Partilhar

Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Ver fichas de  Gatos

Ao conviver com uma gata, é inevitável que os cuidadores se preocupem com seu período de cio. Devido às características específicas que o cio das gatas apresenta, as quais explicaremos neste artigo pelo PeritoAnimal, este é sempre um assunto de conversa e, devido aos problemas que produz, a maioria dos cuidadores escolhe, com bom senso, a esterilização. Para que você possa tomar essa decisão, revisaremos a seguir quanto tempo dura o cio das gatas, quais sintomas ele apresenta e quando começa.

Quando ocorre o primeiro cio das gatas e com que frequência?

Chamamos de cio o período em que a gata está fértil e, portanto, pode ficar prenha. Pode haver variações, mas, em geral, as gatas começam seu primeiro cio aos 6 meses de idade. No entanto, isso depende também da época do ano, pois o cio é influenciado pela luz solar, o que significa que mais do que falar sobre a frequência com que uma gata entra no cio, devemos perceber que o cio vai durar meses, geralmente do final desde o inverno, primavera, verão e início do outono. Pode continuar durante todo o ano em gatas que vivem em ambientes fechados e são afetadas pela luz artificial, bem como em climas tropicais com mais de 12 horas de luz por dia.

Isso não significa que a gata vai passar todo este tempo apresentando sinais do cio, mas sim que, durante esses meses, ela pode entrar no cio a qualquer momento.

Quanto tempo dura o cio de uma gata

As gatas são consideradas poliéstricas sazonais, ou seja, apresentam vários cios durante seu período reprodutivo. Da mesma forma, a resposta sobre quanto tempo dura o cio de uma gata não é única, já que ela pode apresentar sintomas durante dias ou até semanas continuamente, embora normalmente o cio dure 7 dias e se repita a cada 10.

Se um macho tem acesso a ela e a cópula ocorre, após sua conclusão, o gato remove seu pênis coberto de espículas, causando dor na fêmea e desencadeando a ovulação. Este processo é chamado ovulação induzida. Se a fertilização não ocorrer, o cio não é interrompido.

Quanto tempo dura o cio de uma gata? - Quanto tempo dura o cio de uma gata

Sintomas de uma gata no cio

Devido às peculiaridades do seu ciclo, em vez da duração do cio de uma gata, devemos nos concentrar em identificar seus sintomas, que serão inconfundíveis, embora você deva saber que eles não são perceptíveis em todas as gatas. Uma gata no cio geralmente ficará nervosa, muito inquieta, exigindo sua atenção e emitindo um miado muito agudo, estridente e contínuo, que pode aparecer com mais intensidade à noite. Também é possível que ela o direcione para as janelas ou portas e tente sair.

Essas manifestações podem ser respondidas pelos gatos da vizinhança, se houver algum, com o risco de que ocorram incidentes entre eles ao se aproximarem. Os feromônios que as gatas produzem durante o cio também podem induzir cio em outras gatas próximas. Obviamente, se a gata tiver acesso ao exterior, ela provavelmente voltará no estado. Você também poderá notar que sua gata se esfrega contra seu corpo ou contra objetos, se mostra mais afetuosa (embora algumas gatas mostrem agressividade), levanta a cauda e mostra os órgãos genitais. Seu apetite pode aumentar no início do cio e diminuir no final. Algumas gatas urinam com mais frequência e podem marcar território com a urina.

Quanto tempo dura o cio de uma gata? - Sintomas de uma gata no cio

Como acalmar uma gata no cio?

A única maneira de tranquilizar uma gata no cio é evitá-lo, caso contrário, você terá que conviver com os sintomas que o cio produz ao longo de sua duração. Para acabar com o cio, existem medicamentos que podem ser administrados pelo veterinário, mas é importante saber que, embora possam ser a solução para um momento específico, a longo prazo eles apresentam sérios efeitos colaterais, como tumores de mama ou infecção uterina.

Por tudo isso, e somando também os benefícios à saúde que ela traz, só podemos recomendar a esterilização, que geralmente consiste na remoção do útero e dos ovários. Com isso, a gata não terá o cio novamente e, portanto, não poderá se reproduzir.

A esterilização para evitar cio em gatas

Para não ter que se preocupar com a duração do cio de uma gata, com os sintomas que ele produz ou se ela ficou prenha ou não, recomendamos uma ovário-histerectomia, sempre realizada por veterinários confiáveis. Recomenda-se que esta operação seja realizada antes do primeiro cio, assim é possível aproveitar todos os seus benefícios para a saúde, como evitar o aparecimento de tumores mamários.

É possível esterilizar uma gata no cio?

É melhor que a gata não esteja no cio quando a intervenção for realizada. Embora uma gata possa ser esterilizada quando está no cio, se não houver outra escolha, é preferível que não esteja, para evitar que o maior suprimento sanguíneo na área complique o procedimento com possíveis sangramentos.

Saiba mais sobre o cio dos gatos no seguinte vídeo sobre o tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura o cio de uma gata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Vídeos relacionados com Quanto tempo dura o cio de uma gata?

1 de 2
Vídeos relacionados com Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Escrever comentário sobre Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
William
Minha gata tem 12 anos, a 4 dias ela está no cio, miando e aos gritos durante todo o dia. A veterinária me recomendou um calmante 2 gotas 4 vezes as dia, só que não está funcionado. Ela não é castrada, quando sair do cio quero fazer a castração. Só que estou com muito medo dela não resistir a cirurgia por causa da idade dela. Devo manter o remédio de Hiperatividade dando durante o dia? A cirurgia é segura na idade que ela está? E qual os cuidados que devo ter para manter ela mais calma? Desde já agradeço.
Claudia
Leve ela ao veterinário e ele vai te orientar.

Quanto tempo dura o cio de uma gata?
1 de 3
Quanto tempo dura o cio de uma gata?

Voltar ao topo da página