PARTILHAR

Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 19 julho 2019
Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O lúpus canino é uma doença autoimune que se apresenta de duas formas, podendo afetar apenas a pele ou todo o organismo do cachorro. Dependerão do tipo de apresentação da doença tanto o diagnóstico quanto o tratamento, e ainda mais importante, o prognóstico.

A seguir, neste artigo do PeritoAnimal, você vai aprender a identificar os sintomas que podem te fazer pensar que seu cachorro está sofrendo dessa doença e vamos te dar os pontos chave para saber como agir no caso do aparecimento de lúpus canino.

Também lhe pode interessar: A conjuntivite canina - Causas e sintomas

Lúpus canino: o que é

O lúpus é uma das doenças autoimune em animais domésticos, ou seja, é uma doença em que o organismo ataca a si mesmo. Especificamente, um depósito de complexos imunes ocorre na pele ou em diferentes órgãos. Acredita-se que existam algumas causas predisponentes, como a exposição aos raios ultravioletas, as vacinas com vírus vivos modificados ou a própria genética do indivíduo. Embora alguns cuidadores pensem que o lúpus em cães é um câncer, a verdade é que, como acabamos de explicar, essa afirmação não é verdadeira.

Podemos encontrar duas manifestações de lúpus canino, que são chamadas de lúpus eritematoso sistêmico e lúpus eritematoso discóide. O primeiro é um distúrbio autoimune multissistêmico, enquanto o lúpus eritematoso discóide canino é mais benigno e leve, limitado apenas à pele.

Lúpus canino eritematoso sistêmico

Assim, na apresentação sistêmica, podemos encontrar uma variedade de sintomas, dependendo dos órgãos afetados, que são principalmente a pele, os rins, o coração ou as articulações. Pode ocorrer dor articular, febre episódica, problemas renais, anemia ou, se a boca for afetada, estomatite.

Além disso, surgem lesões tipo úlceras na pele, especialmente na região da face, principalmente no nariz, e nas patas, especificamente nas almofadas, que engrossam, ulceram e, nos casos mais graves, podem até chegar a cair. A área ao redor das unhas também pode ser infectada, podendo causar seu desprendimento. Os problemas de pele evoluem desde erosões às crostas e queda de pelos. O primeiro sintoma pode ser uma coxeira que vai mudando de pata ou um andar cambaleante.

Lúpus canino eritematoso discoide

O lúpus canino eritematoso discoide é uma doença imune relativamente comum, na qual há lesões limitadas à face e às orelhas, embora em alguns cachorros também possam ser encontradas na região genital ou nas almofadas das patas. Geralmente começa com o aparecimento de uma pequena lesão que é perceptível como uma área incolor ou avermelhada. Com o passar do tempo, essas lesões acabam se tornando úlceras e crostas.

Dependendo de cada caso, haverá também dor e coceira. Podemos notar que a luz do sol piora os sintomas. Há indícios de que existem raças com maior propensão a sofrer com esse problema, como o Border Collie, Pastor Alemão ou Husky Siberiano.

Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento - Lúpus canino: o que é

Lúpus canino: diagnóstico

A princípio, pode ser difícil perceber que seu cachorro sofre de lúpus, uma vez que, como vimos, a sintomatologia pode ser muito variada. Assim, para chegar ao diagnóstico de lúpus canino, é comum ter que eliminar outras causas. Para isto, o veterinário prestará atenção à história clínica do seu cachorro e ao seu quadro clínico.

Geralmente, vários estudos são necessários. É essencial realizar um exame de sangue e urina, mas para um diagnóstico definitivo, será necessário realizar uma biópsia e um exame de anticorpos.

Pelo contrário, no caso do lúpus eritematoso discoide, sua identificação é mais simples, pois a aparência e a localização das lesões, quando o cachorro não apresenta outros sintomas, geralmente servem para fazer um diagnóstico direto.

Lúpus em canino tem cura?

