para levar a cabos esta parte da sua educação com êxito, é imprescindível que conheça o seu pet, assim como o seu ritual de necessidades.

Normalmente, um cachorro tem vontade de urinar ou defecar uns 20 ou 30 minutos depois de comer, ainda que esse tempo varie de acordo com o cachorro. Em algumas ocasiões, bastam 15 minutos.

O despertar ou o momento que sucede a prática de exercício físico também são alturas em que o seu cachorro terá vontade de fazer necessidades.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Identificar o momento em que ele quer fazer as suas necessidades

Antecipar as suas necessidades

Este processo não é difícil, contudo, requer estabilidade da nossa parte. Ter um cachorro é como ter um bebé a quem falta a mãe, devendo ser educado por nós para aprender a relacionar-se, a brincar e a fazer as necessidades.

O seu cachorro deve aprender a fazer as suas necessidades em sítios concretos. Por isso, assim que identificar quando ele vai urinar, antecipe os seus atos levando-o para o exterior e permitindo que urine. Se ensinou o seu cachorro a urinar em jornal dentro de casa, é muito positivo que leve o jornal consigo para que ele perceba melhor o que você está esperando da parte dele.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Antecipar as suas necessidades

Ensinar o seu cachorro a urinar na rua com reforço positivo

Qualquer sistema de obediência que queira praticar com o seu cachorro, incluindo aprender a urinar na rua, deve ser feito com reforço positivo. Desta forma, você premia o bem-estar do cachorro, melhora a sua qualidade de aprendizagem e faz com que seja mais fácil ele se lembrar do jeito certo para fazer as coisas. Para que aprenda a urinar na rua, assim que antecipar os seus atos siga esses passos, sempre com o reforço positivo:

  1. Assim que o cachorro acabar de comer ou você deduzir que tem vontade de fazer as suas necessidades, saia para a rua com o jornal. Além disso, será muito útil se levar uma bolinha preparada com pedaços de linguiça ou guloseimas para cachorro que possa oferecer.
  2. Já na rua, coloque o jornal próximo de uma árvore para que ele compreenda que essa é a zona que deve usar para urinar.
  3. Quando ele começar a urinar, deixe-o tranquilo sem dizer nada nem tocar no animal.
  4. Quando ele terminar, felicite-o e ofereça elogios, além da guloseima que deve ser po seu prêmio.

Ao utilizar uma guloseima como prêmio depois de fazer suas necessidades, o cachorro relacionará de forma muito positiva o exterior, as necessidades e as guloseimas. Como pode imaginar, todo esse processo pode ser um pouco lento e requer paciência da sua parte para que o cachorro compreenda como funciona o sistema de urinar na rua.

Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa - Ensinar o seu cachorro a urinar na rua com reforço positivo

O que deve fazer se o seu cachorro urinar dentro de casa

Durante esse processo, não estranhe se encontrar algum xixi ou cocô dentro de casa. Isso acontece porque, em algumas ocasiões, o cachorro não consegue aguentar a vontade de urinar ou defecar. Resista a toda a vontade que tenha de repreender o cachorro, ele apenas vai ganhar uma expressão triste ou assustada pois ele não compreende porque você está ralhando, sentindo mal-estar e ansiedade.

Os cachorros não gostam de sujar o local onde habitam. Por esse motivo, mesmo que o seu cachorro aprenda a fazer as suas necessidades fora, isso não vai acontecer porque você ralhou. Usar este tipo de educação gera medo no cachorro, o que prejudica o seu crescimento.

O cachorro não compreende tudo o que você diz e, por isso, você deve levá-lo para um lugar distante quando urina e limpar o xixi como se nada tivesse acontecido.

O reforço positivo é o que determina que o seu cachorro aprenda a urinar no exterior: quanto mais você repetir o processo e mais positivo seja o reforço, mais rapidamente o cachorro assimilará e informação e fará as necessidades dessa forma.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Ruan da Silva Lopes
Eu gosto muito do site de vocês eu tenho 13 anos e eu vou ganhar um golden doodle e você me ensinaram muito,Obrigado Perito Animal ❤️
A sua avaliação:
Otilia
Bom dia tenho un pincher com 8 meses quando o trouxe para casa já tinha 6 meses , quando a vou passear não faz chichi n’en coco e depois bem fazer nos tapetes o que fazer para que aprenda a fazer na rua ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Otilia, você já testou as soluções do artigo?
A sua avaliação:
João Perdigão
Bom dia Srs.
Vivo numa casa com um pequeno terraço e por isso adotei um cachorro com 5 meses. Vem carregado de vícios entre eles fazer as necessidades em casa. Vou com ele à rua e assim que chega faz logo as necessidades em casa.Sei que ele associa a casa como sendo o seu wc, mas como o corrijo das melhor forma sem o traumatizar.
Muito agradecido.
João Perdigão
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi João! Você já testou as dicas do artigo?
A sua avaliação:
Bruna Correia
Ola, eu tenho um cachorro com 5 meses. Estamos a ensina-lo a ir à rua. A maior parte das vezes ele não faz nada e depois quando entra em casa vai fazer no tapete higiénico dele. Gostaria de saber se devo tirar por completo o tapete ou deixar enquanto ele não aprender a 100% a fazer na rua.
Fabio
Oi. Boa noite!
Eu tenho dois filhotes de Rottweiler, e sempre depois das refeições deles, eu os levo pra pra fazer as necessidades na rua. Mas eles nunca fazem.
Eu passo entre 30min e 1hr com eles na rua e não conseguem fazer as necessidades . Mas, assim que eu entro em casa com eles, não demora muito e eles já estão fazendo dentro de casa!
O que devo fazer?
Luísa Savala
Oi Fabio! Você já tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
sandra
tenho um mini basset com seis anos de idade, quando estou dentro do apto ele urina e faz coco na sacada, saio cedo e vou passear com ele. e quase sempre a noite quando volto do trabalho, mas durante o dia se volto p almoçar e ele me ve sair ele faz coco e xixi bem no corredor da entrada. eu agrado , compro bichinhos e presentes, e nada, isto me deixa muito aborrecida. eu acho q ele entende pq ele se esconde quando faz. o que fazer
Luísa Savala
Oi Sandra! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira se o comportamento do seu cachorro continuar, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Neusa Santos
Minha Pinscher tem 2 meses ,ela faz as necessidades por toda casa, o que faço?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neusa! Aos 2 meses de idade é normal ela ainda fazer tudo em casa. Quando ela fizer os 3 meses comece a ensinar ela seguindo as dicas do artigo.
1 de 5
Educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa