Partilhar

Sintomas de gravidez em gatas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 11 outubro 2016
Sintomas de gravidez em gatas

Ver fichas de  Gatos

Saber se a nossa gata está grávida pode ser algo complicado no início, mas mais evidente com o passar do tempo. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar os primeiros sintomas de gravidez em gatas, as mudanças de comportamento que pode passar e outros detalhes importantes a ter em conta.

Não se esqueça que durante todo este processo será muito importante a supervisão e o seguimento do veterinário, que nos assegurará o bom estado de saúde da gata e nos oferecerá conselhos para o cuidado e alimentação da gata gestante.

Continue lendo e descubra tudo o que precisa aprender de seguida, começando com os sintomas.

Sintomas da gestação de gatas

Antes de mais, é importante referir que os gatos são animais com uma grande capacidade reprodutiva. Costumam alcançar a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses, têm uma gravidez relativamente curta e podem ter vários cios na estação do ano mais propícia, que costuma ser no verão. O cio pode variar de um exemplar para outro, dependendo da sua idade, as condições ambientais ou o seu estado de saúde.

Uma gata grávida pode ter o cio?

Muitas pessoas, descartam desde logo a ideia de que a sua gata está grávida se virem que está no cio. No entanto, deve saber que as gatas podem estar grávidas e ter o cio até duas semanas depois da sua fecundação. Além disso, pode ser que em um mesmo cio a gata tenha estado com mais de um macho, o que teria como resultado uma ninhada de dois pais diferentes.

Como saber se uma gata está grávida?

Tal como acontece com todos os mamíferos, uma gata grávida passará por uma série de mudanças físicas importantes, que moldarão o seu corpo e a irão preparar para a chegada dos filhotes ao mundo. Os primeiros sintomas de gravidez na gata são:

  • Mamilos inchados
  • Mamilos rosados
  • Vagina inchada

A partir do primeiro mês de gravidez podemos começar a observar a saliência da barriga, que se irá tornando cada vez mais evidente. A partir deste momento, em que todos os sintomas lhe indiquem que a sua gata pode estar grávida, recomendamos que vá ao veterinário para confirmar e que siga as suas recomendações para uma boa saúde da futura mãe.

Sintomas de gravidez em gatas - Sintomas da gestação de gatas

Comportamento de uma gata grávida

Além dos sintomas físicos mencionados anteriormente, a gata também sofre de uma mudança de comportamento durante a gravidez. É muito importante conhecê-la para respeitar a natureza deste momento e entender como deve agir.

Durante as primeiras semanas, a gata comerá de forma abundante, procurará repouso e tranquilidade, dar-lhe-à afeto e pode inclusive estar um pouco desorientada devido à nova situação. Neste momento é muito importante oferecer-lhe alimento de qualidade (específico para filhotes), um lugar confortável para descansar e todo o amor do mundo.

A partir de um mês de gravidez, quando a barriga começa a desenvolver-se, a gata vai começar progressivamente a comer menos. Isto porque a barriga pode começar a pressionar o seu estômago. Deve ajudá-la com alimento super nutritivo e criar um "ninho" onde ela costuma ter a cama. O ninho deve ser agradável, quente, com mantas e estar em um lugar afastado. Isso vai fazer com que comece a preparar-se para o parto e que se sinta confortável e protegida, imprescindível para o seu bem-estar e o dos filhotes.

Nas últimas etapas da gravidez, a gata pode começar a ficar mais rabugenta, especialmente com outros pets de casa ou do progenitor. Devemos respeitar o seu espaço e compreender que é um momento complicado para ela, que deve enfrentar com calma e serenidade.

Sintomas de gravidez em gatas - Comportamento de uma gata grávida

Sangue, diarreia e outros sintomas de uma má gravidez

Como referimos no início, é extremamente importante consultar o veterinário uma vez que suspeite que a sua gata está grávida. Além de confirmar a gestação, o especialista irá revisar a mãe para ter a certeza que se encontra saudável e que não precisa de vitaminas ou medicação de nenhum tipo.

Durante a gravidez podem surgir problemas. Uma vez identificados, devemos consultar o veterinário o mais rápido possível pois a saúde dos pequenos ou da mãe poderiam estar em risco. Os sintomas mais habituais que nos avisam são:

  • Sangramento anormal
  • Aborto dos filhotes
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Mal-estar
  • Perda de peso
  • Desmaios
  • Inatividade

Mais coisas sobre a gestação na gata

Uma vez confirmada a gravidez e a boa saúde da mãe, é hora de começar a trabalhar para ela ter a melhor gestação possível. Saber todos os detalhes da gestação da gata será fundamental para que a sua gata tenha, no futuro filhotes saudáveis e bonitos.

Lembre-se que os filhotes vão precisar de lares responsáveis para viverem felizes na sua etapa adulta, pelo que deve perder o tempo necessário a encontrar uma família adequada. Também é importante referir que se a gravidez da sua gata não foi planejada deverá se inteirar dos benefícios de castrar um gato.

