Partilhar

Cuidados básicos de um ouriço

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 21 fevereiro 2017
Cuidados básicos de um ouriço

Atualmente já não é de estranhar partilhar o nosso lar com vários tipos de animais, como serpentes, aves exóticas, furões... e inclusive ratos. Muito por culpa da ampliação considerável do mundo dos animais de companhia, também não é de estranhar que várias pessoas possam ter um ouriço-cacheiro como pet.

Os ouriços que acolhemos em nossas casas costumam ser ouriços-terrestres, entre os quais podemos distinguir várias espécies, embora também seja verdade que apesar de as espécies serem diferentes, os cuidados que precisam são muito semelhantes.

Neste artigo falamos sobre os cuidados básicos de um ouriço, uma informação que deve ter muito presente se está pensando em acolher um animal destas características em sua casa.

Também lhe pode interessar: Tipos de ouriço-terrestre

Que espaço devemos dar a um ouriço?

A longevidade de um ouriço é de aproximadamente 5 anos e durante todo este tempo devemos procurar que o nosso pet tenha um espaço adequado para assim poder desfrutar de uma ótima qualidade de vida.

O ouriço é um animal de hábitos noturnos, o que não implica que seja uma animal tranquilo, isto porque a sua natureza é muito ativa, assim sendo, deve dispor de uma gaiola com espaço suficiente, no mínimo o ouriço deve ter um metro quadrado para se mover.

Para oferecer o melhor espaço ao seu ouriço também deve ter em conta as seguintes considerações:

  • Os ferros da gaiola não devem estar muito separados, com um espaço de 1,5 centímetros, uma cria de ouriço pode escapar da gaiola, ou seja, o espaço de separação dever ser menor.
  • O bebedouro deve ser tipo garrafa, para assim poder manter a água em perfeitas condições higiénica, e os comedouros devem ser de alumínio e devem estar presos à gaiola para que não se virem.
  • Como piso devemos usar serragem de madeiras não tratadas.
  • O ouriço deve ter estímulos suficientes para a sua atividade, portanto na sua gaiola devemos incluir uma roda para que possa fazer exercício, um recipiente com areia para que escave e algum brinquedo apto para ele.
  • Deve ter um refúgio dentro da gaiola para que se possa esconder, pode ser uma caixinha de madeira, de plástico ou de papelão, mas é importante que tenha um orifício amplo para a entrada e saída.

A gaiola do ouriço deve ser colocada em um lugar com pouca iluminação e cuja temperatura ambiente oscile entre os 20 e os 32 graus centígrados.

Cuidados básicos de um ouriço - Que espaço devemos dar a um ouriço?

A alimentação do ouriço

a alimentação é um pilar de saúde, não só para os seres humanos, mas também para os animais, por isso é importante estar bem informado sobre a alimentação do ouriço.

Se decidiu acolher em sua casa um ouriço o mais equilibrado para ele e mais simples para nós seria poder dar-lhe uma ração específica para ouriços, ou uma ração mais genérica destinada à alimentação de mamíferos insectívoros.

Caso não seja possível adquirir uma ração destas características, devemos elaborar a dieta do nosso ouriço seguindo as pautas que lhe damos em seguida:

  • Utilize uma ração de gama alta destinada para cachorros ou gatos de idade avançada, esta ração é de maior qualidade que a ração habitual, uma vez que esta última possui demasiadas proteínas e gorduras.
  • Complemente a ingestão de ração com frutas, ovo e frango.
  • Também é importante oferecer-lhe alimento vivo, neste caso opte por grilos, vermes-da-farinha e lombrigas.
  • Durante a lactância e a gravidez, o alimento vivo deve ser complementado com vitaminas e cálcio, neste caso será o veterinário a pessoa que deve indicar o melhor produto.

Obviamente o ouriço deve ter sempre água fresca e limpa, e devemos encher o comedouro uma vez por dia, preferivelmente ao entardecer, retirando a comida que possa ter sobrado na manhã seguinte.

Cuidados básicos de um ouriço - A alimentação do ouriço

Higiene do ouriço

O ouriço deve se acostumar ao contato humano e esta adaptação deve ser progressiva. Este animal possui um típico mecanismo de defesa que consiste em se enroscar para se proteger com os seus espinhos, por este motivo, é importante que faça as primeiras manipulações utilizando luvas.

Devemos permitir que o ouriço nos cheire para que nos possa reconhecer através do odor e quando isto acontecer podemos manipular o nosso ouriço sem grandes complicações.

Quando o ouriço se acostumar à nossa presença e ao nosso lar, é muito importante que pelo menos uma vez por semana o deixemos correr livremente em algum parte da nossa casa, uma vez que esta total liberdade e completamente necessária.

Se mantivermos o ouriço em ótimas condições o nosso pet só irá precisar de asseio, por isso a única coisa que devemos fazer e dar-lhe banho quando estiver muito sujo, e neste caso devemos usar água morna. Como último conselhos deve cortar as unhas ao ouriço apenas se as tiver muito grandes.

Cuidados básicos de um ouriço - Higiene do ouriço

Cuidados de saúde do ouriço

Um ouriço não precisa de cuidados veterinários específicos, no entanto, podemos tomar certas medidas para manter o nosso animal de companhia em um ótimo estado de saúde.

  • O ouriço não deve estar exposto a temperaturas frias nem a correntes de ar
  • Se convivemos com outros animais é importante que o ouriço não mantenha contato com eles, uma vez que estes lhe podem transmitir algum carrapato
  • O ouriço pode sofrer diarreia e geralmente isso acontece por excesso de alimentação. Basta reduzir a ração diária de alimento

É muito importante que o ouriço se alimente de forma diária, se perder o apetite, isso deve ser motivo suficiente para ir ao veterinário.

Cuidados básicos de um ouriço - Cuidados de saúde do ouriço

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados básicos de um ouriço, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados básicos de um ouriço

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
leticia de luna
onde eu posso comprar ou adotar um ouriço ?
A sua avaliação:
Monica Carvalho Fernandes
Ouriço pigmeu africano,e transmissor de alguma doença ,e que mordeu a mão da minha filha,ele tem 40 dias.
Marcos Braga
Boa noite!! Gostaria de saber se existe algum repelente natural para afugentar um ouriço. Tenho 5 cães e já tive dois acidentes entre o ouriço e os cães. O ouriço apenas se defende e de maneira nenhuma penso em machucá-lo, queria apenas removê-lo para uma área de mata com alimento e água em abundância. Ele está entocada em um local que não tenho acesso e não consigo retirá-lo. Poderiam me orientar??
Helio Mesa
Eu tenho um ouriço. Estou em Moçambique. Quero saber se e um animal comestível
Luis Ribeiro
Pergunte-lhe!
hedgeohg
aonde se encotra um ouriço

Cuidados básicos de um ouriço
1 de 5
Cuidados básicos de um ouriço

Voltar ao topo da página