Partilhar

Como fazer o cão parar de cavar o jardim

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 outubro 2018
Como fazer o cão parar de cavar o jardim

Ver fichas de  Cachorros

Cavar buracos no jardim é um comportamento natural e muito comum nos cachorros, alguns cães sentem uma grande necessidade de escavar enquanto que outros apenas o fazer se foram estimulados a fazê-lo. Existem inclusive alguns que nunca cavam e, é provável que isto esteja relacionado mais com a educação recebida do que com os comportamentos naturais da espécie. O risco para os cachorros costuma ser menor que no caso dos cachorros que mastigam coisas, mas não é inexistente.

Já ocorreram casos de cães que se electrocutaram ao estragarem cabos elétricos enquanto cavavam. Também já aconteceram casos de cachorros que estragaram tubos de água ao cavar. Por isso, cavar não é um comportamento que pode nem deve ser aceite de forma alegre nos cachorros. No entanto, também não é comportamento que pode ser eliminado em muitos casos. Por isso, a solução para este problema passa mais pela gestão do ambiente do que pelo adestramento canino.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal como fazer o cão parar de cavar o jardim.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de latir

Por que os cachorros escavam?

Se o seu cachorro cava buracos no jardim, é porque está tentando satisfazer as suas necessidades de alguma forma. Uma situação grave de estresse ou de ansiedade pode levá-lo a minimizar o seu mau-estar com atividade física intensa ou, neste caso, escavando no jardim.

São várias as razões pelas quais pode levar a cabo este comportamento, mas para o tentar ajudar é fundamental identificar a causa que o leva a fazer os buracos:

  • Guardam coisas: é um comportamento instintivo. Os cachorros escondem os bens que mais gostam debaixo da terra e, para isso têm que cavar. No entanto, os cachorros que vivem dentro de casa e não no jardim podem guardar as suas coisas debaixo de mantas, tapetes ou dentro das suas malas de viagem ou casas para cachorros. Não têm que cavar sempre para "armazenar" os seus brinquedos e restos de comida favoritos.

    Isto leva-nos a um tema de discussão, "onde os cachorros devem viver?". Discutir sobre se os cachorros devem viver dentro de casa ou no jardim é já um tema muito antigo e que não tem resposta. Cada um decide onde o seu cachorro deve viver. No entanto, na minha opinião, os cachorros são seres com quem compartilhamos as nossas vidas, não objetos e, por isso devem viver dentro de casa, junto com toda a família.
  • Procuram locais frescos: especialmente no verão, os cachorros podem cavar buracos para encontrar um local mais fresco onde possam deitar-se a descansar. Neste caso, uma casinha cômoda, fresca e confortável para o seu cachorro pode ser uma solução para ajudar a refrescá-lo. Deixá-lo a descansar dentro de casa e não no jardim é outra alternativa. É fundamental que os cachorros tenham sempre à sua disposição água fresca e abundante para evitar um possível golpe de calor.
  • Procuram um lugar cômodo: é um caso idêntico ao anterior, mas no qual o cachorro não procura uma temperatura mais agradável, mas sim um lugar mais suave para se deitar. Mexem a terra para que o lugar onde se vão deitar fique mais cômodo. Costuma ocorrer com cachorros que vivem no jardim e têm casas de madeira ou outro material dura sem mantas ou esteiras.
  • Querem fugir de um lugar: muitos cachorros cavam com a única e simples intenção de sair. Em alguns casos tratam-se de cachorros que fogem das suas casas para ir passear lá fora.

    Em outros casos, tratam-se de cachorros que têm medo de algo. Estes cachorros sentem ansiedade quando ficam sozinhos e tentam fugir desse local em busca de proteção. Quando o caso é muito sério, o cachorro pode chegar a desenvolver ansiedade por separação e na sua tentativa de fugir pode tentar cavar superfícies duras até quebrar as unhas e ficar com feridas.
  • Porque é divertido: sim, muitos cachorros cavam simplesmente porque isso é divertido para eles. Especialmente as raças de cachorros que foram desenvolvidas para perseguir animais de toca, como os terrier, cavam porque sim. Se tem um terrier e nota que gosta de cavar no jardim, não perca o seu tempo a tentar evitar esse comportamento, é parte do seu comportamento instintivo. Poderá redirecionar esse comportamento, mas não eliminá-lo (pelo menos sem efeitos colaterais).
  • Perseguem animais de toca: em alguns casos os donos de um cachorro pensam que este tem um problema de comportamento quando na realidade o cachorro está perseguindo animais que as pessoas não detetaram. Se o seu cachorro cava no jardim, certifique-se que não existem animais de toca que possam viver por ali. É lógico que um cachorro de qualquer raça cabe quando persegue um animal que se esconde debaixo da terra.
  • Sofrem de problemas de comportamento: os cachorros são animais muito sensíveis, por esse motivo é fundamental observar o seu bem-estar emocional se observar que escava e faz buracos no jardim. A agressividade, as estereotipias ou o medo podem nos indicar que algo não está bem.
Como fazer o cão parar de cavar o jardim - Por que os cachorros escavam?

