Partilhar

Cuidados de um peixe dourado

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 setembro 2017
Cuidados de um peixe dourado

Para conseguir a sobrevivência e a longevidade do nosso peixe dourado, é imprescindível ter alguns cuidados básicos com ele, mesmo se tratando de um peixe muito resistente que se adaptará bem a condições um pouco variáveis.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar os cuidados de um peixe dourado, incluindo informação sobre o aquário (plantas, cascalho,...), a alimentação que precisa e outros detalhes importantes a ter em conta.

Lembre-se que este peixe popular pode chegar a viver de 2 a 4 anos, consiga que o seu peixe atinja esta esperança de vida com os nossos conselhos.

Também lhe pode interessar: Cuidados do peixe palhaço

O aquário do peixe dourado

Para começar com os cuidados do peixe dourado ou goldfish, um peixe de água fria, vamos começar por falar do aquário, uma parte fundamental para um nível de vida ótimo. Para isso deve ter em conta o seguinte:

O tamanho do aquário

Um único exemplar de peixe dourado deve contar com um mínimo de 40 litros de água, o que se traduz nas seguintes medidas: 50 cm de largura x 40 cm de altura x 30 de profundidade. Se tiver mais exemplares, deve procurar um aquário maior tendo em conta estas medidas.

Parâmetros que deve respeitar

De seguida, vamos orientá-lo sobre estes detalhes, importantes para que o seu peixe dourado se sinta em um ambiente adequado:

  • PH: Entre 6,5 e 8
  • GH: Entre 10 e 15
  • Temperatura: Entre 10ºC e 32ºC

Estas referências dão a entender os máximos que um peixe dourado pode suportar. Por exemplo, a partir dos 32ºC, o seu peixe ficaria propenso a morrer. Procure um ponto intermédio para se sentir bem.

Ferramentas

Existem dois elementos que nos podem ajudar muito. O ventilador é um elemento básico do aquário, muito importante para a sobrevivência do goldfish. Deve considerar-se imprescindível.

O outro é o filtro, perfeito para uma boa higiene do aquário. Se não tiver muito tempo é uma opção perfeita para o aquário estar bonito o tempo todo.

Cascalho

O cascalho é importante pois tem várias funções. Podemos optar por gravilha como é o caso da areia do coral, que em grãos grossos é perfeita se estiver pensando em incluir vegetação. O cascalho mais fino também se pode utilizar, recomendamos um neutro como é o caso da areia de sílica.

Decoração

É ótimo desfrutar de um aquário natural com plantas, mas devemos referir que o peixe dourado é um peixe capaz de devorar uma grande variedade de vegetação. Deve procurar aquelas que sejam duras e resistentes como é o caso das Anubias. Também pode optar por plantas de plástico.

Decorar o seu aquário pode ser um hobbie muito gratificante se utilizar opções criativas. Recomendamos utilizar troncos, objetos ou luzes led, opções muito divertidas.

Cuidados de um peixe dourado - O aquário do peixe dourado

Alimentação do peixe dourado

O segundo aspeto a ter em conta é a alimentação do peixe dourado, algo que muitas pessoas não têm em conta e é bastante importante. A primeira coisa que deve saber é que se trata de um peixe omnívoro, algo que duplica as nossas possibilidades.

Até um ano de idade pode alimentar o goldfish com escamas, um produto habitual em qualquer loja para peixes. No entanto, a partir desse momento e para evitar a doença da bolsa de ar, deve começar a alimentá-lo com produtos naturais, como papas feitas a partir de peixe e verduras naturais. Fervidas é uma boa opção. Pode optar também pela larva vermelha e fruta, embora esta última deva ser dada de forma ocasional.

Para saber a quantidade necessária para o seu peixe, deverá colocar um pouco de alimento e observar quanto come em 3 minutos. O alimento que sobrar ajudará a determinar a quantidade exata que deve dar ao seu peixe.

Cuidados de um peixe dourado - Alimentação do peixe dourado

Detecção de doenças

Especialmente se convive com outros peixes, deverá revisar o seu peixe dourado de forma regular para descartar possíveis doenças ou a agressão do peixe dourado com outros peixes. Estar atento ajuda a conseguir a sobrevivência dos seus exemplares.

Se encontrar um peixe do aquário magoado ou agindo de uma forma estranha, o mais recomendável será colocá-lo em um "aquário hospital". Isto é algo que muitos fãs de peixes têm e, trata-se de um aquário de pequenas dimensões que evita o contágio de uma doença e permite o peixe descansar.

Cuidados de um peixe dourado - Detecção de doenças

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um peixe dourado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados de um peixe dourado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ennyo cesar da costa Rodrigues
É possível criar um peixe O nome dele é Dourado de grande porte em mine tanque de 2 metros por 4


Cuidados de um peixe dourado
1 de 4
Cuidados de um peixe dourado

Voltar ao topo da página