Cuidados básicos

Cuidados de um Maine Coon

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 junho 2023
Cuidados de um Maine Coon
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O gato Maine Coon é o gato doméstico de tamanho maior, chegando os machos adultos a pesar de 7 a 11 kg. Havendo já casos de exemplares que alcançaram os 20 kg. Esta raça de gatos é proveniente dos Estados Unidos da América, diz-se que do estado de Maine. No entanto, existem várias teorias sobre as suas origens.

Uma delas é que quando os Vikings realizaram as suas invasões no continente americano, os seus barcos transportavam gatos para se livrar dos ratos. Estes gatos eram provenientes dos grandes gatos selvagens nórdicos e foram cruzados com os gatos selvagens americanos. Outra teoria diz que os gatos angorá europeus é que foram cruzados com gatos de pelo curto.

Independentemente da sua origem, o resultado é um felino muito bonito e que facilmente qualquer um se apaixona, dadas as suas excelentes qualidades como pet. Caso esteja pensando em adotar este gato extraordinário ou se já o tiver feito, no PeritoAnimal vamos explicar para você os cuidados que deve ter com o Maine Coon.

Também lhe pode interessar: Cuidados básicos de um ouriço

Índice

  1. Consulta no veterinário
  2. Cuidados com o pelo
  3. O banho do Maine Coon
  4. Alimentação do Maine Coon
  5. Convivência com o Maine Coon

Consulta no veterinário

O cuidado mais básico que deverá ter com o seu gato Maine Coon é a consulta ao veterinário. Se não surgirem problemas, uma consulta apenas duas vezes por ano deverá ser suficiente.

O veterinário é a pessoa indicada para diagnosticar o estado saudável, ou não, do seu Maine Coon e que lhe administrará as vacinas necessárias. Ele também é a pessoa indicada para castrar o seu gato ou gata, se decidir optar por este caminho. O mais importante é manter em dia o calendário de vacinas do gato e seguir uma alimentação adequada.

Cuidados de um Maine Coon - Consulta no veterinário

Cuidados com o pelo

O gato Maine Coon conta pela sua natureza com um pelo de grande qualidade. No entanto, se quiser que ele conserve essa qualidade, deve colaborar com a natureza para continuar exibindo esse pelo maravilhoso.

Deverá escová-lo no mínimo 3 vezes por semana com uma escova específica para gatos de pelo comprido. Se o fizer durante cinco minutos por dia, melhor ainda. Com isto conseguirá evitar muitos problemas gástricos ao retirar-lhe todos os dias o pelo morto, evitando assim que ele o ingira ao se limpar.

É recomendável que o Maine Coon ingira malta para gatos para aliviar a acumulação de bolas de pelo, assim como alimentos ricos em ômega 3, cujos benéficos efeitos no seu pelo se irão de forma positiva.

O banho do Maine Coon

Uma qualidade insólita desta raça felina é que gosta de água, por isso não terá qualquer problema a dar-lhe banho, sempre que a água esteja a uma temperatura ideal (36º-38ºC).

Nos Estados Unidos é comum ver os Maine Coon a se refrescarem com a família na piscina durante o verão. O Maine Coon é um bom nadador.

No entanto, apesar deste gato gostar de se molhar, não é recomendável dar-lhe banho com shampoo mais de uma vez a cada mês e meio. Esta raça aproveitará à mínima chance para se refrescar durante o verão.

Cuidados de um Maine Coon - O banho do Maine Coon

Alimentação do Maine Coon

Este ponto é muito importante se quiser manter o seu Maine Coon em um perfeito estado de saúde. Esta raça é propensa a sofrer de obesidade se não lhe impuser um limite na sua ingestão de alimento. A ração deve ser de qualidade, evitando as excessivamente gordurosas.

Os Maine Coon crescem lentamente, demoram quatro anos a chegar ao seu peso máximo que nos machos pode chegar aos 11 kg. Se ultrapassar este peso deve ir ao veterinário com ele o mais rápido possível, pois o seu estado de saúde pode correr sérios perigos.

Convivência com o Maine Coon

Esta raça tem a particularidade de ser independente e muito familiar ao mesmo tempo. Gosta de brincar, de ser o centro das atenções, gosta que haja barulho à sua volta, mas não gosta muito que o toquem demasiado. Para além disso, os Maine Coon dão-se muito bem com outros pets.

Esta raça de tamanho grande pode viver em um apartamento, pois não é demasiado ativa, muito pelo contrário. No entanto, o ideal é que possa contar com um pequeno jardim para desfrutar de alguma aventura de vez em quando, caçando algum rato..

Cuidados de um Maine Coon - Convivência com o Maine Coon

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um Maine Coon, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Aly Reis
Olá Doutor (a), sou Aly Reis de de Itapema SC, venho por meio desse contato lhe pedir uma ajuda.
Sou mamãe de um Maine Coon polidáctilos macho ele tem 9 meses, meu menino Haruk chegou na minha cidade em Dezembro 2018, até hoje nessa data 20/5/2019 ele se encontra com MUCO ESPESSO NO NARIZ.
Fiz todos os exames e todas as vacinas.
Para as doenças o resultado é NEGATIVO
E AS VACINAS TODAS EM DIA ATÉ O MOMENTO.

Ele já tomou alguns remédios até o momento não passou.

Segue relação dos remédios administrado:
* Vitamina C , o Glicopan e a Doxicilina d 50,

*fiz todos exames incluindo d sangue exames e antibiograma
Deu NEGATIVO TUDO

*tomou vermífugo

*EXAME FEITO LÂMINA COLHIDA
*É da secreção nariz Negativo
* Faz uns 30 dias fez tratamento com Prelone 2.5 ml 1 vez ao dia
Não melhorou
* No mês de abril foi feito uma aplicação de injeção ANTI TAMINICO SERIA PARA DURAR NO ORGANISMO 30 dias mas não deu também 😫😩😢

PARA AJUDAR TIREI TAPETES E CHEIROS DE CASA POIS PODERIA SER ALERGIA.

HARUK COME MUITO BEMM
BEBÊ ÁGUA
BRINCA MUITO
FAZ SUAS NECESSIDADES

ENTÃO NÃO SEI O Q FAZER
Será q vc pode me ajudar pois não sei mais a quem recorrer 🙏🏻🙌🏻

Muito obrigada
A sua avaliação:
Jessica
Qual marca de ração seria recomendada para um maine coon?
Roseli M S Costa
Minha filha comprou um mane coon q só tempo certo foi cruzar num gatil, após alguns dias levou pra casa só apresenta constantemente mtos gazes fétidos e mta diarréia alguém pode me orientar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roseli! Este artigo explica algumas das possíveis causas: https://www.peritoanimal.com.br/a-diarreia-em-gatos-20142.html.
1 de 4
Cuidados de um Maine Coon