Como evitar que o seu cachorro faça buracos

De seguida, vamos propor-lhe três opções diferentes que podem ajudá-lo a melhorar esta situação. Sugerimos que experimente as três ao mesmo tempo para puder observar como muda um cachorro se lhe oferecer atenção regular, calor e brinquedos:

Se o seu cachorro é um cavador compulsivo e cava apenas de vez em quando ou quando fica sozinho, a solução é relativamente simples. Proporcione-lhe companhia e atividades que possa fazer. Muitos cachorros escavam porque estão aborrecidos ou tristes, comprove por si mesmo como a brincadeira e as atenções modificam o seu comportamento de forma positiva.

Por outro lado, permitir que o seu cachorro comece a viver dentro de casa e passe mais tempo no interior do que no jardim é uma excelente opção. Irá melhorar bastante a sua qualidade de vida, evitará destroços no jardim e terá um cão feliz. No momento de sair para o jardim, será importante acompanhá-lo e supervisioná-lo, desta forma poderá distrai-lo quando começarem a aparecer os seus instintos cavadores.

Por fim, sugerimos que utilize brinquedos para cachorros. Da mesma forma que para os cachorros que roem coisas, poderá dar ao seu cachorro atividade suficiente para se esquecer de cavar quando fica sozinho. Tenha em conta que deverá restringir os lugares no qual fica sozinho, pelo menos até que esteja completamente seguro que não cavará no seu jardim. De entre todos os brinquedos para cachorros, nós recomendamos sem dúvidas o uso do Kong, um brinquedo de inteligência que lhe ajudará a canalizar o estresse, o motivará intelectualmente e lhe permitirá desenvolver uma atividade que o mantenha afastado do jardim.

Como fazer o cão parar de cavar o jardim - Como evitar que o seu cachorro faça buracos

Alternativa para os cachorros que precisam de cavar

Se tem um terrier ou outro cachorro viciado em cavar o jardim, deve redirecionar o seu comportamento. Nestes casos não poderá eliminar esse comportamento sem criar outros problemas colaterais, assim o melhor que pode fazer é conseguir para o seu cachorro um lugar onde possa cavar e ensiná-lo a fazê-lo apenas nesse lugar.

Ensinar um cachorro a fazer buracos num sítio em concreto

O primeiro passo será escolher o lugar no qual o seu cachorro possa escavar e fazer buracos sem problema. A opção mais sensata é ir para o campo ou uma zona com jardim próxima. Nesse lugar, será delimitado por um área de dois por dois (aproximadamente e dependendo do tamanho do seu cachorro). Aconselhamos que primeiro mexa a terra para ficar solta. Não tem problema se o seu cachorro o ajudar a mexer a terra, uma vez que esse será o seu buraco para escavar. No entanto, deverá se certificar que a área está livre de plantas e raízes para que o seu cachorro não associe a atividade de cavar com estragar plantar ou pode comer alguma das plantas tóxicas para cachorros.

Quando o buraco para escavar estiver pronto, enterre um ou dois brinquedos do seu cachorro nele, deixando ficar uma pequena parte dos mesmos sobressaída. Depois comece a incentivar o seu cachorro a desenterrá-los. Se vir que não funciona, pode experimentar espalhar ração pela zona para o familiarizar com o lugar. Quando o seu cachorro desenterrar o seu brinquedo, felicite-o e brinque com ele. Também pode utilizar o reforço positivo com guloseimas e snacks para cachorros.

Repita o procedimento até ver que o seu cachorro cava com mais frequência nesse lugar. Nesse momento notará que cavar no buraco de escavação se converteu numa atividade muito apreciada para o seu cachorro porque o faz inclusive quando não há brinquedos enterrados. No entanto, de vez em quando, deve deixar alguns brinquedos enterrados para que o seu cachorro os possa descobrir quando cava e o seu comportamento de cavar seja reforçado no buraco de escavação.