Sintomas de gravidez em gatas - Mais coisas sobre a gestação na gata

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de gravidez em gatas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Sintomas de gravidez em gatas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
Vanessa pereira de brito
Oi minha gata está com os mamilos enchados e rosado sonolenta está comendo pouconão brinca mais e só quer ficar dormindo na caixa de papelão ou ficar de baixo da cama o que fazer tem como fazer teste de gravidez em gatos??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Sim, você deve buscar um médico veterinário para fazer o exame.
Alanna
olá, minha gata ta prenha e meu medo é que os filhotes não nascerem vivos, ela já pariu uma vez, teve dois filhotes, em uma semana pariu um e ele não aguentou, já na outra ela pariu e o filhote cresceu saudável, eu queria saber o que eu poderia fazer pra que isso não aconteça novamente, eu moro num lugar no meio do nada e não tem veterinario pela região.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alanna! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/4-complicacoes-no-parto-de-gatos-22821.html
No entanto, recomendamos que busque, perto de sua região, alguma associação ou ONG que possa te ajudar em caso de emergência.
A equipe do PeritoAnimal deseja muita sorte!
Cris
Minha gata esta prenha, mais esses dias esta com corrimento amarelado, hj apareceram dois carocinhos ao redor da vagina dela. Estou com medo acho q ela já esta próximo do parto. O que faço?
A sua avaliação:
VINICIUS
MINHA GATA ESTÁ COM TODOS OS SINTOMAS. SENDO QUE EM MENOS DE UM MES ELA ENTROU NO CIO MESMO DEPOIS DE EU TER APLICADO A INJEÇÃO PARA N INGRAVIDAR,E N SEI OQ FAZER SE É UMA DOENÇA OU GRAVIDES MESMO.JA A LEVEI NO VETERINARIO E ELE DISSE Q ISSO N ERA NADA,APENAS A ALIMENTAÇÃO TINHA FEITO ISSO,MUDEI DE RAÇÃO E NADA N SEI OQ FAÇO.
Amanda
APLICAR INJEÇÃO EM GATAS É TOTALMENTE NÃO INDICADO, POIS PODE CAUSAR CANCER DE MAMA, HIPERPLASIA MAMARIA, INFECÇÃO DO UTERO, E ATÉ ABORTO CASO ELA JÁ ESTEJA GRÁVIDA. É UM DERIVADO DE HORMONIO TOTALMENTE SINTETICO!!!!! NÃO DE ISSO PARA GATA NENHUMA, E ISSO SERVE PARA TDS QUE ESTÃO LENDO ISSO!!
A sua avaliação:
Sweetcat
Minha gata com 4 meses tem todos os sintomas. E bem provável que este já prenha. E normal ter filhotes com essa idade?
Robson cardoso
Minha gata está a um mês no cio isso é nrmal
JULIANA
Oi.
EU adotei minha gata, a dona me deu certeza q ela nasceu no dia 02/12/17, então ela acabou de completar 5 meses. Recentemente ela teve uns 4 dias de vômito e diarréia (antes de fazer 5 meses). Agora ela está bem, mas está comendo mais e meio barrigudinha. As tetas não mudaram nada e o comportamento de filhote não mudou, é possível q ela esteja prenha? Pq se ela estiver, ocorreu ainda com 4 meses.
Manuela
Olá Juliana a minha gata esta do mesmo jeito adotei ela a dois dias a antiga dona dela não me disse nada dela está grávida ela me disse que ela tem 6 meses a minha gata e uma siames tomara que ela não esteja
Fernanda Araujo
minha gata ta com os mamilos inchados e rosados, a barriga ta um pouco maior...mais n sei se é gordura em excesso ...ainda estou com duvidass ... faz uns dois meses q apliquei injeção nela para n engravidar
Ariane
não faça isso vc não sabe o mal que injeção causa no animal
OI A MINHA GATA ELA TA COM O PEITO INCHADO E ROSADO E A BARRIGA TA GRANDE MAS EU NAO POSSO CUIDAR DOS FILHOTES ALGUÉM NAO SABE ONDE Eu Posso DOAR OS Filhotes EU MORO EM São PEDRO
a pergunta ta emcima
A sua avaliação:
Daniele
Minha gata está grávida, mas de 1 semana pra cá começou a comer menos, perdeu peso e teve diarreia, devo me preocupar? Ainda consigo sentir os filhotes mexendo na barriga dela, que diminuiu de tamanho.
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniele! Quanto peso ela perdeu? De quantas semanas ela está?
Daniele
Acabou que estava tudo bem, os filhotes nasceram hoje.
Mas dois mortos, infelizmente.

Sintomas de gravidez em gatas
1 de 4
Sintomas de gravidez em gatas

Voltar ao topo da página