O lúpus em cachorros é uma doença que tem tratamento, mas este vai depender da apresentação. Assim, no caso do lúpus discoide, são prescritos remédios para lúpus em cachorro via oral e tópicos, a base de corticoides e, se for necessário, antibióticos. Também parece benéfico administrar vitamina E oralmente. Para o lúpus eritematoso sistêmico, os imunossupressores devem ser usados para interromper o ataque do organismo a si mesmo, além do tratamento necessário para os sintomas causados nos órgãos afetados. Em geral, é necessário evitar a exposição à luz solar ou aplicar protetores quando a exposição for ocorrer, pois como vimos, esses raios agravam o problema e podem aumentar o desconforto do cachorro.

Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento - Lúpus em canino tem cura?

Lúpus canino é contagioso?

Muita gente se pergunta se lúpus canino é contagioso mas, se observar as características do lúpus em cães, é possível perceber que não é uma doença contagiosa, porque é causada por uma falha no sistema imunológico do cachorro, que faz com que ele ataque suas próprias células. Este defeito não é contagioso e não pode ser transmitido de um animal para outro, é uma circunstância única. Portanto, não é necessário estabelecer qualquer medida de controle nesse sentido.

Lúpus canino: expectativa de vida

O lúpus em cães é tratável, como já vimos, mas no caso do lúpus sistêmico, seu prognóstico é reservado, pois dependerá do dano que produz em diferentes órgãos. O quadro é especialmente delicado quando os rins são afetados. O lúpus discoide sistêmico, por outro lado, geralmente pode ser tratado com sucesso. É claro que não devemos deixar de considerar os efeitos do tratamento, porque quando o sistema imunológico é suprimido para evitar que ataque o próprio organismo, isso também aumenta a propensão do cão, sem defesas, a sofrer de outras doenças, especialmente as bacterianas, que complicam a situação. É essencial sempre consultar o veterinário.

Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento - Lúpus canino: expectativa de vida

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento

1 de 3
Vídeos relacionados com Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Rodrigues
Minha poodlezinha foi diagnosticada com essa maldita doença e infelizmente, depois de uma luta de alguns meses e muito, muito remédio, ela não resistiu e nos deixou. Ela lutou bravamente mas essa doença maldita nos venceu. Essa doença não tem cura....ainda. Nossa amada Lila iluminou as nossas vidas. Hoje só nos restam doces lembranças daquela coisinha querida e muitas saudades que só aumentarão com o passar dos anos. O que nos consola um pouco é sabermos que ela está junto do pai e criador de tudo e de todos e com certeza não sentindo mais nenhuma dôr.
A sua avaliação:
Rodrigues
Minha poodlezinha foi diagnosticada com lúpus. Nariz com despigmentação. Tratando com prednisolona. Acredito que ela tem o narizinho (parte interna) inchada pois percebo que ela respira com dificuldade .....sempre respirando pela boca como se estivesse sempre cançada. Vejo ela sofrendo e não sei o quê fazer para aliviar esse sofrimento dela. Sofro junto!
A sua avaliação:
Juliana Alves Grando
Muito difícil encontrar profissionais aptos a tratar LES. Tudo resume-se a prednisolona e mais nada. Basta uma pequena exposição ao sol para bolhas aparecerem na pele, artrite presente o tempo todo, anemia que nunca cura, um verdadeiro calvário solitário em um mundo de poucas informações, tratamentos e profissionais qualificados. Obrigada pelo artigo.
Rodrigues
A minha poodlezinha foi diagnosticada com lúpus. Trata com prednisolona, prediderme e complexo vitamico (vitamina E), que é importantíssima no tratamento e também vou tentar, após conversar com médico veterinário, é claro, a autoimunoterapia (retirada de sangue e reentrodução novamente no músculo). Será mais uma tentativa de melhora. Claro que isso só será feito com concordância e supervisão de um médico veterinário. Espero ter ajudado.
Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento
1 de 4
Lúpus canino: causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