Gestação

Como saber se uma gata está em trabalho de parto

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 5 julho 2021
Como saber se uma gata está em trabalho de parto
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Será que é fácil saber se uma gatinha está em trabalho de parto? Você quer saber como os gatos nascem? Para começar, devemos ressaltar que os felinos podem procriar durante boa parte do ano. Os filhotes vêm ao mundo após aproximadamente dois meses de gestação e nascem em um parto que geralmente é rápido e sem complicações.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como saber se uma gata está em trabalho de parto e também como os gatos nascem para que, como cuidadores, saibamos identificar se há alguma alteração da normalidade. Nesse caso, é muito importante que entremos em contato com o veterinário, pois os gatinhos são muito vulneráveis. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Índice

  1. Em que época do ano os gatos se reproduzem?
  2. Como saber se uma gata está em trabalho de parto
  3. O nascimento dos gatos
  4. Tenho que cortar o cordão umbilical em gatos recém-nascidos?
  5. Vídeo do parto de uma gata

Em que época do ano os gatos se reproduzem?

Antes de explicar como saber se uma gatinha está em trabalho de parto, devemos destacar que as gatas possuem um tipo de ciclo poliéstrico. Isso significa que elas têm um período de cio determinado pela quantidade de luz solar. Quando os dias começarem a se tornar mais longos, os gatos começarão seu cio e isso não diminuirá até que, novamente, a incidência de luz seja menor.

Os sintomas do cio incluem miados insistentes em tom agudo, esfregamento contra nossas pernas, elevação da pélvis para mostrar as genitais ou eliminação de xixi inadequada. Este quadro geralmente dura cerca de uma semana, desaparece após cerca de quinze dias e se repete novamente, assim durante todo o período de mais horas de luz solar.

Portanto, uma gata pode procriar praticamente durante o ano inteiro, no máximo descontando os meses de mais frio e menos luz. Além disso, as gatas poderão dar à luz mais de uma ninhada durante o período de cio. Haverá mais gatinhos nascidos durante os meses quentes e ensolarados.

Como saber se uma gata está em trabalho de parto

A gestação das gatas pode passar despercebida até que já esteja em um estágio muito avançado. Não há data exata para o nascimento, mas isso ocorre cerca de dois meses após a fecundação. Entre os principais sintomas para identificar o trabalho de parto nas gatas está o fato de que, antes dele começar, é comum notar que o gato deixa de comer. Se colocarmos nossas mãos em ambos os lados do abdômen da gatinha, poderemos sentir os filhotes se movendo.

É muito comum que a gata entre em trabalho de parto e tenha seus filhotes durante a noite sem nós sabermos, portanto é difícil para nós testemunharmos o início do nascimento, o curso ou como os filhotes nascem. Em alguns casos, podemos ver alguma inquietação e observamos sua busca por um ninho onde possa se refugiar.

Se o veterinário nos deu uma data provável e observamos alguns desses sinais, possivelmente o momento do nascimento não está muito distante. De fato, se depois destes sinais as horas passarem e o gato não tiver dado à luz, devemos entrar em contato com o veterinário.

A seguir continuaremos com mais detalhes sobre como saber se uma gatinha está em trabalho de parto.

Como saber se uma gata está em trabalho de parto - Como saber se uma gata está em trabalho de parto

O nascimento dos gatos

Embora de fora não percebamos nenhuma mudança em nossa gata, o trabalho de parto começa quando são desencadeadas contrações que servem para abrir o colo do útero e propiciar a expulsão dos filhotes. Este trabalho culmina quando as contrações se intensificam até o nascimento do primeiro gatinho. É assim que nascem os gatos.

Os filhotes geralmente espiam o mundo dentro da bolsa de líquido amniótico. A gata, neste momento, morde e a engole junto com o cordão umbilical, que ela corta, assim como a placenta. Além disso, ela lambe seu gatinho, limpado quaisquer secreções que ele possa ter em seu nariz ou boca. Com sua língua, ela também o estimula a respirar por si mesmo. Alguns minutos depois, o próximo gatinho da ninhada nascerá da mesma forma.

Quantos filhotes nascem na primeira cria de uma gata?

Em média, nascem de 4 a 5 gatinhos na primeira cria de uma gata. E este número pode se repetir em outras crias.

Quanto tempo dura o trabalho de parto de uma gata?

Não é fácil determinar quanto tempo dura o trabalho de parto de uma gata, podendo levar de 3 a 12 horas. E o intervalo entre o nascimento de cada filhote pode ser de apenas alguns minutos ou até meia hora, embora em alguns casos os nascimentos possam ser mais espaçados sem implicar na presença de qualquer dificuldade. Entretanto, se o gato continuar fazendo esforços sem nenhum nascimento, ou se tiver algum sangramento vaginal ou qualquer outro sinal preocupante, devemos chamar o veterinário.

O normal é que os filhotes comecem imediatamente a amamentar e permaneçam calmos juntos à mãe, alimentando-se e dormindo. Se um filhote que ficar separado da família ele vai sentir frio, pois os gatos levam algumas semanas para poder regular sua temperatura e, enquanto isso, eles adquirem a temperatura do local onde estão. É por isso que um gatinho com frio pode morrer rapidamente.

Devemos, portanto, garantir que toda a ninhada fique junto com o gato e que eles amamentem corretamente. Caso contrário, também temos que informar o veterinário, pois os recém-nascidos são muito vulneráveis e esperar algumas horas pode ser fatal.

Tenho que cortar o cordão umbilical em gatos recém-nascidos?

Dentro dos cuidados maternais que descrevemos ao explicar como os gatos nascem, comentamos que a própria gata fica encarregada de cortar o cordão umbilical de seus filhotes assim que eles chegam ao mundo. Veremos que ela não o corta no nível do abdômen, mas deixa um pequeno fragmento que poderemos observar facilmente. Em princípio, não exigirá nenhum cuidado especial e cairá em cerca de uma semana.

No entanto, é aconselhável observá-lo regularmente, pois ele pode infeccionar. Nesse caso, notaremos que se forma um caroço que pode parecer avermelhado, doloroso ao toque e até mesmo descarregar o pus para o exterior. Devido à fragilidade dos recém-nascidos, qualquer suspeita de infecção deve ser vista imediatamente por um veterinário. Estes casos exigirão antibióticos e desinfecção.

Como saber se uma gata está em trabalho de parto - Tenho que cortar o cordão umbilical em gatos recém-nascidos?

Vídeo do parto de uma gata

Você quer saber como é o trabalho de parto de uma gata? Aqui compartilhamos um vídeo para que você possa observar como nascem os gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se uma gata está em trabalho de parto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Juliani
A minha gata está muito bariguda des do mês passado podem me dizer se ela está grávida?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Juliani. Sim, ela pode estar grávida, mas também isso pode ocorrer por outros motivos. Neste artigo falamos sobre um gato com barriga inchada - o que pode ser: https://www.peritoanimal.com.br/gato-com-barriga-inchada-o-que-pode-ser-22804.html.
De qualquer forma, recomendamos que vá a um veterinário para investigar. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 3
Como saber se uma gata está em trabalho de parto