Esse procedimento pode ser levado a cabo evitando que o seu cachorro tenha acesso ao resto do jardim quando não tiver supervisão. Por isso, por um tempo terá que colocar uma separação física em alguns locais para evitar que o seu cachorro tem acesso a todo o jardim. Deverá ter acesso apenas à área na qual se encontra o buraco de escavação.

Pouco a pouco, notará que o seu cachorro deixa de cavar em outras zonas da área escolhida e apenas cava no buraco que construiu para ele. Depois, gradualmente e em vários dias, aumente-lhe o espaço ao qual tem acesso quando fica sozinho. Durante este tempo, deixe enterrado todos os dias no buraco de escavação algum brinquedo que reforce o comportamento do seu cachorro. Também pode deixar os brinquedos interativos cheios de comida, fora do buraco de escavação, para que o seu cachorro faça outras coisas para além de cavar.

Com o passar do tempo, o seu cachorro irá adquiri o hábito de cavar apenas no seu buraco de escavação. Terá perdido um pouco de jardim mas terá salvo o resto. Lembre-se que esta alternativa é apenas para cachorros cavadores compulsivos. Não é para o cachorro que cava ocasionalmente e que pode aprender aprender a roer os seus brinquedos ao invés de cavar.

Como fazer o cão parar de cavar o jardim - Alternativa para os cachorros que precisam de cavar

Um caso real

Há uns anos atrás conheci um cachorro Labrador que destruía o jardim. Para além de mastigar as plantas, cavava em qualquer lugar. O cachorro passava o dia todo no jardim e mastigava as plantas a qualquer hora do dia, mas apenas cavava durante a noite.

A dona não sabia o que fazer porque o cachorro estava a destruir todo. Um dia, o cachorro fez uma ferida na cabeça e para evitar se infetar enquanto sarava, permitiram que dormisse dentro de casa por uma semana. Durante esse tempo o cachorro não fez nenhum estrago dentro de casa e, por conseguinte, não cavou no jardim. Depois voltaram a deixar o cachorro no cachorro o tempo tempo e o problema reapareceu.

Porque esse cavava no jardim? Bem, não pudemos saber com certeza absoluta a resposta a esta problema. Mas, sendo um cachorro de caça, de uma raça muito ativa e desenvolvida para passar muito tempo com companhia, era deixado na rua todo o tempo, sem nada para fazer, sem brinquedos e sem companhia. É provável que sentisse ansiedade de ficar sozinho ou frustração por não poder acessar às coisas que queria e, eliminava essa ansiedade ou frustração cavando.

É uma pena que apesar de se ter encontrado uma solução imediata e que não precisava de nenhum esforço adicionar (e que não causava nenhum problema colateral), a dono decidisse que o cachorro teria que passar o resto da sua vida no jardim e não no interior de casa na companhia da sua família humana.

Muitas vezes ignoramos as opções que nos apresentam para resolver um problema de comportamento dos nossos cães e, ficamos a pensar porque os cachorros se comportam dessa forma.

É importante lembrar novamente que os cachorros não são nem brinquedos nem objetos. Eles têm emoções próprias e agem em consequência. São animais dinâmicos, ativos, que precisam de exercício físico e mental, assim como da companhia de outros seres.

Como fazer o cão parar de cavar o jardim - Um caso real

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cão parar de cavar o jardim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Como fazer o cão parar de cavar o jardim

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Thays
Bom dia,
Tenho uma filhote de pit bull, eu caminho com ela quase todos os dias, ração não falta e brinquedos e atenção também não, acontece que é só eu sair (as vezes por poucos minutos) que ela corre aras dos gatos ou cava buracos enormes junto com outra cadelinha que eu tenho, o que fazer?
Luísa Savala
Oi Thays! Você tentou as dicas do artigo para tentar evitar esse comportamento? De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leandro
Minha cadelinha sempre cava no jardim e eu acabava por achar até piada, mas agora entendi que estou fazendo errado! Grato por essas informações
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leandro! Devemos ter cuidado com certos comportamentos do nosso cachorro e não o incentivarmos. Obrigada pelo seu comentário!

Como fazer o cão parar de cavar o jardim
1 de 5
Como fazer o cão parar de cavar o jardim

Voltar ao topo da página